5 Negócios lucrativos na área de TI: descubra como empreender na área com sucesso

Publicado por Lidia Massari em 1 de junho de 2023

Ao longo dos anos você economizou um montante considerável e agora quer investir em negócios lucrativos na área de TI. Qual é o melhor caminho no segmento?

O desafio não é trazer para você boas ideias, mas sim sintetizar tudo o que o mercado atual oferece. Isso porque o ramo da tecnologia evolui demais a “cada segundo”, o que torna a tomada de decisão bastante complicada. Mas eu vou te ajudar.

Para isso, eu selecionei as melhores oportunidades rentáveis em tecnologia da informação. A partir disso você poderá moldar suas habilidades e qualificações, vamos?

5 negócios lucrativos na área de TI para você tomar a melhor decisão

negócios lucrativos na área de TI

Quando você compara o Brasil a outros países, em termos de profissionais qualificados na área tecnológica, infelizmente há certa defasagem. Não à toa, empresários que montam empresas de tecnologia sentem dificuldades em contratar.

Vou considerar as demandas de TI (tecnologia da informação), onde o mercado oferece salários que parecem pequenas fortunas. Isso acontece devido à alta demanda e a baixa oferta de pessoas qualificadas na área.

Dito isso, você consegue imaginar o potencial para atuar neste que é um dos melhores ramos para empreender na atualidade? Afinal, quando você tem uma empresa no segmento, você pode atender outras corporações e demandas específicas.

1. Empresas de desenvolvimento de software são negócios lucrativos na área de TI

Atualmente, tudo tem o dedo de um desenvolvedor, seja nos aplicativos, games, softwares corporativos e aplicações de Apps. Como exemplo, o número de empresas de games no Brasil cresceu muito, e o pessoal ganha dinheiro, hein?

Eu decidi abrir as sugestões com esse segmento porque é um dos mais lucrativos, já que você pode:

  • Desenvolvimento de aplicativos específicos para Android ou iOS.
  • É viável trabalhar no desenvolvimento de jogos e entretenimento digital.
  • Construção de software no serviço de SaaS (Software As A Service).
  • Possibilidade de desenvolver softwares e sistemas especializados, de acordo com a demanda do cliente.
  • Desenvolvimento de sistemas e softwares corporativos (gira muito dinheiro).
  • É possível trabalhar no desenvolvimento de soluções focadas em segurança.
  • Desenvolvimento de soluções, integração de sistemas e API, como uma empresa que precisa integrar suas ferramentas tecnológicas.

Então, o universo de atuação é massivo. Porém, você precisa delimitar bem suas habilidades e qualificações, a fim de identificar a melhor oportunidade, certo?

DICA EXCLUSIVA: de todas as possibilidades, eu gostaria de destacar o software SaaS, o termo traduzido é “Software Como Serviço”. Nesse contexto, você cria um software, que funciona pela internet e a partir de uma licença. Desse modo, você vende software, licença, renovação, suporte e atualização, criando uma receita recorrente!

2. Tem conhecimento e consegue comprovar? Que tal uma Consultoria em TI?

Os serviços de consultoria nunca estiveram tão em alta, mas são poucos consultores que realmente lucram no mercado. Acontece que uma consultoria funciona a partir da expertise, conhecimento, experiência e qualificação.

Além disso, você como profissional precisa sintetizar tudo isso de uma maneira que o cliente enxergue valor no serviço. Com isso, a consultoria em tecnologia é uma das vertentes mais procuradas no mercado, logo, proporciona grande lucratividade.

“Ah, mas será que é um bom negócio, existe demanda para isso realmente?”. Veja bem, a consultoria é um dos poucos serviços que se estende a praticamente toda demanda, como:

  1. Consultoria em implementação de sistemas.
  2. Consultoria em processo de transformação digital.
  3. Serviço de consultoria em segurança cibernética.
  4. Serviço de consultoria na estratégia e atuação tecnológica da empresa.
  5. Você pode atuar juntamente do gerenciamento de projetos de TI.
  6. Atue também na consultoria de análise de dados.

3. Analise a cadeia atual de Serviços em Nuvem e identifique oportunidades excepcionais

Já a terceira dica é muito mais do que um dos negócios lucrativos na área de TI. Isso porque os experts no assunto dizem que esse é o futuro de tudo que conhecemos. Me refiro aos serviços em nuvem (cloud computing), você conhece, né?

Serviço em nuvem, computação na nuvem e cloud computing, essa é a tecnologia que viabiliza às empresas uma agilidade incomparável. Por exemplo, uma empresa consegue implantar, acessar e gerenciar seu negócio à distância.

Essa mobilidade oferece aos empresários a margem necessária para planejar próximos passos, estratégias mais eficientes e a escalabilidade. E antes que você pense que está saturado, saiba que no Brasil há muito espaço para prosperar.

Digo isso porque boa parte das empresas ainda dá seus primeiros passos, mesclando o uso de infraestruturas locais e híbridas. Portanto, é o espaço que você precisa para entrar com tudo. “Ah, mas não sei por onde começar, e agora?”.

Primeiro, o mais simples é investir no desenvolvimento e estruturação de provedores de serviço em nuvem. Além do mais, a própria consultoria mencionada há pouco é um ponto de partida espetacular, pois demanda menor investimento.

Não vou negar, esse é um dos negócios na área de TI que mais exige capital. Todavia, se você souber gerenciar, é um dos mais lucrativos!

4. A Segurança da Informação é uma demanda crescente e tem baixa oferta

Você percebeu que nos noticiários, na internet e na televisão, muito se fala sobre a proteção de dados? A Segurança da Informação é uma das áreas mais requisitadas, pois há baixa oferta qualificada no mercado.

Os serviços de segurança cibernética têm sido o alvo de muitas corporações de nome no mercado, naturalmente. Afinal, tão importante quanto proteger as informações internas do negócio, é garantir a segurança dos dados dos clientes.

Assim sendo, você pode atuar desde a consultoria até o desenvolvimento de sistemas, aplicações e ferramentas corporativas, da seguinte forma:

  • Sistemas que garantam a proteção de dados e informações.
  • Aplicações que bloqueiam o acesso não-autorizado, indispensável para empresas de grande porte.
  • Soluções que ajudam o gestor empresarial a monitorar uso indevido, dano, perda e roubo.
  • Consultoria especializada na implementação de medidas e práticas que aumentam a percepção da importância da prevenção.

DICA EXTRA: já imaginou você desenvolver uma solução de segurança corporativa, baseada na nuvem e ainda oferecer a consultoria? Neste cenário perfeito, você lucra a partir de três fontes distintas. Assim, maximiza a lucratividade ideal para investir na expansão do seu negócio!

5. Já percebeu como as Tecnologias Financeiras nos rodeiam atualmente?

O que você acha de fazer parte de um segmento que arrecadou quase 165 bilhões de dólares em 2022? Pois saiba que esse é o cenário das Fintechs. Uma Fintech é um modelo de empresa que usa tecnologia para viabilizar serviços financeiros.

A premissa por trás de tanta tecnologia é assegurar: inovação; agilidade; digitalização das demandas. A Nubank é um bom exemplo de Fintech, por conseguinte, estou falando de serviços como:

  1. Pagamentos de contas, boletos, PIX
  2. Empréstimos e movimentações financeiras similares.
  3. Investimentos em plataformas distintas.
  4. Contratação de seguros.
  5. Gestão financeira corporativa e pessoal.

Em vista disso, a tecnologia financeira tem o viés de oferecer grande lucratividade, é verdade. Porém, o investimento precisa ser bem planejado para que o retorno seja seguro e dentro do prazo estipulado!

DICA EXCLUSIVA: veja outras oportunidades rentáveis em tecnologia da informação

Eu julgo as ideias de negócios lucrativos na área de TI mostradas acima, como as mais tangíveis. Em outras palavras, se você tiver o capital para investir poderá alcançar as metas, com mais ou menos complexidade, certo?

Todavia, existem outros formatos de negócios que são igualmente lucrativos, mas a viabilidade financeira de investimento é colossal. Dessa vertente, você encontra muitos produtos inovadores, mas frutos de altíssimos investimentos.

A seguir, você verá alguns negócios que são interessante para ficar de olho:

  • Inteligência artificial e suas variáveis
  • Internet das Coisas (Internet of Things)
  • Machine Learning (aprendizado das máquinas)
  • Realidade virtual e aumentada
  • Cibersegurança avançada

Os negócios lucrativos na área de TI estimulam grandes possibilidades

Essas são apenas algumas ideias de negócios lucrativos na área de TI, mas eu poderia ficar horas falando sobre isso. E ainda assim correria o risco de deixar algum outro ramo incrível para empreender de fora da lista.

Conforme você se aprofunda na área, passa a perceber que existem infinitas probabilidades. Sabe quem realmente lucra nesse segmento? Os empreendedores visionários capazes de identificar produtos que não existem, mas que seriam úteis.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que esse conteúdo ajude você a ser esse empreendedor visionário. No mais, não deixe de compartilhar as dicas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário