Vale a pena abrir um salão de beleza? Pontos positivos e negativos

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de janeiro de 2024

Para dizer se vale a pena abrir um salão de beleza, a gente precisa pensar em um monte de coisas. A área tem potencial? Claro que tem! Esse é um empreendimento que faz parte de um dos mercados que mais crescem, não só aqui, mas em todo o mundo.

Para você ter uma noção, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do planeta! A gente só fica atrás da China, Japão e dos Estados Unidos. Isso só demonstra o potencial que investir nisso também. 

Claro que existe a concorrência e também o fato de ser um negócio que exige trabalho árduo e poucas folgas. Vou falar melhor sobre todos os lados dessa moeda durante o meu artigo e tenho certeza que depois disso vai ser fácil avaliar se esse é ou não um caminho para você. 

Vem comigo e aproveita!

Afinal, vale a pena abrir um salão de beleza?


Vale a pena abrir um salão de beleza

Pensando no mercado, é fácil dizer que vale a pena abrir um salão de beleza. Com um empreendimento bem estruturado, organizado, com mão de obra especializada e uma boa gestão, é possível ter um excelente faturamento por mês. 

A questão é: Isso não é fácil ou da noite para o dia. Por mais que tenha bastante potencial, esse é um negócio que exige estratégia, investimento e muito trabalho. 

Se você ama esse setor, é um especialista no ramo ou quer se tornar, eu acho que não tem nem o que questionar: Com certeza vale a pena. Isso serve também para os que estão dispostos a se dedicar. 

Agora, se o seu objetivo é ganhar dinheiro fácil, sem ficar presente no local, esse não é o caminho. 

Pontos positivos e negativos de abrir um salão de beleza


Tudo na vida tem seus prós e contras, é normal. Qualquer setor vai ter vantagens e desvantagens e a gente precisa conhecer elas antes, para ver se ainda assim vale a pena seguir com a ideia ou não. 

Eu separei os pontos que considero principais na área de salão de beleza.

Confira: 

Pontos positivos

Para mim a principal vantagem em investir em um salão de beleza é poder trabalhar em um setor que tem muito potencial. O brasileiro se preocupa muito com a sua aparência e os serviços que você vai oferecer são recorrentes. Alguns clientes te procurarão toda a semana, por exemplo. 

Além disso, podemos citar outras coisas

1. Não é difícil se estabelecer

Outra coisa importante é que mesmo tendo concorrência, não é difícil iniciar um negócio novo. A barreira de entrada é super baixa. Isso acontece porque existem vários tipos de salão, desde os comuns, os especializados em um serviço, os de luxo e assim por diante. 

Se você tiver uma boa definição do público que quer atingir, mesmo que comece bem do baixo, tem muita chance de se estabelecer e ganhar dinheiro. 

2. Trabalhar com o que ama

A maioria das pessoas que montam um salão fazem isso porque amam essa área. Trabalhar com o que a gente gosta, faz toda a diferença. Te dá um propósito maior, sabe? E isso é fundamental para conseguir passar pelas dificuldades comuns do empreendedorismo. 

3. Dá para começar com pouco dinheiro

Claro que o seu sonho provavelmente deve ser o de montar um salão incrível, mas o importante é saber que esse negócio pode começar do baixo, da sua própria casa. Não é preciso muito para iniciar sua atividade, caso você não tenha muito dinheiro agora. 

4. Boa perspectiva de faturamento

Existem salões por aí que faturam mais de R$250 mil por mês e possuem uma taxa de lucro superior a  20%. Se eles existem, significa que você também pode ter excelentes resultados financeiros. 

Pontos positivos e negativos de abrir um salão de beleza

Pontos negativos

Diante de toda a minha pesquisa para fazer esse artigo, eu encontrei o que considero ser os 3 principais pontos negativos de ter um salão de beleza. São desafios, na verdade, que podem ser vencidos com uma boa estratégia, organização e com metas. 

Veja: 

1. Concorrência

Por mais que não seja difícil iniciar um negócio desse do zero, a gente não pode negar que a concorrência pode atrapalhar um pouco as coisas, principalmente no início. 

Disputa por preços e até por serviços podem ser comuns, principalmente se existirem estabelecimentos próximos aos seus. Só que isso é bem comum. 

O seu foco deve ser em ter um diferencial e cativar todo cliente que entrar pela sua porta. Com uma cartela de clientes fiéis e um bom trabalho de captação de novos, você não terá que se preocupar com isso. 

2. Mão de obra especializada

Outra coisa que reparei é que é muito difícil conseguir e manter mão de obra especializada nos salões. Eu acho que isso tem a ver principalmente com os acordos que são feitos entre dono e profissional. 

É preciso pensar em crescer junto, não em querer ganhar tudo que puder. Ter bons profissionais é que fará de você um salão especial. Você precisa deles. Por isso, pense e monte estratégias que os façam querer ficar, que se sintam bem. 

Valorizar os seus colaboradores e dar a eles as melhores condições de trabalho é o mínimo que se pode fazer. 

Inclusive algumas pessoas preferem alugar as cadeiras de cabeleireiros do seu salão, talvez seja uma boa estratégia para você. Leia nosso artigo para entender melhor sobre o assunto. 

3. Carga horária

Esse talvez seja o maior desafio. Todo salão de beleza passa por esse mesmo problema: A carga horário costuma ser muito alta. Os salões funcionam de terça a sábado em horários que vão desde a manhã até o final do dia. 

Muitos funcionam até mesmo em horários estendidos próximos a feriados e datas comemorativas. 

Isso sem falar que a maioria dos trabalhadores fazem seus serviços em posturas que incomodam um pouco. Os cabeleireiros ficam em pé, as manicures encurvadas, assim como os maquiadores e outros. 

É preciso pensar em maneiras de amenizar essa questão e oferecer condições de trabalho que deem dignidade aos colaboradores e a você. 

Leia também: Lista de equipamentos para salão de beleza

Tome já a sua decisão!


Depois de tudo que eu mostrei aqui, vai ser mais fácil pesquisar, analisar e definir se vale a pena abrir um salão de beleza agora ou não. 

Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma.

Agradeço muito a sua companhia hoje e te espero no próximo.

Um abraço!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário