Como funciona aluguel de cadeira em salão de beleza?

Publicado por Jéssica Trabuco em 31 de julho de 2022

O aluguel de cadeira em salão de beleza funciona de maneiras diferentes de acordo com o estabelecimento. Você pode ter uma taxa fixa cobrada semanal ou mensalmente, pode fazer um trato somente com uma porcentagem sobre cada serviço realizado ou pode misturar essas duas coisas. 

Hoje eu vou falar um pouco mais sobre essas 3 maneiras de cobrança, explicar um pouco sobre o valor dessa locação e ainda mostrar outras informações que podem ser valiosas para você que é o dono do estabelecimento ou o profissional procurando local para trabalhar. 

Fica comigo até o final do texto que eu tenho certeza que ele pode te ajudar. 

Entenda como funciona aluguel de cadeira em salão de beleza


Como funciona aluguel de cadeira em salão de beleza

Como falei mais acima, existem 3 maneiras diferentes para trabalhar com a locação desse espaço em um salão de beleza. 

Abaixo eu vou te explicar melhor sobre cada uma delas e você deve avaliar de acordo com suas expectativas e com sua realidade atual, qual pode ser a mais vantajosa. 

Veja: 

Aluguel fixo

A primeira opção é a de existir um valor fixo para o aluguel de uma cadeira em salão de beleza. Serão definidos os dias e horários onde o profissional poderá trabalhar e ele terá que fazer o pagamento toda semana ou por mês (sendo que semanalmente é mais seguro para os dois lados). 

O dono do estabelecimento terá que fazer uma conta de todos os seus custos para chegar em um valor que seja interessante para ele, já que só receberá isso e todos os equipamentos e produtos serão seus. 

O profissional terá um valor fixo que pode ser até alto, mas todo o valor que fizer com seus serviços será seu. Se tiver uma cartela grande de clientes, eu acho que é bem interessante. 

Porcentagem em cada serviço

Sabe qual é a porcentagem de um cabeleireiro normalmente? Entre 40% a 60%. Para que seja vantajoso para o dono do estabelecimento essas taxas podem ser diferentes. O importante é que os dois lados cheguem em valores que sejam interessantes para os dois. 

Isso pode ficar entre 60% para o salão e 40% para o profissional, mas em alguns casos pode ser 70% para o salão e 30% para o profissional. Não existe uma regra, sabe? Tudo será decidido na conversa. 

Aluguel + Porcentagem

Essa é a maneira mais comum de trabalhar com aluguel de cadeira em salão de beleza. É fixado um valor de aluguel mais baixo e uma porcentagem de 20% a 30% para o estabelecimento para cada serviço realizado pelo profissional. 

Acho que esse é o jeito mais justo, que não fica pesado para ninguém e ainda possibilita um faturamento sem limites, entende? 

Qual o valor de aluguel de uma cadeira em salão de beleza?


É muito difícil para mim te dizer de forma taxativa o valor de aluguel de cadeira para cabeleireiro ou o valor de aluguel de cadeira para manicure. Isso vai variar de acordo com muitos fatores. 

Vou te mostrar alguns deles abaixo:

Localização do salão

Se o salão de beleza fica em uma área nobre, com um bom fluxo de pessoas ou que tenha um público de classe A, por exemplo, tenha certeza que o valor da cadeira será maior. Só que é importante o profissional perceber que nesses lugares a possibilidade de ganho também é maior, sabe? Então pode ser que valha a pena.

Custos mensais

O custo que o dono do salão tem por mês também vai influenciar em quanto ele vai cobrar pelo aluguel do espaço, seja o valor fixo ou as porcentagens. 

Quantidade de profissionais atuando no local

Quanto mais gente estiver trabalhando no espaço, menor será o aluguel e as taxas. Só que isso também pode significar uma concorrência muito maior e uma possibilidade de ganho menor. É preciso colocar isso na ponta do lápis.

Vale a pena trabalhar dessa forma?


valor de aluguel de cadeira para cabeleireiro

Eu acho que tudo que é feito com muita organização e planejamento tem potencial para dar certo, sabe? Só que a gente precisa saber avaliar também a nossa situação naquele momento, nossas perspectivas e até o nosso trabalho. 

Vou tentar falar sobre isso de acordo com os dois lados: 

Para o dono do salão

O aluguel de espaço em salão de beleza é uma forma de você ganhar dinheiro sem precisar contratar ninguém. Não haverá gastos com impostos e todas aquelas questões trabalhistas que existem e são importantes para o trabalhador de carteira assinada. 

Essa é uma oportunidade de movimentar aqueles dias em que o seu estabelecimento tem um movimento fraco, sabe? Pense que naquele dia tal que você costuma não ter muitos serviços, o profissional vai chamar sua clientela e vai te fazer lucrar.

Ninguém vai alugar uma cadeira sem ter a intenção de manter os horários cheios e trabalhar duro, sabe? Afinal, ele está pagando. 

O lado complicado pode ser o de ficar dependendo do outro para aumentar o seu lucro. Mesmo profissionais que pagam pelo espaço, podem faltar nos dias estabelecidos e você ficar um tanto “na mão” – principalmente se o acordo foi em cima de porcentagens.

Para o profissional

Eu acho que a primeira vantagem é que você não vai ficar preso a ninguém e a nenhum lugar. Vai poder ter a liberdade de trabalhar quando bem entender e tendo possibilidades excelentes de faturamento, sabe? 

Aqui você será um profissional autônomo, podendo fazer exatamente tudo que quiser e ainda aproveitar boa localização e boa estrutura montada por outras pessoas. Sem falar que existem salões que fazem sucesso pelo próprio nome, o que possibilita aumentar seu leque de clientes. 

Outra boa vantagem é que não vai precisar investir em equipamentos e produtos. Tudo será utilizado do próprio salão. 

A grande desvantagem, no entanto, é que existe uma facilidade enorme de perder seus clientes para o salão. Por isso, é muito importante caprichar nos serviços e criar um vínculo próximo com essas pessoas.

Conteúdo Recomendado:


Avalie a situação e comece a agir!


Agora que você já sabe como funciona aluguel de cadeira em salão de beleza, avalie a sua situação e os seus objetivos. Pense em todos os prós e contras, faça os cálculos e também aproveite para fazer algumas pesquisas no mercado da sua região. 

Espero que meu texto tenha te ajudado de alguma forma e que você tome a melhor decisão possível.

Obrigada pela companhia até aqui. 

Um grande abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário