Ideias criativas para brechó: 5 estratégias modernas para inovar!

Publicado por Lidia Massari em 23 de fevereiro de 2022

Se você está em busca de ideias criativas para brechó, mas tem receio de ser apenas mais um negócio no mercado, é hora de aprender a ser um brechó diferenciado.

A concorrência atual costuma desencorajar muita gente, principalmente porque esse comércio ganhou fama nos últimos anos. E como sabemos, a tendência acaba encarecendo produtos que antes custavam baratinho.

Então, a primeira coisa a se fazer é elaborar alternativas e estratégias para montar aquele brechó dos sonhos, que atrai públicos diversificados. Vamos conferir?

Ideias criativas para brechó: 5 coisas bacanas para fazer e ser diferente

ideias criativas para brechó

Há alguns anos, todo brechó era sinônimo de roupa velha e local de peças usadas antiquadas, além daquelas coisas mais estranhas de coleções de décadas passadas. Contudo, esse conceito se transformou em poucos meses, e para melhor.

Para se ter uma ideia, existem donos de brechós que viram seu faturamento chegar a R$750 mil em 2021.

Portanto, é um mercado em ascensão e você precisa anotar todas as dicas a seguir para ter um público fiel, satisfeito e, claro, dinheiro no bolso!

1. Dê um ar sofisticado de closet chique

Você já reparou que nos filmes a primeira coisa a ser mostrada é o closet, principalmente se falamos de mulheres ricas? Então, ter um closet (famoso guarda-roupas) bem planejado é algo que poucos usufruem.

Porém, como você está montando um negócio, pode ser uma ideia criativa e fantástica dar ao seu brechó – ou parte dele ao menos – uma característica de closet, assim:

  • Coloque belas prateleiras na parte superior e decore com objetos únicos.
  • Logo abaixo, pendure peças clássicas de forma organizada, intercalando entre tons vivos e neutros.
  • Na parte lateral, incorpore acessórios, como bolsas, cintos, chapéus, cachecóis, entre outros.
  • Adicione uma banqueta personalizada no centro.
  • Adicione um jogo de iluminação para criar um ponto de destaque fantástico que atrai clientes.

2. Libere espaço para expor conjuntos montados por você

Certamente você possui peças que podem formar lindos looks completos, não é mesmo? Nesse caso, o que acha de criar um espaço onde você sugira conjuntos prontos?

Com essa estratégia você pode divulgar uma espécie de curadoria. A curadoria, por sua vez, nada mais é do que uma ajuda personalizada à cliente, onde você faz sugestões pontuais, auxiliando na elaboração ou substituição de peças.

Como resultado, você não só aumenta as chances de vender, como também fideliza e ganha reconhecimento do consumidor perante seu brechó. Nesse contexto, veja algumas sugestões úteis:

  1. Utilize arara e pendure exclusivamente peças que podem ser combinadas para looks incríveis.
  2. Use molduras de quadro e pendure o look sugerido do dia, dando um destaque a mais.
  3. Caso não tenha arara, pode usar aquelas divisórias em alumínio vazadas que encontramos em lojas.
  4. Até mesmo uma parede rústica funciona como fundo para enfatizar combinações de interesse.

Aproveite para conferir este vídeo prático que mostra como montar looks com peças de brechó e inspire-se!

3. Sustentabilidade combina perfeitamente com brechó

Uma coisa que está muito em alta, não apenas pelo valor agregado, como também pelo resultado, são os pallets. Esse material costuma ser feito com madeiras de qualidade ou em madeira compensada (opção mais em conta).

A ideia é trazer o conceito de sustentabilidade e de reaproveitamento de materiais. “Ah, mas tenho receio de não ficar legal”. Pode apostar que quando a madeira recebe um tratamento básico bem-feito com verniz, o resultado agrada a todos. E para provar isso, selecionei ideias super criativas:

  • Incorpore essa madeira em paredes, formando espaços verdes.
  • Confeccione prateleiras e cabideiros.
  • Traga caixotes reciclados que servem como estante para dispor acessórios e sapatos.
  • Escadas velhas e gastas também funcionam como “araras” improvisadas.
  • Barateie o custo do seu balcão com pallets de qualidade, adicionando vidros temperados, isso passa uma sensação de leveza e naturalidade.
  • Outra dica bacana, é usar pallets para criar provadores mais frescos, diferenciados e decorativos.

Portanto, a criatividade nesse momento pode ser um fator que traz vantagem competitiva sobre os concorrentes. Afinal, nada melhor do que um ambiente despojado para fazermos compras, não é verdade?

4. Garimpe molduras antigas para dispor seus acessórios com estilo

Agora, e se ao invés de conjuntos, você definir um espaço em sua parede de tijolos à vista para pregar molduras e combinar acessórios como se fossem “peças de artes”?

Essa ideia pode ser enriquecida com toques naturais de folhas e flores, fotos aleatórias que façam sentido na composição. Por exemplo, você está mostrando um jogo de colares em tom verde-água, não seria interessante colocar uma foto de praia, com aquela água verde maravilhosa?

Além de decorar o espaço do seu brechó, é uma ótima forma de incorporar naturalmente os acessórios.

Verdade seja dita, os acessórios costumam ficar jogados e escondidos, limitando a visão do cliente, em especial aos acessórios femininos.

5. Utilize madeira para expor os sapatos

Se ao cortar os pallets acabar sobrando pequenas partes inteiras não descarte. Isso porque é possível pregar essas peças estrategicamente nas paredes e aproveitar uma iluminação estratégica. A ideia, portanto, é dispor sapatos, tênis, chinelos e até mesmo acessórios.

Além de facilitar a vida do cliente, pode ser uma alternativa para preencher espaços vagos, por exemplo. Contudo, não esqueça de direcionar a iluminação adequada para realçar os destaques das peças!

DICA EXTRA: estude como criar um cantinho para bebidas e refrescos

Qual o segundo maior objetivo em um brechó depois da venda? Se você sugeriu que é manter o cliente lá dentro pelo maior tempo possível, acertou!

Nesse cenário, a chance de ele acabar levando algo não planejado – a famosa compra por impulso – é grande.

Por sua vez, veja como separar um cantinho do brechó para montar um “espaço gourmet”. Com isso, você pode servir bebidas diferentes, petiscos, água gelada, enfim, atrativos que gerem engajamento entre os clientes.

Como resultado, as vendas aumentam, pois obviamente você deve posicionar peças de roupas em destaque próximo a esse cantinho.

Portanto, são pequenas ideias criativas para brechó como essas que fazem a diferença em um comércio. Não deixe de testar cada uma, pois o ideal é identificar o melhor formato que atenda às suas necessidades.

Espero muito que tenha gostado das minhas ideias, não esqueça de compartilhar para que assim tenhamos brechós de qualidade. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário