Fábrica de canudos plásticos: Como montar?

Publicado por Jéssica Trabuco em 27 de setembro de 2016

Nosso artigo de hoje será para explicar como montar uma fábrica de canudos plásticos. Aí você pode me perguntar: “Canudos plásticos? Mas isso dá dinheiro? É tão barato! Não é enrascada?“.

Uma característica essencial do empreendedor é perceber as oportunidades que produtos tem na sociedade. Com certeza se você parar para pensar em vender um canudo vai ficar desanimado.

Mas pense grande: Quantos canudos você encontra pelo seu dia? Padarias, restaurantes, lanchonetes, barracas de água de coco, ambulantes que vendem refrigerantes e cervejas, produtos no mercado… Está em todo o lugar e alguém já ganha muito dinheiro com isso, principalmente pela descrença no negócio.

Você pode ser uma pessoa como essa. A demanda por canudos é muito grande e é comum em todo o país e no mundo. Você só precisa ter habilidade e qualidade na fabricação e divulgar seus produtos de forma diferenciada e expressiva.

Adentrando nesse setor, o retorno financeiro poderá vir de forma grandiosa – mas isso vai depender do seu trabalho em prol disso. Vai tentar? A gente vai te mostrar todo o processo de como montar a fábrica de canudos plásticos, te mostrar o quanto a ideia pode ser rentável e você com certeza irá se interessar. Arrisque-se! Para vencer precisa fazer diferente do comum.

Licença para a fábrica de canudos plásticos


como-montar-uma-fabrica-de-canudos-plasticos

Essa precisa ser a primeira coisa que você irá dar atenção no processo de montagem da sua fábrica. Para esse tipo de atividade é necessário que a empresa consiga uma autorização especial da Secretaria Estadual para Assuntos de Meio Ambiente, a SEAMA.

Essa autorização é na verdade uma Licença Ambiental. Entre em contato com o órgão e acesse o seu site para entender todos os documentos necessários para conseguir a licença. É o primeiro passo e o mais importante. Sem isso não há fábrica.

Leia também: Fábrica de guardanapos de papel

Matéria prima para fabricar canudos


A fabricação dos canudos exige a utilização de produtos como o EVOH Copolímero etileno vinil álcool, PVC (Policloreto de vinilideno), PAN (Poliacrilonitrila), PP (Polorpopileno), PE (Polietileno – de alta e baixa densidade).

A escolha de fornecedores desses produtos é essencial para os níveis de qualidade do produto. É um investimento que precisa ser bem feito, sem se preocupar muito com economias. Se o seu produto não tiver qualidade ele não terá condições de entrar no mercado e muito menos de permanecer.

Fabricação dos canudos de plástico


O ponto mais importante da fabricação é a presença de um profissional especialista na área de plásticos. Com o auxílio dele a fabricação será feita da forma correta, tomando todas as medidas necessárias para a fabricação de um produto dentro das normas de qualidade, que seja competitivo com os que já estão presentes nesse mercado.

A fabricação é feita através de um processo conhecido como extrusão. Esse processo é feito através da passagem a força de um metal ou de um plástico por meio de um orifício a fim de conseguir um material com uma forma alongada.

É o mesmo processo utilizado para a criação de outros materiais como as mangueiras, chapas, folhas, revestimento de papel e outros. Ele é feito com o objetivo de transformar qualquer material termoplástico em um objeto com uma forma definida. As máquinas de extrusão também conseguem produzir materiais que são feitos a partir da técnica de sopro, como as garrafas.

Etapas do processo de fabricação


São 4 as etapas do processo de extrusão para a fabricação dos canudos:

  • 1 – Fluidificação da matéria-prima (acontece geralmente em forma granular);
  • 2 – Controle de vazão do produto que foi fluidificado por meio de uma matriz que vai moldando de acordo com a forma desejada;
  • 3 – Produto será solidificado nos tamanhos e formas finais;
  • 4 – Processo de enrolamento e corte final.

As duas primeiras fases são feitas por meio da máquina e as últimas são tidas como de acabamento e utilizam um equipamento para auxiliar nesse processo.

Máquinas necessárias para a fábrica de canudos plásticos


Basicamente uma única máquina conseguirá fazer todo o processo de fabricação. Ela é composta por uma unidade que fará a extrusão, um calibrador a vácuo, e unidades de refrigeração, tração, corte rotativo e bobinagem.

Se a fábrica quiser expandir a produção para canudos diferentes, como os coloridos e sanfonados, o empreendedor precisará encontrar máquinas específicas para atender a essa demanda.

As máquinas utilizadas nesses casos são: máquina extrusora para canudo de 3 cores, máquina principal e auxiliar, máquina para dobra do canudo automática, máquina de embalar os canudos (automática), ferramentas auxiliares e máquina para puxar e cortar.

Pessoal necessário


A quantidade de gente vai depender do tamanho da sua fábrica, mas existem setores específicos que precisarão de gente independente do tamanho do negócio. Você irá precisar de pessoal para a área operacional da produção, pessoas responsáveis palas compras de material, alguém que cuide da administração, uma secretária para atendimento e principalmente ótimos vendedores.

Será necessário cuidar de forma específica e especial com a parte de vendas porque é ela que servirá de primeira impressão da sua fábrica e que converterão em dinheiro os seus esforços. Escolha os melhores profissionais e treine o seu pessoal.

Canudos são commodities


Esse é um ponto importante de observar. Os produtos commodities são aqueles que têm um baixo valor agregado e que não possuem diferenciação de preço (ou isso acontece de uma forma bem singela).

O preço de produtos como esses são negociados pelas Bolsas de Valores Internacionais e varia de acordo com a oferta e a demanda. Por conta disso, para conseguir se diferenciar e destacar nesse mercado, a qualidade do produto e a forma de divulgação é essencial.

A sua posição no mercado e a imagem que tem para com o consumidor fará toda a diferença com relação ao sucesso que sua fábrica conseguirá alcançar. Pesquise e estude estratégias diferentes de venda, modelos novos de canudo, formas de chamar a atenção do cliente e fazer a sua fábrica se destacar em meio aos outros.

fabrica-de-canudos-plasticos

Divulgação da fábrica de canudos


Você pode e deve utilizar da força que a internet tem na nossa sociedade. Construir um site bem elaborado com informações dos seus produtos, investir na criação de perfis das redes sociais, é muito importante.

Além disso, é preciso apostar na divulgação através do trabalho direto com os seus vendedores. Pense em campanhas de divulgação onde o produto será apresentado para grandes empresários que necessitam dele. Faça um coquetel de lançamento, invente promoções e parcerias. Seja ousado, pense grande! Isso faz toda a diferença.

Leia também: Como montar uma fábrica de copos descartáveis

Montar uma fábrica de canudos plásticos dá dinheiro?


Como vimos no artigo, as possibilidades do produto que você irá fornecer são inúmeras. Montar uma fábrica de canudos de plástico pode te render muito dinheiro e fazer com que uma ampliação precise ser feita por muito tempo.

Dar dinheiro não significa ganhar dinheiro fácil. Muito pelo contrário. Se é isso que você está procurando, não será com o empreendedorismo que irá encontrar. Montar qualquer tipo de negócio requer muita dedicação e esforço. Trabalho árduo.

No entanto, montar uma fábrica de canudos plásticos significa investir na produção de um material que a demanda é enorme, que as pessoas precisam o tempo todo. O que você irá precisar fazer é produzir canudos de altíssima qualidade e ter estratégias de venda e de divulgação, avassaladoras.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário