Como montar uma fábrica de alimentos congelados

Você quer saber como montar uma fábrica de alimentos congelados? Então você chegou exatamente no melhor lugar para isso! Trouxe um guia completo com todas as informações que você precisa conhecer para começar do zero.

Só de estar aqui é um bom sinal! O conhecimento é a base de qualquer empreendimento de sucesso, só que o mais importante é colocar o que aprende em prática. Não se esqueça disso depois que terminar essa leitura.

O meu objetivo aqui é mostrar todos os pontos que você precisa prestar atenção na hora de abrir uma fábrica de alimentos congelados. Desde o mercado até a estrutura que você precisa para trabalhar e ter bons resultados.

Eu tenho certeza que depois que terminar de ler o que eu preparei para você, será possível entender o próximo passo e suas margens de erro e de prejuízo serão bem menores.

Convido você agora a ficar comigo até o final do artigo e entender tudo sobre como montar uma fábrica de alimentos congelados. Acredite: Esse é um negócio muito promissor, mas para ganhar dinheiro você precisa saber exatamente o que fazer.

1. Conheça o mercado de alimentos congelados no Brasil


Como montar uma fábrica de alimentos congelados pequena

O primeiro passo para abrir uma fábrica de alimentos congelados é conhecer a fundo esse segmento e entender como ele está no momento.

Segundo um estudo Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, aqui no Brasil 61% dos compradores tem preferido investir na comida congelada. Isso significa que a demanda desse produto é enorme e mesmo que exista concorrência, ainda é possível entrar no mercado e ganhar seu próprio espaço.

As pessoas tem procurado praticidade, conveniência e é exatamente isso que você vai oferecer a elas com a sua comida congelada.

Se você investir em uma comida congelada feita com qualidade, tenho certeza que os resultados serão incríveis!

2. Faça um planejamento para iniciar


Agora que você compreendeu que o negócio tem mesmo potencial e que você pode ganhar muito dinheiro é hora de sentar para se planejar! Isso mesmo! Nada de sair por aí fazendo as coisas sem pensar, por intuição.

Quando a gente quer ter um negócio de sucesso é preciso ter muita cautela, cuidado, estratégia e conhecimento para montar um bom planejamento. É isso que vai te ajudar a ter os melhores resultados e evitar que você faça parte do grupo de novas empresas que chegam à falência nos primeiros cinco anos.

É engraçado como a maioria das pessoas tenta correr dessa parte, todo mundo quer colocar as mãos na massa logo, só que essa é a estrutura do seu projeto! Com um bom planejamento você saberá tudo sobre a sua fábrica.

Não correrá o risco de deixar nada importante passar, evitará problemas e conseguirá montar uma estratégia mais focada no seu público alvo.

Ganhar dinheiro com uma fábrica de alimentos congelados depende exclusivamente de um cuidado com isso. Fazer isso agora vai te dar menos dor de cabeça, acredite!

3. Cuide da parte burocrática


Esse é outra questão que as pessoas franzem a cabeça só de ouvir falar, mas que é muito importante. A partir do momento que você quer mesmo montar um negócio e quer ganhar dinheiro é preciso se legalizar, não tem jeito!

Eu sempre falo isso porque acho que é fundamental começar um negócio da forma correta! De nada adianta reclamar e dizer que são muitos impostos, comece da maneira correta.

Além da parte comum de abertura de empresa, que todas as outras precisam – desde a abertura de um CNPJ a outras questões legais, você que quer saber como montar uma fábrica de alimentos congelados, precisa se preocupar com outra coisa.

Por se tratar de um empreendimento voltado para produção e comercialização de alimentos, você vai precisar passar pela inspeção da Vigilância Sanitária da sua cidade. Provavelmente ela vai te dar algumas especificações para seguir.

Pode até parecer chato, mas esse é um ponto fundamental para cuidar da qualidade dos seus produtos. Lembre que várias pessoas vão consumir e precisa cuidar da segurança delas.

fábrica de alimentos congelados de sucesso

4. Defina que tipo de comida você vai oferecer


Sim, esse é um dos pontos mais importantes do seu negócio. Não dá para explicar como montar uma fábrica de alimentos congelados sem falar do tipo de comida que você vai oferecer não é mesmo?

A questão é que você não pode fazer isso por impulso. Esse é mais um dos pontos do seu empreendimento que precisam de atenção, estratégia e muito estudo.

Claro que conta muito trilhar por um caminho de algo que você faça muito bem, só que é preciso avaliar se na sua região tem público para isso também.

Analise o costumes das pessoas daí, desde as comidas típicas, as coisas que faltam, as coisas que gostam… Faça uma análise bem detalhada e junte à isso o fator economia. Essas pessoas querem algo bom, gostoso e barato.

Tendo essas coisas em mente eu tenho certeza que você vai conseguir definir o tipo de comida que vai vender e a partir disso conseguirá montar um cardápio irresistível. É, abrir uma fábrica de alimentos congelados não é da noite para o dia.

5. Local para montar uma fábrica de alimentos congelados


Escolher uma boa localização para a sua fábrica é fundamental. Antes de te falar sobre isso, eu preciso afirmar que é possível começar esse negócio em casa. Se esse for o seu caso, não se preocupe – depois que você for expandindo aí você leva em conta o que eu escrevi, ok? O importante mesmo é começar!

Existem duas questões sobre localização: se você quer montar uma fábrica para distribuição em atacado ou se você também vai montar um ponto comercial próprio. No caso de uma fábrica só para distribuição a questão da localização não é o mais importante.

O ideal é procurar um local com baixo custo, mas que tenha uma boa localização. No caso de montar também um ponto comercial, você precisa encontrar uma região com grande fluxo de pessoas. Quanto mais gente ver o seu negócio, mais chance de você fazer vendas!

6. Monte a estrutura da sua fábrica de alimentos congelados


Esse é outro ponto importantíssimo sobre como montar uma fábrica de alimentos congelados: a estrutura! Para abrir uma fábrica de congelados você precisa ter uma estrutura mínima. É claro que a estrutura exata depende muito da capacidade de produção que você quer ter.

Pensando em uma fábrica de produção de pequeno porte, a primeira coisa é procurar uma área que tenha pelo menos 100 m². Esse tamanho vai ajudar o seu negócio a ser bem organizado.

Nesse espaço você vai separar segmentos entre: depósito de matéria-prima, área de produção, área de estocagem de produtos acabados, escritório, gestão comercial, sanitários e caso seja necessário, a área de atendimento direto ao cliente (como um ponto comercial).

Indústria de alimentos congelados

7. Equipamentos necessários


Dentro da parte estrutural, os equipamentos são o ponto forte. Não tem alimentos congelados se você não tem à sua disposição os equipamentos corretos para produção e armazenamento seguro deles, não é mesmo?

Lembrando, mais uma vez que toda vez que falo sobre como montar uma fábrica de congelados, tento falar de uma forma geral. Você tem que analisar cada ponto desse de acordo com a sua realidade.

Talvez alguns dos equipamentos listados abaixo não sejam necessários agora, talvez você precise de uma quantidade maior. Leve as informações para a sua realidade e tenha flexibilidade em relação a isso, ok?

Lembrando também que essas informações tem como base o site do Sebrae!

Veja a lista abaixo dos equipamentos para montar uma fábrica de alimentos congelados:

  • Batedeiras industriais;
  • Processadores;
  • Balanças;
  • Fogões industriais;
  • Coifas;
  • Fornos industriais;
  • Seladoras;
  • Liquidificadores;
  • Refrigeradores;
  • Câmaras frias;
  • Estantes de congelamento;
  • Máquinas empacotadoras;
  • Aparelhos de ar condicionado;
  • Trituradores de resíduos;
  • E muito mais!

Comprar equipamentos novos ou usados?

O ideal é que você invista em equipamentos novos para a sua fábrica, mas como eu sei que nem sempre temos todo o dinheiro do mundo para começar, preciso te dizer que é possível encontrar bons equipamentos usados.

A única coisa que você precisa é ter cuidado para não cair em cilada! Só compre equipamentos depois de analisa-los bem e testar a sua capacidade de operação.

Se não fizer isso pode acabar sentido na pele aquele ditado que diz que o barato sai caro. Só que é claro que não poderia deixar de falar sobre a possibilidade de bons usados nesse meu guia completo sobre como montar uma fábrica de alimentos congelados.

8. Monte uma equipe de sucesso


Eu tenho uma crença de que qualquer negócio que tenha uma equipe focada e feliz dá certo! É verdade! É por isso que você precisa se preocupar com isso. Não é só ter as pessoas corretas para determinada função, é dar para o trabalhador condições de trabalho e de crescimento.

Pense nisso e elabore um modelo de crescimento para seus parceiros – você vai ver o quanto vai ganhar de dinheiro a mais.

Falando em termos mais práticos, sobre as funções que você precisa dentro do seu negócio, vou te passar mais ou menos quais são os funcionários de uma fábrica de alimentos congelados:

  • Nutricionista;
  • gerente;
  • Cozinheiro chefe;
  • Ajudantes de cozinha;
  • Ajudantes gerais;
  • Vendedores;
  • Administrador;
  • Motorista;
  • Recepcionista.

Mais uma vez lembrando: Isso aqui é uma sugestão! Só quanto você monta o seu planejamento é que dá para entender exatamente o que você vai precisar!

9. Invista pesado na divulgação na internet


A melhor forma hoje em dia de fazer qualquer tipo de negócio ter sucesso, expandir e se espalhar muito é por meio da internet! Ele dá uma força e alcance hoje que a gente nunca nem tinha pensado que conseguiria.

É por isso que se você realmente quer ganhar dinheiro nessa área precisa compreender a importância de investir pesado nessa parte. Ou você contrata profissionais para trabalhar com você, ou contrata uma agência – que para mim é a melhor opção.

A agência vai cobrar pelos serviços, mas tem experiência na área e vai poder fazer um planejamento com possíveis resultados. Você vai perceber, pode até levar um tempo, mas quando o resultado chegar será maravilhoso.

Não adianta querer saber como montar uma fábrica de alimentos congelados só na parte estrutural sem se importar com essa questão. Dando atenção a essa parte você terá o seu faturamento multiplicado!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

3 comentários

  • bom dia! qual o valor para montar ema pequena fabrica de salgado

  • Gostaria de saber como consigo mais detalhes para montar uma fabriquinha de salgados. Obrigada

  • m.rosario vicente

    Gostava de saber os passos necessários para montar uma
    pequena fabrica de salgados.
    obrigada.

Deixe o seu comentário