O entreposto de mel é o empreendimento que trabalha com a recepção, classificação e comercialização do mel. Fica no meio entre os produtores e o consumidor final e pode ser bem lucrativo se você for organizado.
Para falar de uma forma mais simples e clara possível: O seu negócio é comprar mel de fornecedores, filtrar, tratar, embalar e distribuir. No geral, quem investe nesse negócio tem como parceiros grandes mercados e feiras – como venda no atacado, entende?
Só que existem também outras opções. Se você quer alcançar um número maior de pessoas pode vender mais do que o mel em si e apostar em produtos que são derivados dele, como balas, produtos de beleza e muito mais.
Seja qual for o seu objetivo, eu quero te ajudar! Nesse texto você vai ter acesso ao máximo de informações sobre abrir um entreposto de mel do zero. Instalações, equipamentos, investimento… Tudo e mais um pouco para você tirar o seu projeto do papel.
O que acha do meu convite? Vem comigo ver tudo isso e esteja pronto a colocar em prática o quanto antes!
O primeiro passo é planejamento!
Nenhum negócio vai conseguir obter muito sucesso se não for bem planejado. Você sabia que a maioria das empresas declaram falência em até cinco anos de existência? Isso é muito pela falta de cuidado e atenção no início.
Por isso você precisa se planejar! Isso não significa criar um documento extenso e cheio de questões difíceis de ser faladas não… Você pode usar só um lápis e um papel, mas precisa ter atenção aos detalhes.
É importante ter ciência do quanto você tem para investir, de quais são os seus objetivos e a partir daí criar um planejamento que te permita usar esses recursos da melhor maneira possível. Ser realista é fundamental!
Sair fazendo tudo por instinto pode te levar ao fracasso com uma rapidez terrível e vai ser muito difícil mudar a situação depois.
Leia também: Como fazer doce de leite para vender
Para ter sucesso com um entreposto de mel você precisa de bons fornecedores
Se seu empreendimento é para coletar, industrializar e comercializar mel a base para que isso funcione é que ele seja bom, que tenha qualidade! Você só vai conseguir isso se for atrás dos melhores fornecedores do mercado.
Existem vários negócios voltados para a criação de abelhas, o seu trabalho é encontrar um que seja de confiança. O primeiro passo é procurar na sua região – nada melhor do que incentivar os produtores locais.
Isso sem falar que fica muito mais fácil entrar em contato para resolver qualquer questão com um fornecedor próximo, não é? Caso isso não seja possível, é hora de procurar em regiões mais distantes, mas tendo o máximo de cuidado possível.
– Lugares para comprar mel
Para tentar adiantar a sua vida, fiz uma pesquisa e encontrei seis empresas que trabalham com a venda de mel no atacado. Uma delas pode servir para ser a sua fornecedora e ajudar o seu negócio a se estabelecer no mercado.
Lembre-se que nenhuma delas tem qualquer ligação comigo ou com o blog, viu? O objetivo mesmo foi adiantar o seu lado, mas é preciso ter cautela e analisar cada uma dessas empresas antes de fechar negócio.
Veja abaixo:
#1 – Seiva das flores
Site: https://www.seivadasflores.com.br/
Telefone: (17) 3235-1501
#2 – Apicola
Site: https://www.apicola.com.br
E-mail: apiarios@apiarios.com.br
#3 – Spazio Benedetti
Site: https://www.spaziobenedetti.com.br/
Telefone: (19) 3807-9727
E-mail: contato@spaxiobenedetti.com.br
#4 – Apiário MelBee
Site: https://www.apiariomelbee.com.br
Telefone: (17) 3308-8603
E-mail: comercial@apiariomelbee.com.br
#5 – Casa de mel do Brasil
Site: https://www.casademeldobrasil.com.br/
Telefone: (11) 5685-0948
E-mail: contato@casademeldobrasil.com.br
#6 – Apiário Sol
Site: https://apiariosol.com.br/
Telefone: (35) 3736-4099
E-mail: apiariosol@apiariosol.com.br
Qual é o local ideal para montar um entreposto?
Não existe uma regra de onde instalar um entreposto de mel, ele tanto pode ficar na área rural como na urbana, o que importa mesmo é que siga algumas exigências básicas para o seu funcionamento.
Veja algumas delas:
- Ter uma distância mínima de 10 metros das vias públicas;
- Estar em no centro de um terreno;
- Ter serviços básicos como água, luz elétrica e transporte;
- Distante de áreas de poluição;
- Ter entrada delimitada para evitar animais e pessoas estranhas.
Outra coisa que é importante de você avaliar é se o local da instalação é de fácil acesso para os fornecedores e também para os seus clientes.
Dependências do negócio
Para abrir um entreposto de mel você precisa ter uma área que comporte pelo menos os setores que eu menciono aqui em baixo.
Observe:
- Recepção de mel: Essa área precisa ter portas e janelas com telas à prova de insetos, sem falar de uma plataforma com pelo menos 0,80 m para facilitar o descarregamento da carga;
- Depósito de matéria-prima: Em alguns casos é necessário ter um espaço específico pra a matéria prima. É importante ter estrados de plásticos para ajudar no armazenamento;
- Laboratório: É o local onde o mel será inspecionado. Ele precisa de equipamentos específicos para tratar o mel de acordo com a sua necessidade. É importante lembrar que essa área precisa seguir uma série de exigências do Serviço de Inspeção Estadual;
- Sala de elaboração: É o local onde terá todo o equipamento para a fabricação dos produtos que serão feitos a partir do mel;
- Depósito de embalagens: Precisa ter acesso fácil às áreas de higienização dos vasilhames;
- Depósito de produtos embalados e expedição: Onde os produtos prontos ficarão armazenados.
Cuidados com a sua estrutura
Como estamos falando de um empreendimento que mexe com uma matéria prima natural e no geral comercializa o produto para consumo direto, existe uma série de cuidados que você precisa ter para manter a qualidade e higienização.
Para te ajudar a ter uma visão ampla sobre isso, eu resolvi separar isso em alguns pontos:
#1 – Iluminação e ventilação
A iluminação precisa ser abundante, tanto da natural quanto da artificial, por isso você precisa criar um projeto que permita isso. A iluminação artificial precisa ser feita com luz fria e com dispositivos que protegem contra estilhaços ou queda de produtos.
A ventilação também precisa ser um cuidado – todos os ambientes precisam de boa ventilação.
#2 – Piso
O piso precisa ser de material resistente a choque e a ácidos. Também é importante que ele seja fácil de limpar, que tenha rejunte declinável em 1# em direção aos ralos e ser antiderrapante.
#3 – Esgoto
É preciso ter um sistema de tratamento para que as redes de esgotos que virem dos sanitários sejam independentes das industriais. É preciso ter ralos e canaletas de acordo com a finalidade de cada setor.
#4 – Parede, porta e janela
A parede precisa ser de alvenaria e impermeável. Sua altura deve ser de até dois metros, sendo que o pé direito deve ter pelo menos três metros. As portas têm que ter dispositivo para se manterem fechadas e assim como as portas, precisam ser metálicas e de fácil abertura. Não podem ser de madeira!
#5 – Teto
Ele precisa ser feito com materiais como plástico, concreto armado ou qualquer outro material que seja impermeável, resistente a umidade e liso. Não pode ser utilizado madeira como forro.
#6 – Lavatórios
Em todos os lugares do seu entreposto de mel que as pessoas tiverem contato direto com a matéria prima é preciso ter lavatórios de mãos de aço inoxidável. As torneiras precisam ser acionadas por um dispositivo que não necessite das mãos.
Também é importante ter água quente, coletor de toalhas (também acionado sem a mão) e sabão líquido inodoro.
Equipamentos
Os equipamentos de um entreposto de mel vão variar de acordo com a atividade que você vai focar em fazer. De qualquer forma eu trouxe uma lista com os equipamentos básicos para o negócio funcionar. Observe abaixo:
- Misturadeira/batedeira;
- Desumidificador;
- Pasteurizador;
- Tanque para pré-aquecimento;
- Tanque de decantação e depósito;
- Tubulações;
- Filtros.
Investimento para montar o negócio
O investimento vai variar de acordo com os seus objetivos e também com as suas possibilidades. Por isso que é tão importante fazer um bom planejamento: ele vai te dar uma visão geral de quanto será preciso para colocar o projeto para funcionar.
Em termos gerais, podemos dizer que o investimento necessário para abrir o negócio, com uma estrutura grande de equipamentos, fica em torno dos R$60.000.
Em contrapartida, alguns empreendedores conseguem abrir o empreendimento com menos do que isso – é importante você compreender que isso vai variar de acordo com o projeto de cada um, então não deixe que o número te impressione.
Vale a pena montar?
A verdade é que a cada dia que passa as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde e bem estar. O consumo de produtos naturais tem se tornado prioridade e trabalhar com o mel pode sim ser um bom negócio.
Acredito que se você quer investir nisso precisa ir além do mel, precisa trabalhar também com produtos que sejam derivados dele, como geleias, balas, produtos de beleza… tudo dependendo do segmento que quer atingir.
Se você tiver um bom planejamento e um bom plano de ação para venda, pode sim ter excelentes resultados.
A questão é: Não importa ser um negócio bom, você precisa ter a disposição para dar o seu melhor por ele – está pronto para isso?
Leia também: Equipamentos para apicultura
Ação!
Agora é correr atrás! Depois de entender o que é entreposto de mel e conhecer um guia completo para montá-lo, só depende de você transformar isso na sua realidade.
Desejo sucesso e muita sorte!
Saberia onde posso encontrar informações sobre os profissionais necessários para este empreendimento?
Qual formação o responsável técnico deve ter, por exemplo.