Quer começar uma criação de chinchila? Então esse artigo é parada obrigatória para você. Separei as principais informações sobre criar esse animal para abate, para que você tenha ideia do mercado e saiba exatamente o que precisa fazer para ter bons resultados.
Por ser uma criação relativamente fácil e barata, muitos investidores tem se interessado. A estimativa é que em quatro anos você já comece e ter bons resultados e lucros com o negócio, por isso se não tiver paciência é melhor nem começar.
Além do mais, por se tratar do abate de um animal, você vai precisar pedir orientações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e vai precisar seguir todas as recomendações dadas.
Existem muitos pontos que precisam ser analisados para que você possa começar uma criação de chinchila e a partir de agora vou apresentar todos eles para você. Espero que faça uma boa leitura!
O primeiro passo é ter autorização para a atividade
Eu não posso nem começar a te falar sobre questões estruturais sem te mostrar o passo mais importante para iniciar uma criação de chinchilas: a autorização ambiental e de todos os órgãos cabíveis.
É muito importante que você entenda que não dá para começar esse negócio de qualquer forma, muito menos na ilegalidade. Nenhum empreendimento deve começar de forma errada, muito menos um que envolva o meio ambiente a proteção animal.
Somente depois de uma conversa com o Ibama é que você entenderá exatamente como poderá começar essa criação e quais são as ações que terá que tomar para dar um retorno ao planeta.
Essas informações só serão repassadas em uma reunião além de todas as características e especificações que você terá que seguir para conseguir autorização e trabalhar nesse mercado.
Conseguir isso e seguir tudo que foi exigido é o primeiro passo para você entrar nesse mercado e começar a trabalhar. Sem isso você não tem nada!
Leia também: Como criar galinha caipira gigante
O mercado principal é o externo
Outro ponto que você precisa entender antes de começar sua criação de chinchilas é que esse mercado funciona basicamente no exterior. Somos um dos maiores produtores de chinchila no mundo, mas quase tudo que é produzido é vendido no exterior.
Isso porque a pele desse animal é muito bem avaliada no resto do mundo e muito utilizada na criação de roupas, casacos e outros acessórios. Como esse é um animal típico da América Latina, o Brasil tem grande poder de ganho.
Por aqui os maiores produtores estão no sul do país e em São Paulo e no Rio de Janeiro. Isso acontece porque as chinchilas não se dão bem com o calor e os produtores que querem trabalhar com elas em regiões mais quentes precisam instalar um sistema de ar condicionado – o que aumenta o valor de investimento.
Independente de onde você esteja, é importante lembrar que seu maior contato será com pessoas que moram fora do Brasil. Por isso é importante que você pesquise e analise desde já quais são os maiores interessados e vá procurando caminhos de entrar em contato.
Por mais que já existam grandes empreendedores nessa área, você ainda tem chance de conseguir um lugar e faturar bem.
Criação de chinchila dá dinheiro
Se você conseguir peles de qualidade e contatos que tenham grande necessidade, você tem muita chance de ganhar dinheiro. Claro que é um investimento a longo prazo, já que você vai precisar de uns quatro anos para ter uma boa quantidade de animais, mas se nesse período você se estruturar bem em divulgação e contato, pode ir longe.
Criar chinchila dá dinheiro, mas é um trabalho que exige persistência, dedicação e muita estratégia. Alguns empreendedores da área investem em viagens para locais específicos onde há grande demanda de peles para tentar fechar negócios.
Você precisa fazer planejamentos e estratégias desde o início do negócio para fechar com grandes clientes.
Como iniciar uma criação de chinchila: Pontos fundamentais
Agora que já te falei um pouco sobre o mercado de criação de chinchila, vou te dar o passo a passo de como começar o negócio, te apresentando os pontos que são mais importantes e que você não pode deixar passar de forma alguma.
Observe a seguir:
Conseguindo os animais
Para começar a sua criação você vai precisar pelo menos de um macho e de seis fêmeas, assim você terá um retorno mais rápido no seu negócio. A única raça utilizada no Brasil para criação em cativeiro é a lanígera.
Outra dica que vou te dar é a de entrar em contato com a Associação Brasileira dos Criadores de Chinchila Lanígera. Eles vão te dar todo o suporte necessário para você começar o negócio, inclusive os principais locais para você comprar os primeiros animais.
Investimento
O valor que você vai precisar para começar o seu negócio vai depender muito do tipo de estrutura que você quer. Pensando em uma criação inicial, em uma área onde a temperatura não seja elevado, o investimento para iniciar uma criação de chinchila vai variar de R$450 a R$1.000.
Ambiente ideal
Os animais precisam de um lugar que seja calmo, ventilado, limpo, com pouca luminosidade, espaçoso e que tenha temperatura entre 18°C e 25°C. É importante destacar a questão da limpeza do ambiente.
Você precisa ter muito cuidado e limpar o local regularmente para evitar que os animais fiquem doentes. Um conselho nesse sentido é utilizar maravalha de pinus para forrar o chão.
Estrutura
Para a criação de chinchila você pode tanto utilizar gaiolas individuais – podendo colocar até 80 animais em uma área de 10 m², como pode utilizar galpões de alvenaria com telhas de barro e muitos compartimentos.
Acessórios
A primeira coisa que você precisa lembrar é que a chinchila é um roedor, por isso todo acessório que for utilizado precisa ser de metal: bebedouros, comedouro… tudo! Além disso, você vai precisar de brinquedos e de rampas e outros objetos que façam com que o animal se movimente e brinque.
É indicado também colocar uma banheirinha com pó de carbonato de sódio malha 100 pra reduzir a oleosidade do animal.
Cuidado com a alimentação
Existe ração balanceada para o animal, você precisa comprar a de melhor qualidade. O ideal é que o animal coma 15 gramas duas vezes ao dia. A alimentação pode ser complementada com vitamina de cereais e com alfafa em cubo duas vezes na semana. A água precisa estar sempre limpa e deve ser fornecida à vontade.
Reprodução
A partir dos seus meses a chinchila já pode se reproduzir. A gestação dura quatro meses e o desmame é após os 45 dias. São dois filhotes a cada parte, duas vezes ao ano.
Leia também: Criação de gansos
Quando fazer o abate
O período ideal é entre o oitavo e décimo quarto mês de vida do animal, quando os pelos estão mais bonitos e sedosos.