Como vender laços no atacado

Publicado por José Neto em 9 de março de 2020

O primeiro passo para vender laços no atacado para lojas é ter uma estrutura de produção organizada. De modo que consiga produzir de acordo a demanda dos seus clientes.

Até porque vender no atacado exige que você tenha uma quantidade maior de laços em estoque e capacidade de produção rápida.

Assim você não deixa seus clientes na mão e consegue ter um giro maior de vendas, já que a sua margem de lucro será pequena por unidade, mas irá lucrar no volume de vendas.

Então se você quer saber como vender laços no atacado e pretende aumentar suas vendas utilizando o B2B como estratégia, aqui vai encontrar algumas dicas para iniciar:

1. Defina o seu preço de venda


dicas para vender laços por atacado
Foto: Reprodução/Mercado Livre

Uma das coisas mais importantes para a venda de laços no atacado é saber muito bem o seu custo de produção de cada laço e também ter um preço definido.

Portanto, comece analisando o seu custo de material para fazer laços, mão de obra e gastos variáveis que você tem para produzir cada laço. A partir do momento que você sabe qual o custo, você só precisa colocar o seu lucro desejado nesse valor.

Porém é importante ter em mente que o preço de atacado será menor que o preço que você costuma vender para seus clientes no dia a dia.

Então uma boa fórmula seguida por quem vende no atacado é pegar o custo de produção e multiplicar por 2. Assim você poderá chegar a um preço legal para vender seus laços no atacado.

2. Tenha uma produção de laços organizada


A segunda etapa é se organizar para trabalhar com vendas por atacado. Afinal, sem uma organização de mini fábrica de verdade, você não conseguirá levar seu negócio à frente.

Para isso, você deve ter um local apropriado para trabalhar, ter horários de trabalho, ter uma quantidade mínima de laços produzidos por dia e assim saber exatamente qual a sua condição de produção diária.

Assim você consegue saber até quantos laços poderá produzir para atender seus clientes. Terá uma noção de prazos para envio de mercadoria e tudo mais. Fica bem mais organizado de se trabalhar.

Defina também os modelos de produtos que você vai produzir. Afinal, é possível produzir diversos tipos de laços infantis, laços pet e outros produtos variados.

3. Crie regras para venda de laços por atacado


Essa é uma dica muito importante, porque toda empresa que vende no atacado tem suas regras bem definidas. Isso evita um possível mal entendido entre você e o cliente.

Então você poderá determinar uma quantidade mínima e máxima de laços para compra (no mínimo 50 laços, por exemplo). Poderá oferecer descontos a partir de uma certa quantidade de produtos, informações sobre frete e muito mais.

4. Crie um catálogo de laços


Como você irá apresentar seus produtos aos clientes antes de fechar uma parceria de compra no atacado? Sem um catálogo fica um pouco complicado.

Por isso, você poderá começar criando um catálogo digital para as vendas online. Já que a tendência é que muitos dos seus clientes serão pessoas ou empresas de outros lugares que comprarão através da internet.

O seu catálogo será, basicamente, um site com fotos e detalhes dos seus produtos, informações que interessam aos compradores, informações sobre sua empresa, formas de contato e muito mais.

Para o contato direto com empresas locais você poderá levar amostras dos seus laços ou ter um catálogo impresso para apresentar através de fotos.

5. Tenha uma marca própria


Antes de começar vender laços no atacado, é muito importante criar sua marca própria. Porque esse será um dos seus diferenciais no mercado e trará uma visibilidade muito maior para sua empresa.

Principalmente a partir do momento que seus laços estiverem expostos em várias lojas espalhadas por todo o Brasil.

Então crie uma marca, procure registra-la, crie seu logotipo e etiquetas pequenas para colocar nos produtos. Inclusive nós temos aqui algumas ideias de nomes para lojas de laços, então pode lhe ajudar.

6. Escolha uma forma de realizar as entregas


Para os clientes de sua própria cidade ou de cidades próximas, certamente a melhor opção é você mesmo realizar suas entregas. Outra opção é enviar em ônibus ou pessoas que trabalham com entrega de encomendas.

Então de acordo for aumentando sua clientela de lojas em sua região que vão revender seus laços, você irá traçando estratégias de envio das mercadorias.

No caso dos clientes de outros estados, a opção mais prática é enviar através dos Correios ou de outra transportadora que atenda melhor um determinado lugar. Sendo que o cliente ficará responsável pelo pagamento do frete.

Geralmente essas são as formas mais comuns de envio para quem vende laços no atacado pela internet atualmente.

como vender laços no atacado e ganhar dinheiro
Foto: Reprodução/Elo7

7. Procure empresas interessadas em comprar


Agora que você já tem tudo minimamente organizado para trabalhar com atacado, é hora de buscar seus primeiros clientes.

É possível começar procurando as lojas de sua própria cidade que possam se interessar em revender laços. Como é o caso de lojas de variedades, artigos de beleza, lojas infantis e outras empresas do tipo.

Procure sempre o gerente ou dono da empresa para apresentar seus produtos, converse sobre as condições de venda e preços.

Caso não haja interesse por parte dos responsáveis pela empresa, você poderá até mesmo tentar deixar os laços para vender sem compromisso. De modo que você receba apenas pelo que for vendido.

8. Faça divulgação pela internet


É quase certeza que a maioria dos seus clientes que vão comprar no atacado serão empresas ou pessoas de outros estados. Mas para isso é preciso usar bem a internet a seu favor para conseguir atrair esses clientes para sua fábrica de laços e assim obter bons resultados.

Então é ideal ter um site próprio para apresentar seus produtos (que é aquele catálogo que eu citei anteriormente), vale a pena usar as redes sociais como Instagram e Facebook, poste em grupos de vendas no Facebook.

Uma ideia interessante é você usar frases para divulgação de laços nas redes sociais. Nós já mostramos alguns exemplos aqui que podem lhe ajudar a divulgar melhor.

Porém uma sacada muito simples, mas que funciona super bem, é criar anúncios no Mercado Livre. Isso porque ele tem uma relevância muito grande na área e quando as pessoas pesquisarem por laços no atacado, podem encontrar seu anúncio.

Assim elas poderão comprar ou entrar em contato com você para obter mais detalhes. Então são coisinhas simples que você poderá começar fazer para já atrair os primeiros clientes.

9. Ofereça suporte e qualidade para seus clientes


Em momento algum você deve se esquecer do principal nesse negócio, que é a satisfação do cliente. Então comece oferecendo um produto de alta qualidade, com matéria prima boa e que tenha durabilidade.

Isso vai passar ainda mais credibilidade para sua empresa e você evitará problemas futuros com os clientes. Afinal, tudo o que eles querem é comprar um produto que seja realmente de qualidade para gerar lucro lá na frente.

Além disso, tem uma coisa muito importante, mas que muitas pequenas fábricas erram demais. Que é o pós-venda.

Você não vai vender apenas uma vez para seu cliente. Se ele comprar seus laços e gostar, com certeza vai comprar mais vezes para revender.

Justamente por isso você precisa dar uma assistência para esse cliente sempre que ele precisar. Para isso, tenha um canal de comunicação fácil, como WhatsApp ou email.

Esteja sempre disposto a resolver qualquer problema que possa ter nos produtos, auxilie no processo de envio de mercadorias, dê a atenção que ele precisa. Isso fará com que sua pequena fábrica seja diferenciada no mercado.

10. Utilize o atacado como estratégia para crescer


Muitas pessoas que chegam aqui querendo saber como vender laços no atacado querem trabalhar dessa forma para ganhar mais dinheiro. De fato isso ajuda sim a aumentar seus ganhos no negócio, porém não olhe apenas para esse lado.

Veja a venda por atacado como uma estratégia muito importante para espalhar sua marca no mercado. Imagine o quanto poderá aumentar sua visibilidade de marca estando presente nas prateleiras de várias lojas em todo o Brasil?

Então por mais que na maioria dos casos o seu lucro em cada laço vendido por atacado será pequeno, você estará ganhando no volume de vendas e na exposição da marca. Porque através dessa exposição poderá surgir muitos outros clientes interessados.

Por isso eu acredito que vale a pena começar trabalhar como atacadista, porque poderá trazer vários benefícios para sua pequena fábrica.

Espero que tenha gostado das dicas para vender laços no atacado e desejo muito sucesso no seu negócio desde já!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário