Como trabalhar com animação de festa

Publicado por Jéssica Trabuco em 6 de março de 2018

Você ama trabalhar com festas e não sabe o que fazer com essa paixão? Então chegou a hora de conferir algumas dicas valiosas sobre como trabalhar com animação de festa.

Você verá que esse negócio pode ser extremamente rentável e prazeroso ao mesmo tempo. Só que é claro que você vai precisar primeiro buscar conhecimento e depois coloca-lo em prática.

Apesar de ter bastante potencial, esse é um tipo de negócio que só dará resultados com o seu trabalho duro, com a sua dedicação diária e com sua organização! Você sabe que ser o dono do próprio negócio significa esforço, né?

Então vamos lá! Vou te mostrar agora como trabalhar com animação de festa e é você que a partir de agora terá que agir para mudar sua vida.

O mercado de animação de festa


Como trabalhar com animação de festa

O trabalho de animador de festas é muito popular no Brasil e tem crescido cada vez mais, talvez pelo fato de sermos um povo tão festivo e alegre, mas você sabe o que faz esse profissional e por que ele se tornou tão importante para a animação de um evento?

O papel do animador de festa, como o próprio nome já diz, é animar um evento, seja festa de aniversário, casamento, show, homenagens, lançamento de produtos e serviços e muitos outros.

Para isso, ele deve entreter o público presente no local e conseguir criar um ambiente agradável e descontraído para todas as pessoas.

Geralmente, o animador de festa é contratado para trabalhar em eventos infantis, pois é com as crianças que esse profissional faz mais sucesso. O que não significa que ele não atraia a atenção de pessoas de todas as idades, cada uma delas com sua peculiaridade.

Atualmente, é necessário muito mais do que apenas talento e carisma para ser um bom animador de festa. Ele precisa ter profissionalismo, afinal, seu trabalho pode ser responsável por parte do sucesso da festa.

Como trabalhar com animação de festa: Conheça as principais atividades


Dentre as principais atividades que um animador de festa realiza nesses eventos, podemos citar algumas muito apreciadas e que costumam fazer sucesso entre o público:

  • Shows envolvendo animais;
  • Pinturas de rosto e corpo;
  • Oficinas de arte;
  • Teatros;
  • Shows de mágica e ilusionismo.

Só que é muito importante que você também tente sair do comum. Existem muitas alternativas para você trabalhar e até é possível fazer uma personalização de acordo com o tipo de evento.

Isso torna o seu trabalho muito mais interessante, dando a oportunidade dos seus clientes se sentirem especiais e mais satisfeitos com essa experiência personalizada.

Dicas para trabalhar com animação de festa


Se você está pensando em abrir um negócio nessa área, fique atento às nossas dicas sobre como trabalhar com animação de festa. É possível obter um lucro bastante rentável e ainda se divertir bastante.

Com essas dicas que eu separei para você, você vai conseguir trabalhar com animação de festa e ganhar dinheiro de verdade.

Vamos lá?! Observe abaixo:

1. Ofereça um espaço bacana aos convidados

Uma coisa importante a ser planejada antes de montar um negócio de animação de festa é pensar no lugar onde serão realizados os eventos.

Isso porque algumas pessoas não apenas contratam o profissional que irá entreter os convidados, mas optam por realizar a festa em locais preparados especialmente para isso, como é o caso dos salões de festas.

Por isso, escolha um bom espaço que possa agradar a todos os públicos e que possua características importantes, como boa localização, limpeza, preço acessível, serviços essenciais (luz, água, telefone, internet etc.), que seja confortável e que fique na lembrança de todos os convidados.

Além disso, preocupe-se com a locação de um espaço, como salas comerciais, onde irá funcionar toda a parte administrativa do seu negócio.

Ou seja, o seu escritório, onde você também poderá guardar os equipamentos utilizados nas festas e eventos, como balões, artigos para a realização de shows de mágica, cadeiras, brinquedos e outros utensílios que podem ser úteis nas apresentações.

Não se esqueça de regularizar o seu negócio. Entre em contato com a prefeitura de seu município ou outro órgão competente para proceder com os tramites legais que farão seu negócio existir de fato.

2. Contrate uma equipe para animação de festa

Se você pretende montar um negócio de animação de festa, provavelmente irá contratar outras pessoas para ajuda-lo a entreter o público, ainda mais se tratando de eventos de grandes proporções.

Só que você precisa estar atento ao profissionalismo e, principalmente, à experiência de seus ajudantes.

Quando me refiro a essa característica, estou dizendo que você deve contratar pessoas acostumadas a lidar com o público e que sejam carismáticas o bastante para animar uma festa. Você pode ainda verificar as referências sobre esses animadores que farão parte de sua equipe.

Tenha em mente que o número de colaboradores que você deve contratar varia de acordo com o tamanho do seu negócio.

Então cabe a você analisar a necessidade da sua empresa antes de definir com quantos ajudantes deseja trabalhar. Eles podem ser mágicos, palhaços, malabaristas, equilibristas, cantores, atores, maquiadores e muito mais!

3. Saiba lidar com diferentes públicos

Uma regra de ouro para quem quer saber como trabalhar com animação de festa é saber lidar com diferentes públicos, que, nesse caso, podem ser desde crianças pequenas até idosos.

É por isso que um profissional dessa área deve estar atento a essa característica fundamental. Com crianças, por exemplo, você deve entender que foi contratado para fazer a alegria da garotada. Sendo assim, ocupe-as com brincadeiras alegres, especialmente preparadas para a festa.

Além disso, com os pequenos você pode utilizar outros objetos que chamam sua atenção, como balões, bexigas, papel e outras coisas. Não se esqueça também de fazer uso de músicas bacanas para entreter e alegrar a criançada.

Com os adultos é a mesma coisa, a única coisa que poderá ser diferente é o tipo de entretenimento que você precisará utilizar.

Mesmo em festas infantis, porém, o público mais velho costuma entrar na brincadeira e interagir com o animador de festa. Por isso, faça o mesmo e garanta a diversão também dos adultos!

trabalhar com animação de festa

4. Invista na fantasia

Outra dica que pode te ajudar a ter sucesso como animador de festa é caprichar na sua apresentação, ou seja, na fantasia que irá utilizar na festa.

Geralmente, esse profissional se veste de palhaço para entreter o público, mas você também pode investir em outros tipos de roupa e mesmo em uma maquiagem especial para a ocasião.

Você pode encontrar diversas dicas na internet e usar toda a sua criatividade, pois não basta ser carismático, você terá que atrair a atenção do público já no primeiro instante. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica!

5. Divulgue seu negócio de animação

Assim como em qualquer negócio, o ponto chave para o sucesso pode ser a divulgação. É por isso que você deve separar um tempo para cuidar dessa fase tão importante.

Um bom modo de realizar isso de forma prática, barata e que possui grande alcance é criar perfis em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Essas plataformas são uma eficiente maneira de alcançar o público, pois lá eles podem pesquisar pelo serviço de animação de festas e chegar até a sua empresa.

Você também pode criar um site personalizado para sua marca, inclusive utilizando-se de ferramentas gratuitas disponíveis na internet. Também não se esqueça das formas de divulgação mais tradicionais, como cartões de visita, panfletos e o famoso boca a boca.

Ainda, invista em brindes para os convidados, principalmente chaveiros e outros objetos nos quais você possa inserir a sua marca e os seus contatos, levando sua empresa ainda mais longe.

Agora é com você: Comece a trabalhar com animação de festas!


Gostou das dicas sobre como trabalhar com animação de festa? Então não perca mais tempo e comece hoje mesmo a planejar o seu negócio.

Você descobrirá que ele pode ser muito lucrativo e ainda te dar a chance de estar em contato com diferentes pessoas. Aproveite!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Luis Antonio Silva Martins Cordon

    Para mim é de grande importância aprender sobre como iniciar nesse trabalho com Criança, tirar um sorriso de uma Criança NÃO É PARA QUALQUER UM…SER DEPENDENTE DE DEUS ,SER CRIATIVO,BRINCALHÃO,PENSAR RÁPIDO AGIR, E CLARO CONQUISTAR TODOS DE TODAS AS IDADES

Deixe o seu comentário