Afinal, como saber se o CNPJ é verdadeiro ou falso?

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de maio de 2023

Você sabia que tem como saber se o CNPJ é verdadeiro ou falso através de alguns sites e aplicativos?

Conseguir esse tipo de informação é uma forma de segurança tanto para um cliente que quer comprar ou contratar um serviço, quanto para uma empresa que quer firmar parceria com outra.

Você não vai querer casar com alguém sem ter certeza que sabe quem essa pessoa é, não é verdade? Pois então! A gente precisa ter o mesmo cuidado com empresas que queremos ter qualquer tipo de vínculo.

Para que você fique mais tranquilo, eu vou te explicar exatamente de quais formas você pode ter acesso a isso.

Afinal, como saber se o CNPJ é verdadeiro?


Tem como saber se o CNPJ é verdadeiro ou falso de pelo menos cinco maneiras simples, práticas e seguras. Veja:

1. Site direto da Receita Federal

tem como saber se o cnpj é verdadeiro ou falso

Você tanto pode acessar o link direto clicando aqui como pode fazer a seguinte pesquisa no Google: Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. O primeiro resultado que sair é o da Receita Federal.

Quando a página abrir, independente do caminho que escolher, você vai digitar o número do CNPJ na área reservada para isso, apertar em “Sou humano” logo à direita e depois em consultar.

Quando o CNPJ da empresa é verdadeiro, você é encaminhado para uma página com o cadastro dela e todas as suas informações. Se ele for falso, o resultado da pesquisa dará erro.

2. Outros dois sites

Além de ir diretamente para o site da Receita Federal, você consegue fazer a pesquisa acessando primeiro o site do Sintegra e o da RedeSim.

Nos dois casos, basta clicar no botão que tem escrito algo parecido com “consulta de CNPJ”, que você será redirecionado para a página que te permitirá concluir a pesquisa.

3. Portal do Empreendedor

Essa é uma maneira de consultar somente o CNJP de MEIs, ok? Você vai acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Já sou MEI”,depois em Emissão de Comprovante CCMEI, depois Comprovante de MEI e aí colocar o CNPJ e data de nascimento do titular da empresa.

Por ser MEI, se a empresa for real, basta você procurar o CNPJ no Google para sair essas outras informações. A busca no Portal do Empreendedor é mais para dar uma garantia final.

4. Aplicativos e sites pagos

Outra maneira de consultar se o CNPJ é verdadeiro é pagando por esse serviço em alguns sites e aplicativos. Existem vários, basta uma simples pesquisa no Google que você tem acesso a uma lista de opções.

Depois do pagamento, é só consultar o número de Cadastro da Empresa que você terá acesso a todas as informações. Quem trabalha com parceiros ou fornecendo crédito, precisa ter esse tipo de serviço, tanto para empresa quanto para pessoa física.

5. Pesquise o número do CNPJ no Google

Eu não sei porque isso acontece, mas se você coloca o número do CNPJ de uma empresa real no Google, em algum site que aparecer é possível encontrar todas as informações do empreendimento.

Confesso que não faço ideia de como eles fazem isso, mas acontece. Se quiser testar basta fazer isso com o número de um lugar que tem certeza que existe. Pode confiar que vai dar certo.

Sabe o que isso significa? Que se você fizer uma pesquisa e não encontrar algo assim, já deve desconfiar bastante que o cadastro não é verdadeiro. Inclusive, se encontrar páginas com informações do local, verifique se elas são de confiança antes de acreditar piamente.

Como saber se a empresa está ativa?


Como saber se o CNPJ é verdadeiro

Mesmo que o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica exista, pode ser que a empresa esteja inativa e isso também pode ser um problema para você. Por isso, quando fizer a pesquisa e tiver acesso ao comprovante, leia tudo com atenção.

Esse é um dado que consta nesse documento, na parte de “Situação Cadastral”, na parte inferior. Verifique o que está escrito. Pode ser: Ativa, inativa, baixada ou cancelada.

Entenda a importância de verificar isso


É importante consultar se o CNPJ é válido para você não cair em um golpe. Principalmente com a internet, o que mais começou a aparecer foram pessoas querendo se aproveitar de outras. Por isso, é comum que lojas e empreendimentos apareçam por aí oferecendo muitas vantagens quando na verdade nem existem de verdade.

Para não cair em uma situação como essa e ter um grande prejuízo, é fundamental que você faça todas essas pesquisas que te indiquei. Só depois de se certificar que a marca é real e séria, é que você deve continuar com o seu objetivo.

Por mais que pareça trabalhoso, fazer esse processo pode evitar uma grande dor de cabeça, então não deixe de tomar esse cuidado.

Comece a sua pesquisa!


Agora que você já entendeu como saber se o CNPJ é verdadeiro, não tem mais desculpa para fazer negócio com empresas que não existem, hein?

Espero que minhas informações te ajudem de alguma forma.

Aproveite agora e confira também o artigo que postamos explicando como saber se tem CNPJ no seu nome. Afinal, algumas pessoas são vítimas disso e é ideal realizar uma consulta.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário