Como organizar uma loja de roupas? 7 dicas para arrumar sua loja

Publicado por Lidia Massari em 4 de dezembro de 2023

A percepção visual de um cliente é determinante para a decisão de compra, logo, quem aprende como organizar uma loja de roupas, aumenta as vendas. De estratégias simples de arrumação às ações baseadas na ciência, dá para ir longe.

O ponto de partida para transformar o ambiente da loja é compreender o que não dá mais certo hoje. A partir do mapeamento detalhado do layout atual é possível realizar verdadeiros milagres que são convertidos em vendas facilitadas. Veja mais!

Aprenda como organizar uma loja de roupas para máxima conversão de vendas

como organizar uma loja de roupas

Gosto de pensar que a loja bem arrumada não depende das ideias para atrair clientes. Mesmo porque seu impacto visual é suficiente para atrair os olhares.

Nesse momento, é fundamental levar em consideração os eventos tradicionais, ciclo das estações, valor percebido pelos clientes, tendências da moda e, não menos importante, a experiência do consumidor.

1. Zona de atenção que destaca produtos selecionados

Você pode achar que a zona de atenção deve ser restrita à vitrine da loja, mas não. Na verdade, não existe um local fixo e, muitas vezes, algumas lojas reservam este espaço no fundo do estabelecimento. O que determina isso é a sua proposta comercial.

Contudo, uma estratégia inicial de alto impacto é criar uma área de destaque no centro da loja. Aqui você pode expor novidades, lançamentos, produtos promocionais e conjuntos, assim, você captura com facilidade a atenção do público.

Vale dizer que é essencial garantir bom fluxo de passagem no entorno, que é justamente para destacar e permitir a visualização ampla.

2. Organização baseada no conceito de história visual

A segunda dica vem diretamente das lojas das marcas mais famosas do mundo e tem um pé na ciência. Nesse contexto, a ciência diz que o ser humano é capaz de perceber e reter informações, principalmente visuais, de forma inconsciente.

Por exemplo, você só precisa olhar as cores de um produto para saber exatamente qual marca pertence àquela roupa. No caso da estratégia de organização baseada no conceito de história visual, funciona mais ou menos assim:

  1. Disponha roupas que tenham ligação quanto ao estilo.
  2. Porém, não é necessário colocá-las juntas, mas próximas.
  3. O cliente faz uma rápida associação entre estilos complementares.
  4. Um bom exemplo são as roupas de inverno, como casacos e cachecóis.
  5. O coração da estratégia é a sugestão indireta do conjunto completo.

3. Crie espaços de respiração

Não tem nada pior do que entrar em uma loja e não ter espaço para caminhar entre expositores e clientes. Além de criar uma experiência de consumo negativa, a percepção visual deixa de existir, aí é um “Deus nos acuda” para conseguir vender.

Veja bem, não tenho intenção de fazer merchandising para a Zara. Mas dê uma olhada na organização dos expositores das lojas. Eles seguem à risca o conceito “clean” de que menos é mais.

Isso é um convite porque nos deixa confortável no ambiente espaçoso. Sendo assim, evite excesso de prateleiras, expositores e crie corredores espaçosos. Além disso, identifique espaços que sirvam como área de respiração, logo, sem produtos.

4. Implemente mudanças temporais

Sua loja fica no comércio central da cidade? Então, considere que o mesmo cliente passa várias vezes pela sua vitrine. Desse modo, se ele perceber uma exposição estática, isto é, igual todo santo dia, qual a chance de ele entrar?

Isso vale também para quem entra e nunca encontra novidades ou mudanças no layout. Não falo para você mudar todo dia. Mas pelo menos a cada 10 dias ou 2 semanas é válido renovar o aspecto visual do primeiro contato com a loja, serve para:

  • Vitrines
  • Expositores de corredor
  • Prateleiras
  • Balcão
  • Cabides
  • Araras
  • Áreas de destaque

5. Posicionamento de espelhos estratégicos

Já aconteceu de você ter que andar vários metros dentro da loja para encontrar um bom espelho? Isso aconteceu recentemente comigo, e olha que tinha fila para usar o espelho, hein!

Diversas empreendedoras com quem converso consideram o espelho apenas como um acessório para conferir looks, pelo contrário. Uma pequena loja é capaz de ampliar consideravelmente a noção de espaço interno apenas com o jogo de espelhos.

Você tem a oportunidade de conciliar a visibilidade adicional aos clientes, mas também, maximizar a sensação de amplitude. Uma dica bacana: invista em espelhos de tamanhos diferentes e formatos exclusivos, desde que combinem com o design da loja.

6. Iluminação direcionada é um recurso incrível

Sabe aquela zona de destaque que você criou no centro da loja e expôs sua nova coleção de outono? O espaço converteu vendas? Deixe-me perguntar, você caprichou na iluminação, de modo que o jogo de luzes criasse uma atmosfera atraente?

Pois bem, a iluminação na loja vai além do propósito óbvio e entra no campo do aumento de vendas. Para tanto, é necessário repensar layout, definir a estratégia, quais roupas precisam de mais visibilidade e qual parte da loja é mais promissora.

Aqui pode ser bacana contar com um olhar mais cirúrgico de um profissional de design de interiores.

7. Avalie investir em tecnologia interativa

Para quem se preocupa com o custo de montar e manter uma loja de roupas, falar em tecnologia chega a arrepiar. Existe essa ideia ultrapassada de que acessórios tecnológicos são investimento perdido e desnecessário.

Todavia, a integração de tecnologia interativa não é apenas um diferencial competitivo, mas contribui à experiência do cliente. Eu separei ideias que impactam positivamente nas vendas:

  • Equipamentos que usam Internet das Coisas (IoT) transformam a jornada de compra através da conexão ampla e do volume de dados.
  • Software de gestão CRM ajuda você a entender melhor seu consumidor e suas preferências, isso alavanca uma organização mais certeira.
  • Ferramentas de pesquisa e satisfação do cliente dão a você uma visão geral e atual da loja, por meio da visão do consumidor.
  • Sistema de estoque atua nos bastidores para manter a oferta atualizada.

Aprender como organizar uma loja de roupas demanda planejamento e originalidade

Agora você não precisa mais se preocupar e já pode olhar pelo lado positivo da coisa, afinal, você viu 7 formas eficazes sobre como organizar uma loja de roupas. O mais importante nesse momento é driblar os erros mais comuns em uma loja.

E outra, o mais complicado você já conquistou, que é montar a loja. Agora tudo não passa de ajustes e testes até identificar os resultados mais promissores. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário