Como montar uma loja de donuts

Para montar uma loja de donuts você precisa de um investimento de pelo menos R$4 mil e um espaço de 20 m², onde você consegue iniciar na modalidade virtual ou delivery. Se quiser receber os clientes, aí é preciso ter pelo menos 40 m² distribuídos entre a cozinha, área de recepção dos clientes, exposição de produtos e caixa.

Neste artigo vou te apresentar tudo sobre esse universo, para você começar a atuar de forma inteligente. 

Então, fica comigo até o final e aproveita!

Verifique como anda o mercado por aí


como montar uma loja de donuts

Antes de começar o seu negócio, é preciso conhecer o mercado da região que pretende trabalhar. Existem confeitarias por aí ou outros estabelecimentos que trabalham com donuts? Como eles atuam? 

Conhecer esses lugares e ver a qualidade do que produzem e até o preço, pode te ajudar bastante a começar com o pé direito. 

Invista em um curso profissional


Ainda que você tenha paixão pela cozinha e saiba fazer donuts maravilhosos, é super interessante que você invista em um curso de donuts profissional para que consiga aprender novas técnicas e formas de fazer seu produto.

Inclusive, se tiver uma equipe de confeiteiros é importante que disponibilize esses cursos de atualização para eles periodicamente. 

Essa prática vai te ajudar a entregar produtos melhores para os seus clientes e a desenvolver todas as combinações de uma forma mais rápida e estratégica.

Faça um bom planejamento


Esse é o momento de sentar e colocar no papel todas as informações importantes que pensa sobre sua loja de donuts. Desde o tipo de ambiente que quer ter, o cliente que quer conquistar, a forma que quer divulgar e até a capacidade de produção. 

Ver essas informações junto com o valor de investimento que tem disponível, pode te ajudar a aproveitar da melhor maneira o que está nas suas mãos para construir seu projeto. 

Fazer essa análise vai permitir que você aproveite oportunidades e evite alguns erros.

Cuide da legalização do seu negócio


Não se esqueça da legalização da sua loja de donuts, viu? A melhor maneira de fazer isso é procurando uma empresa de contabilidade. 

Além da parte de abertura tradicional, onde você conseguirá seu CNPJ, é preciso ir até à Prefeitura e conseguir algumas licenças. Existem três que são comuns, mas cada local pode ter suas próprias regras. 

No geral você precisa do alvará de funcionamento da Prefeitura, a licença da Vigilância Sanitária e um documento que é liberado pelo Corpo de Bombeiros.

Escolha um local para atuar


Se você pretende montar uma loja física, a ideia é que você busque por um ambiente que dê para recepcionar os seus clientes de uma maneira confortável e que tenha um bom fluxo de pessoas diariamente. 

De preferência um local sem muitos concorrentes diretos, mas que tenha outros tipos de comércios complementares, como cafeterias e lanchonetes por exemplo. 

Agora se você pretende vender donuts pela internet, é interessante que você escolha uma plataforma leve e que possibilite uma navegação agradável para o cliente.

Elabore uma loja virtual com um canal de atendimento ao cliente, aba de dúvidas frequentes e especificações de ingredientes utilizados em cada sabor, deixando tudo o mais explicativo possível.

Só não se esqueça que as vendas pela internet exigem que você tenha um espaço fixo de armazenamento e preparo dos seus produtos, então, pense direitinho nessa logística e veja o que vale mais a pena.

Invista nos equipamentos


O preparo de um donuts é semelhante ao de um sonho, com a diferença de que o sabor do produto ao invés de vir no recheio, vem em forma de cobertura. 

No mercado existem vários equipamentos que você pode utilizar nessa composição para otimizar o processo, mas o ideal é que você adquira no início apenas o essencial. 

Para te ajudar com isso, trouxe abaixo uma lista completa de equipamentos, que você deve adquirir por prioridade:

  • Batedeira;
  • Liquidificador;
  • Fogão;
  • Fritadeira;
  • Expositor ou balcão vitrine;
  • Máquina de cartão;
  • Computador;
  • Bandejas;
  • Panelas e talheres;
  • Máquina de fazer donuts (com ou sem uso de óleo).

À medida em que o negócio for evoluindo você pode ir investindo em equipamentos ainda mais específicos como dosadora, máquina de brigadeiros, banho maria, entre outros.

Contrate ajudantes


Quem gosta de cozinhar pensa que pode montar um negócio de donuts sozinho, mas não é bem por aí. 

A abertura de uma loja no ramo alimentício não se resume apenas à cozinha, é preciso também ter uma boa gestão financeira, uma operação comercial dinâmica, uma logística bem estruturada e uma divulgação eficaz.

Sendo assim, por mais que você não contrate um confeiteiro nesse momento inicial é fundamental que contrate um ou dois ajudantes para te auxiliar nas demais tarefas e impedir que algum setor fique abandonado. 

Crie um cardápio criativo


como abrir uma loja de donuts

Para fazer donuts para vender e conseguir se destacar é preciso elaborar um cardápio variado com opções de sabores simples, gourmet, fitness e até mesmo sabores para pessoas com intolerância à lactose e glúten. 

O cardápio precisa ter o nome da loja de donuts e a logomarca no topo e toda a sua construção deve utilizar a paleta de cores da marca (independente de ser um cardápio físico ou virtual, tá?).

Nele você pode descrever todos os ingredientes utilizados em cada sabor, trazer algumas opções de bebidas e até mesmo de produtos semelhantes como o sonho, por exemplo. 

Outra coisa importante na hora de elaborar o menu é a precificação de cada item. Para acompanhar a concorrência é interessante que você pesquise quanto custa um donuts no Brasil e depois entenda qual o preço dele aí na sua cidade. 

A partir disso, coloque na ponta do lápis os seus custos e atribua um preço para cada um dos seus produtos.

Corra atrás de uma embalagem apropriada


Ainda que o seu estabelecimento não tenha a opção de delivery, existem diversos clientes que vão comprar para levar para casa ou para presentear alguém. 

Por conta disso é super importante que você reserve um tempo para escolher a melhor embalagem para vender donuts

Você pode optar por saquinhos, pacotes, potes ou caixas e aqui no blog tem um artigo completo falando de cada uma dessas opções, que traz dicas incríveis para você embalar seu produto da melhor forma possível. Então, depois dá uma conferida lá.

Feche parceria com bons fornecedores


A qualidade e o preço do donuts recheado vai sofrer influência direta do seu fornecedor, já que todos os ingredientes serão comprados periodicamente com eles. 

Então, para fazer uma análise completa, comece entendendo os preços cobrados e as condições de pagamento, depois parta para verificação das marcas que ele comercializa, por fim, analise a reputação de cada empresa nesse mercado, colocando na balança prazos de entrega, relacionamento com clientes e solução de reclamações. 

Só depois disso defina quem irá fornecer os insumos para você.

Disponibilize um atendimento diferenciado


Além dos sabores fantásticos dos seus produtos, é preciso ter atenção ao atendimento e à convivência com a sua clientela.

Portanto, foque em ter profissionais prestativos e educados que deixem o cliente confortável e fortaleçam o relacionamento com eles.

Certifique-se também que todos eles sabem tudo sobre os produtos que estão sendo vendidos, desde a matéria prima utilizada ao tipo de acondicionamento indicado. 

Não se esqueça que a entrega de carisma e segurança fazem com que o cliente se sinta acolhido e sinta que pertence ao seu espaço, isso gera reciprocidade, fidelização e aumenta muito o seu faturamento e autoridade no segmento.

Divulgue em todos os cantos


A velha história de que quem não é visto não é lembrado é a mais pura verdade, então, dedique uma parte do seu tempo para elaborar propagandas para vender donuts com frases persuasivas, fotos convidativas e promoções imperdíveis. 

Você pode utilizar a internet como a principal ferramenta para escalar o seu alcance e apresentar a sua marca e seus produtos para todo o Brasil. 

Se tiver dificuldade em estruturar tudo isso sozinho, peça ajuda de algum amigo ou pesquise por profissionais freelancers para te auxiliar no primeiro momento. 

O que está esperando para começar?


Agora que você já sabe como montar uma loja de donuts e todos os passos que precisa seguir para estruturar sua marca de forma sólida no mercado, o que está esperando para começar?

Corra atrás de bons lugares para atuar e comece a fazer seus orçamentos com os melhores fornecedores do Brasil.

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga se estabelecer com destaque nesse nicho.

Estou na torcida!

Abraços!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário