Como montar uma indústria de cerâmica: Aprenda e ganhe dinheiro

Publicado por Jéssica Trabuco em 24 de agosto de 2018

No texto de hoje vamos te dar uma ideia de negócio que pode ser muito rentável: você vai aprender como montar uma indústria de cerâmica. Fique ligado nas informações que preparamos para você!

Trabalhar com a produção de cerâmica pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Sabe por quê? O setor da construção civil não para de crescer no Brasil, e existem diversos nichos onde uma indústria de cerâmica pode atuar.

Além disso, é possível produzir variadas peças que podem ser utilizadas nos mais diferentes tipos de construções. Cerâmica branca para banheiros e cozinhas, cerâmica vermelha para tijolos e telhas, cerâmica de revestimento para pisos e azulejos e por aí vai.

Sabe o que isso significa? Você tem um grande leque de nichos onde pode atuar nesse mercado, mas você sabe o que é preciso para dar início a uma indústria de cerâmica e alcançar sucesso nesse negócio? Se a sua resposta é não, não precisa se preocupar, pois é sobre isso que vamos falar a partir de agora.

Você vai conferir diversas dicas de como montar uma indústria de cerâmica e vai chegar ao fim do texto com vontade de investir nesse negócio. Espero que além de ficar atento para aprender o conteúdo, você esteja disposto a agir!

5 dicas de como montar uma indústria de cerâmica


As dicas que separamos para você serão fundamentais para que a sua indústria de cerâmica saia do papel e alcance os resultados que você espera. Lembre-se de que sem planejamento todo negócio corre o risco de não dar certo!

Antes de começar, vale ressaltar dois pontos: O primeiro é que você deve procurar a prefeitura do seu município ou qualquer outro órgão responsável pela legalização do negócio, e se preciso contratar um contador ou advogado para te auxiliar nessa tarefa.

O segundo é que você busque conhecer ao máximo o setor em que irá trabalhar, principalmente em relação aos processos de fabricação da cerâmica.

Com essas duas coisas resolvidas, todo o resto fica fácil de pensar, planejar e executar. Ah, outra coisa importante é adaptar tudo que aprender aqui de acordo com a sua realidade, seus objetivos e até com a região que você vai trabalhar, viu?

Agora vamos às dicas:

Leia também: Fábrica de briquetes

como abrir uma indústria de cerâmica

1. Defina com quais produtos quer trabalhar

Como já foi dito no começo desse texto, é possível produzir uma variedade de peças de cerâmica para os mais variados tipos de construções, seja para banheiros, cozinhas, telhas, pisos e até mesmo artesanato para vender.

Então, no momento em que você estiver planejando a sua indústria de cerâmica, deve se fazer uma pergunta: com quais produtos eu quero trabalhar? Você pode optar por apenas um deles, e se especializar na sua produção, ou escolher mais de um e atender a diversas empresas.

Nesse momento, é interessante avaliar o mercado de peças de cerâmica na sua região e verificar a demanda para cada tipo de produto. Também é interessante analisar a concorrência, buscando saber quantas indústrias de cerâmica existem em um raio de mais ou menos 1 km.

2. Processo de produção da cerâmica

Se você quer aprender como montar uma indústria de cerâmica precisa conhecer as etapas básicas do processo de produção dela:

  1. Preparo da matéria prima e da massa;
  2. Formação das peças;
  3. Tratamento térmico;

Além disso, em cada uma das etapas acima podem ocorrer processos complementares, como transporte, estocagem de matérias-primas, produção de moldes, armazenamento de combustíveis, preparação (corte, secagem torneamento etc.) e outros.

Uma das etapas mais importantes, e que pode definir a qualidade das peças de cerâmica que você irá produzir, é a pesagem e dosagem correta da matéria-prima e de todos os produtos que serão adicionados à mistura.

3. Escolha um bom lugar para se instalar

Como a matéria prima da indústria de cerâmica é a argila, muitos empreendedores do ramo optam por instalar suas fábricas próximas a jazidas de argila. Essa sem dúvida é a melhor forma de tornar a produção mais eficiente.

Para isso, é fundamental que a terra onde estão as jazidas de argila sejam suas ou que você possua uma autorização legal dos donos para explorar esse pedaço em longo prazo.

Você também deve se certificar de que o local de despejo dos resíduos seja adequado e que haja fornecimento ininterrupto de água e energia para não prejudicar a produção.

Outra dica é que o local esteja longe de bairros residenciais, por conta do excesso de barulho que a produção de cerâmica gera, e também de reservas ambientais ou mananciais, para preservar o meio ambiente e iniciar um negócio sustentável.

como montar uma indústria de cerâmica

Espaço é fundamental!

É muito importante que você saiba montar uma boa estrutura para a sua indústria de cerâmica. Um dos pontos fundamentais é o tamanho do local, por conta da necessidade de se ter bastante espaço para o armazenamento da matéria-prima.

Além disso, sua indústria deve contar com um local onde haja tonéis voltados à preparação da massa, um local para a moagem, um espaço para preparar e montar os moldes e dar início à formação das peças.

Pesquise também sobre o espaço necessário para a instalação dos moinhos de matéria-prima, de um espaço para secagem das peças depois de prontas, um para armazenamento dos esmaltes e outros que forem precisos para as etapas de acabamento.

Quanto mais você souber sobre as etapas de produção das peças de cerâmica, melhor será na hora de estruturar a sua indústria!

4. Para quem vender as peças de cerâmica

Não adianta só saber como montar uma indústria de cerâmica, você precisa pensar também na questão de venda que é muito importante. Você pode trabalhar em diversos setores e produzir variadas peças. Sabe o que isso quer dizer?

Que você poderá oferecer seus produtos a um bom número de clientes, desde as construtoras até as grandes redes distribuidoras de materiais de construção.

Você não vai trabalhar diretamente com o público em geral, mas irá repassar as suas peças de cerâmica a varejistas e distribuidores responsáveis por essa tarefa.

Por isso a nossa dica é que você invista em uma equipe de representantes comerciais e também em um atendimento via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para que os clientes tirem suas dúvidas e façam críticas e sugestões. Além disso, o atendimento aos clientes deve ser sempre de boa qualidade.

5. Divulgue bastante

Uma forma bastante eficaz de divulgar as suas peças de cerâmica é instalar um espaço voltado à exposição dos produtos, o chamado showroom. Você pode fazer isso na sua própria fábrica ou optar por outro local mais movimentado e próximo aos grandes centros comerciais.

Também é interessante utilizar a internet, ferramenta mais do que necessária para qualquer empresa nos dias de hoje. Vale criar um site próprio para a sua indústria de cerâmica e usar as redes sociais, como Facebook e Instagram, para alcançar os clientes.

Não se esqueça das técnicas mais tradicionais, como distribuição de cartões de visita e panfletos em locais estratégicos e o famoso boca a boca. O importante é que os clientes saibam sobre o seu negócio, ok?

Leia também: Como montar uma fábrica de argamassa

Pronto para começar a sua indústria de cerâmica?


Como você viu ao longo desse texto, saber como montar uma indústria de cerâmica requer muito planejamento e conhecimento sobre a área que se está investindo. Afinal, você irá trabalhar com grandes nomes da construção civil e todo o processo precisa ser feito com responsabilidade.

Então comece agora mesmo a planejar esse negócio e alcance a independência financeira que você tanto sonhou!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Risonaldo Gonçalves da Silva

    Obrigado pelas informações sobre o assunto que me interessa muito. Deu para entender um pouco mais sobre como abrir uma fábrica de cerâmica.

Deixe o seu comentário