Como montar uma granja de porcos

Publicado por Jéssica Trabuco em 9 de junho de 2016

Você sabia que a carne mais consumida não apenas no Brasil, mas no mundo é a carne suína? E que por esse motivo ela pode ser extremamente rentável? Para se montar uma granja de porcos, assim como qualquer negócio que maneje animais, deve ser seguida uma série de normas, entretanto, essas regras não irão atrapalhar, apenas auxiliar na prosperidade do seu negócio.

A produção de carne suína é uma das atividades agropecuárias mais realizadas no Brasil e no mundo. Ela é caracterizada pelo uso de processos tecnológicos em todas as fases de produção. Que vão desde a alimentação, manejo, saúde, genética, acomodações e equipamentos, possibilitando assim a estabilização do mercado interno e a participação brasileira nesse setor.

A suinocultura no Brasil se iguala a outros países mais desenvolvidos e por esse motivo, essa atividade se torna altamente competitiva no país, além disso, o desenvolvimento de novas técnicas, torna o Brasil referência nesse tipo de atividade.

O manejo em uma granja de porcos


O produtor de suínos tem que compreender que é imprescindível seguir as práticas de prevenção e cuidado com o porcos de sua granja. Cuidados específicos, como manter as vacinas dos animais rigorosamente em dia, é uma atitude que certamente irá evitar que haja problemas com a vara.

A manipulação dos leitões deve ser feita de maneira cautelosa, já que, principalmente os recém-nascidos, precisam de cuidados especiais. Um exemplo clássico de cuidados, é referente ao corte e à desinfecção do cordão umbilical do filhote. Se esse cuidado não for tomado, o risco de perder o animal é alto.

Assim como na manipulação de qualquer espécie animal, a prevenção de doenças está diretamente relacionada com a qualidade e higiene do ambiente em que os porcos são alocados na granja. Os cuidados com prevenção de transmissão de doenças, pode ter um determinado custo, entretanto, o prejuízo poderá ser maior caso o ambiente esteja contaminado.

granja de porcos

Métodos de produção em uma granja de porcos


As fases de produção do suíno, desde o nascimento, até o abate são desenvolvidas por um sistema de criação em que os animais de cada lote ocupam ou desocupam um determinado espaço em um dado momento. Esse sistema permite que o local de produção esteja permanentemente limpo e desinfetado.

Há duas etapas distintas de produção de suínos. A primeira é a Unidade de Produção de Leitões (UPL), nessa fase os leitões são cuidados até a saída da creche, já na fase Unidade de Terminação (UT), é considerada a fase de crescimento e terminação.

Gestão da granja de porcos


A suinocultura é uma atividade empresarial como tantas outras, e está sujeito a estruturas de gestão, idealização, avaliação de métodos e técnicas administrativas, sem esses mecanismos, é possível que a empresa não consiga se desenvolver e prosperar.

A gestão de uma granja para porcos, tem que ser seguida de planejamento e organização, além de ter disposições questões como, para quem irei vender, como vender e a quantidade a ser gerada. Outros questionamentos como o gerenciamento de custos, de qualidade, dos métodos de produção, dos preços do produto suíno e de insumos, também devem ser considerados.

O controle da produtividade de carne suína, deve ser realizado com rigor e frequência. É indispensável controlar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores, e consequentemente, a qualidade da carne suína, os procedimentos de produção, além do controle de gastos, de lucros e os resultados obtidos.

Sistema orgânico de criação de porcos


O sistema orgânico de criação de porcos, é um método que os animais ficam soltos, dentro da propriedade e recebem apenas alimentos orgânicos.  Essa técnica reduz custos, uma vez que esse tipo de alimento é mais barato do que as rações industrializadas.

A qualidade de vida dos porcos é o mais importante dentro do sistema de criação ao ar livre, bem como a qualidade de vida das pessoas envolvidas na criação. Os benefícios do sistema orgânico de criação de porcos são inúmeros. Um deles é que o produto final tem mais qualidade com relação ao sabor, também há um maior aproveitamento da carcaça, além da carne permanecer sem resíduos.

Uma empresa credenciadora é responsável pela vistoria de todo o ciclo de vida dos animais e seus cuidados, o que garante a qualidade dos produtos de origem animal. Caso esteja seguindo os padrões exigidos, receberá um selo de produto orgânico.

como montar uma granja de porcos

Criação de suíno light


A criação de porcos passou por uma série de modificações ao longo dos anos, hoje eles recebem rações balanceadas, no lugar de milho, trigo e lavagem. Além disso, foram desenvolvidas técnicas científicas que tornaram possível o cruzamento entre diferentes linhagens, permitindo uma seleção de suínos geneticamente superiores e mais produtivas.

A partir dessas alterações, surgiu o suíno light, que além de ser mais saudável para o consumo humano, garante aos criadores maior rentabilidade anual quando comparado aos suínos comuns. Essa renda extra é adquirida na venda do animal, que possui 2% a mais de carne na carcaça, originando um ganho de 3% a mais no preço pago pelos frigoríficos.

Alguns cortes de carne de porco, de acordo com a maneira como são servidos, já são mais leves que certos preparos de boi, frango ou peixe. Isso porque, devido esse novo método de suinocultura, os animais perderam 31% de gordura na carne e no toucinho, 14% de calorias e 10% de colesterol.

Vale a pena montar uma granja de porcos?


Esse tipo de negócio sem dúvidas é muito lucrativo e rentável. Os gastos iniciais podem ser altos, mas por ser um dos produtos mais consumidos, acredita-se que o retorno do investimento acontece em menos de um ano.

Espero que tenha gostado desse artigo e que continue visitando nosso site. Sucesso para todos!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • Pitiguara Carvalho

    Estamos interessados em montar uma granja de criaçao de suinos, iniciando com 50 matrizes, gostariamos de saber o valor do orçamento do inicio ate o termino, com um galpao de maternidade e mais um pra desmama e outro para engorda.

    • MARCELO GOMES RABELO

      Prezado, bom dia ! Como você perguntou a respeito do orçamento do inicio ate o termino com um galpão de maternidade e desmama e engorda, você teve uma resposta ou chegou a montar alguma estrutura, se possivel pode me dar alguma orientação

  • Horacio Monteiro

    Estamos interessados em montar uma granja de criaçao de suinos, iniciando com 50 matrizes, gostariamos de saber o valor do orçamento do inicio ate o termino, com um galpao de maternidade e mais um pra desmama e outro para engorda.

    obrigado

    • olá, estou interessada em montar uma também, você deu continuidade no seu projeto? Poderia nos dar dicas de como começar.

Deixe o seu comentário