Como montar um serviço de transfers: Passo a passo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 13 de dezembro de 2019

Eu criei esse manual para te mostrar como montar um serviço de transfers do zero!

Basicamente você vai precisar se preocupar com sete coisas:

  • O mercado local;
  • O veículo de trabalho;
  • A localização da instalação;
  • Sua estrutura;
  • Equipe de trabalho;
  • Em fechar boas parcerias;
  • E o investimento.

O serviço de transporte de pessoas de forma mais confortável e até em grupo é comum em áreas turísticas, para atender artistas e até mesmo para algumas empresas.

Com um bom planejamento você consegue se organizar e montar a melhor estratégia possível de atuação e conquistar seu espaço nessa área.

Fica comigo até o final do texto que eu vou te explicar como.

Como montar um serviço de transfers em sete passos:


como abrir um serviço de transfers

Meu objetivo é te apresentar cada uma dessas etapas da forma mais simples e clara possível para você adaptar de acordo com a sua realidade e começar a agir.

Analise a sua realidade e vá começando a colocar essas informações em prática o quanto antes.

Me acompanhe com os passos abaixo para você abrir seu negócio:

1. Entenda como está o mercado

É muito importante que a sua primeira atitude seja conhecer como está o mercado local. Isso vai te dizer se vale a pena mesmo investir nisso ou não.

Veja se existe muita demanda desse serviço, como estão trabalhando os concorrentes e quais são os diferenciais dele, quais são as brechas que existem e que você pode aproveitar.

Conheça o máximo que puder, porque é a partir disso que você terá informação suficiente para fazer o seu planejamento e começar com o pé direito o seu negócio.

2. Você precisa de uma van

Isso é fundamental! Por mais que os seus clientes não fiquem o tempo todo dentro do veículo, ele precisa ser espaçoso (assim você pega diferentes tipos de trabalho) e super confortável.

Então, caso ainda não tenha uma van para trabalhar, é hora de ir atrás dela. Não dá para abrir um negócio de transfers sem isso.

Além do espaço e conforto, é importante que ela esteja com a manutenção em dias e com todos os documentos dentro dos conformes.

Uma dica é investir em bancos de couro (que facilita na lavagem), ter um bom sistema de som e investir em alguns diferenciais, como bebidas disponíveis, petiscos e balas.

3. Localização

Você tem que estar na região em que o seu público alvo costuma ficar. Se são turistas, por exemplo, então fique em centros turísticos, próximo a estações (rodoviária e aeroporto) e perto também de empresas de turismo.

Ter esse cuidado vai fazer toda a diferença no seu negócio.

É claro que você precisa de outras estratégias para atrair o seu público, mas posso te garantir que a localização correta já ajuda isso em pelo menos 40%.

O estudo de mercado que você fez lá atrás vai te ajudar muito com isso. Em que regiões a demanda por esse serviço é maior? Mesmo que tenha concorrência pode ser a sua melhor opção.

4. Estrutura

A estrutura de um serviço de transfers pode ser construída de duas formas diferentes:

Física

Essa é a mais tradicional. Nessa situação você precisará de um espaço de pelo menos 30 m² para trabalhar e a área deve ser dividida entre:

  • Recepção;
  • Área de trabalho;
  • Sanitário;
  • Pequena copa.

Para compor isso, coisas simples. Basicamente mesas, cadeiras, poltronas, computadores, impressoras, telefones, um frigobar, talvez um micro-ondas.

Apesar de essa opção necessitar de um investimento maior, aqui você consegue passar maior credibilidade ao seu cliente e isso ajuda muito na hora de fechar serviços.

Virtual

Nessa opção você só precisa de um computador, um celular e internet para trabalhar. É possível investir na criação de um site para oferecer os seus serviços, mas também dá para trabalhar sem isso.

Muitas pessoas conseguem fazer suas divulgações através de sites de compra e venda, como o OLX e o Mercado Livre, por meio de grupos de venda no Facebook e até pelo WhatsApp.

Observação importante sobre sua estrutura:

Independente da forma como vai montar a sua estrutura, será necessário ter uma garagem para colocar o seu veículo (um ou mais) e até para cuidar de algumas manutenções.

O local precisa ser de fácil acesso para você e seguro!

como montar um serviço de transfers

5. Pessoal

Se a ideia é começar com o mínimo de custos, então você pode montar o seu serviço de transfers trabalhando sozinho.

Nesse caso você pode abrir uma empresa MEI, que fica bem mais fácil e prático de resolver as questões fiscais e nem é preciso de um contador.

Independente se a sua equipe tem várias pessoas ou só você, é fundamental que exista um cuidado especial com o atendimento ao cliente.

Desde o momento do primeiro contato até o final do serviço ele precisa ser tratado com respeito, paciência, simpatia.

Além de ser educado você precisa ser um excelente anfitrião. Quanto melhor for a experiência do seu cliente, melhor a satisfação dele e isso significa que ele voltará a fechar com você e ainda indicará seus serviços a outras pessoas.

6. Faça parceria com agências de viagens e hotéis

Essa é uma dica que vai além da montagem do seu negócio em si, ela vai te ajudar a ganhar dinheiro com o seu serviço de transfers.

Quanto mais divulgação você fizer, da maneira certa, melhores serão os resultados e mais clientes você vai conseguir alcançar.

Por isso que firmar parceria com agências de viagem e hotéis é um bom negócio porque lá estão os seus futuros clientes em peso.

Para que isso dê certo precisa ser bom para você, mas para eles também. Então você pode oferecer uma comissão por cada indicação que com certeza vai interessar.

7. Investimento

O investimento para montar um serviço de transfers vai variar de acordo com o projeto de cada um, mas a estimativa é que seja necessário cerca de R$116.000.

Nesse valor estão inclusos os gastos com a compra do veículo (que fica em torno de uns R$90.000 e é o que tem de mais caro), equipamentos de trabalho, uniforme, desenvolvimento de site, registro da empresa e até reforma do local para instalação.

Essa é uma estimativa mais geral feita pelo Sebrae, mas você só terá uma noção mais exata a partir do momento que fizer o seu planejamento.

Comece a trabalhar!


Uma coisa é certa: Não tem como montar um serviço de transfers sem tomar uma atitude.

Aproveite todas essas informações que eu te trouxe e comece a colocar o seu projeto em ação o quanto antes, quem sabe você não aproveita essa oportunidade para ganhar dinheiro com turismo na sua cidade?

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você alcance o sucesso tão desejado.

Boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário