Como ganhar dinheiro na adolescência: 12 ideias para lucrar

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de abril de 2022

A partir de agora eu vou te mostrar como ganhar dinheiro na adolescência com 12 ideias diferentes! Tentei trazer coisas que as pessoas nem sempre estão reconhecendo como oportunidade, mas que podem sim te ajudar bastante nesse período. 

É importante lembrar que algumas dessas opções precisam de apoio, suporte ou pelo menos autorização de um responsável, hein? Então depois que tiver escolhido o que fizer converse com quem vive com você e veja como pode começar. 

Fica comigo até o final, presta atenção nas informações e escolha de que maneira quer trabalhar. 

Confira as dicas de como ganhar dinheiro na adolescência:

1. Faça e venda bijuterias


Como ganhar dinheiro na adolescência

Tem como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos, fabricando e vendendo suas próprias bijuterias. Eu falo isso porque quando eu era criança minha mãe comprou algumas miçangas, cordão de nylon e alguns fechos, além de umas revistinhas que tinham na época e eu e meus irmão começamos a fazer vários colares, pulseiras e até brincos. 

Eu não tinha nem 10 anos e lembro de ter saído de porta em porta no prédio em que morava oferecendo meus produtos. 

Hoje em dia tem milhares de vídeos no Youtube dando passo a passo de vários tipos de bijuteria, sem falar que está na moda um tipo de pulseira e colar que é bem fácil de fazer e pode te render bem. 

Acredito que com cerca de R$50 já é possível comprar os materiais iniciais para começar a treinar por aí. Dê uma olhada! Às vezes algo pequeno e simples assim pode te dar ótimos resultados e crescer bastante. 

O que é legal é que você pode vender direto ao consumidor, de porta em porta, montando uma banca ou pode vender bijuterias pelo Instagram e outros lugares da internet.

2. Dê aula de reforço escolar


Essa é outra ideia que eu estou dando baseado em algo que fiz também na adolescência. Eu tinha uns 13 anos e dava aula de reforço para duas meninas que deviam ter 7 ou 8 anos. Independente da sua idade, é possível ajudar adolescentes e crianças mais novas. 

Você pode fazer isso na sua casa mesmo, atendendo mais de uma pessoa por vez, ou pode fazer isso na casa dos alunos. 

Acredite em mim, sempre tem pais procurando uma ajuda a mais para os filhos na escola e essa pode ser a sua oportunidade. Faça um card e distribua para seus contatos no WhatsApp, compartilhe no Instagram e até em sites como OLX e Mercado Livre. 

Não esqueça também de avisar e divulgar na sua escola, principalmente, hein? 

Eu até criei alguns modelos de texto para divulgar reforço escolar aqui no site, dê uma olhada porque eles podem servir para você. 

3. Lave carros e motos


Para lavar carros e motos você precisa de um balde, uma esponja, uma flanela, uma escovinha, sabão para automóvel, um cheirinho, um produto para passar nas partes plásticas do carro, um produto para passar nos pneus e um aspirador de pó. 

Se você morar em um condomínio, em um prédio ou em uma região que tem proximidade com seus vizinhos, pode começar o seu trabalho por aí mesmo! É um negócio que começa pequeno, mas se você tiver capricho e organização, pode ir longe. Dá muito bem para ganhar dinheiro lavando carro e moto.

Conheci um rapaz que tinha 17 anos que conseguiu comprar o material inicial para a lavagem e montou um negócio bem simples, pequeno. Em pouco tempo ele aumentou a estrutura e hoje tem um negócio super lucrativo. 

4. Faça pequenas entregas na sua região


Essa é para quem tem bicicleta e mora em uma região que tenha acesso a ciclistas e que tenha coisas por perto. Também é interessante para quem mora em condomínio, prédio ou vila. 

Que tal oferecer serviço de entrega ou até de compra de certos produtos para seus vizinhos? Se tiver uma padaria, um mercadinho ou qualquer outro estabelecimento, que tal fechar uma parceria para ajudar os clientes a levarem os produtos para casa? 

É algo que é simples de conseguir, tem demanda e pode te ajudar a ganhar um dinheirinho todo dia. Pense se isso pode funcionar aí onde você mora.

5. Ofereça suporte para serviços diários dos seus vizinhos


Uma coisa que eu te garanto é que todos os dias em uma casa ou apartamento, existe demanda. Seja uma grama para cortar, uma calçada que precisa ser limpa, sejam vidros para limpar, seja o lixo para jogar fora… É tanta coisa! 

Que tal oferecer aos seus vizinhos suporte para essas atividades do dia a dia? Existe uma infinidade de coisas que dá para fazer, que vai te render um dinheiro e ainda vai ajudar a vida dessas pessoas diretamente. 

Você pode começar criando um card e distribuindo no grupo da região. Diga no que você é bom, mas deixe claro também é pau para toda obra e está disponível para o que for necessário. Tenho certeza que logo vão surgir clientes. 

6. Aprenda a cortar cabelo


Como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos

Outra maneira de ganhar dinheiro sendo menor de idade é investindo em um curso de barbeiro. Aprendendo a cortar cabelo e tendo poucos equipamentos (o investimento baixo), você pode começar a atender pessoas na sua casa ou ir até a casa do cliente. 

Vejo tanta gente que começa nesta área de uma forma bem simples e pequena, mas que cresce bastante! Se você achar que tem a ver com você, acho que vale a pena investir nisso sim, viu?

7. Procure uma vaga de estágio ou de menor aprendiz


Outro caminho que você pode seguir é fazer um estágio ou encontrar um trabalho como jovem/menor aprendiz. Tem uma empresa chamada CIEE, que é o Centro de Integração Empresa-Escola. 

Acesse o portal e faça seu cadastro com seu perfil. A partir desse momento o software deles vai te notificar sobre qualquer vaga que tenha a ver com o que você quer ou já sabe fazer. 

Eu usava muito isso na minha época de ensino médio e faculdade. Consegui algumas oportunidades desse jeito e eu acho que vale a pena tentar. 

8. Faça doces e salgados para vender


Outra coisa que você pode fazer para ganhar dinheiro sendo estudante é a produção de algum docinho ou salgado para vender na escola ou até mesmo na sua vizinhança. Pode ser brigadeiro, palha italiana, cupcake, donuts, empada, pastel de forno, sequilhos…

Existem tantas receitas que são fáceis de fazer e que custam bem barato para iniciar. Mesmo que você não seja um chef de cozinha, com tantas dicas e receitas na internet, dá para começar e fazer algo delicioso. 

Uma coisa que eu preciso te dizer é que por mais que algumas coisas sejam até trabalhosas de fazer, trabalhar com comida assim costuma gerar um ótimo lucro. 

O segredo é trabalhar com ingredientes de qualidade, ter o máximo de cuidado com a higiene e usar embalagens resistentes.

9. Trabalhe revendendo produtos de catálogo


Sabe as revistinhas da Avon, Natura e Boticário? Então! Você pode pedir a um adulto para fazer o cadastro como revendedor e começar a trabalhar por conta própria. Eu também já vendi coisas assim e dava para tirar um dinheirinho legal. 

O segredo é começar avisando para as pessoas que conhece, ter entusiasmo e ser bastante educado no atendimento – mesmo que seja um amigo ou familiar, saiba separar as coisas. 

10. Trabalhe como promotor em eventos


Mais uma das atividades que fiz quando eu era mais nova, hein? Existem muitas empresas que contratam menores de idade para trabalharem como promotores. Isso pode significar distribuir panfletos, receber pessoas em eventos e muitas outras coisas. 

Fique atento a anúncios na internet de empresas de eventos e faça seu cadastro no máximo que puder. Quando você trabalha bem, é normal que eles chamem sempre. Isso significa que em todos os finais de semana terá um dinheiro. 

11. Venda produtos digitais na internet


Como ganhar dinheiro na adolescência na internet

Agora se a ideia é ganhar dinheiro na adolescência na internet, o jeito mais rápido e fácil é vendendo produtos digitais. Isso significa que você precisa se cadastrar como afiliados de produtos e empresas e divulgar essas coisas. A cada venda você ganha uma comissão. 

A Amazon é uma grande plataforma que dá essa oportunidade. Se qualquer pessoa comprar um livro ou outro produto com o seu link, você já ganha dinheiro. 

Outro lugar que pode te ajudar com isso é a Hotmart. Lá você tem acesso a um mercado completo com milhares de produtos. Procure por segmentos que se interesse mais, se afilie e comece a trabalhar. 

Você pode fazer contato direto com as pessoas através do WhatsApp, pode criar um canal no Youtube, um blog, um perfil no Instagram ou até criar anúncios para alcançar o maior número de pessoas possível. 

12. Dê aulas sobre tecnologia para pessoas mais velhas


Essa é uma ideia que tem muito potencial, mas que nem todo mundo consegue reconhecer. As tecnologias mudam rapidamente e nem todo mundo consegue acompanhar, principalmente as pessoas mais velhas. 

Que tal oferecer o serviço de um neto por um dia? Você vai até a casa da pessoa e ajuda ela a usar o celular, alguns aplicativos e até outros dispositivos. 

Comece a faturar!


Agora que já viu como ganhar dinheiro na adolescência, defina que caminho vai seguir e comece a se organizar e a agir o quanto antes. Não tenha vergonha, viu? Todo trabalho é digno e um adolescente que quer caminhar pelas próprias pernas é motivo de orgulho. 

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma com minhas palavras. Estou na torcida pelo seu sucesso. 

Um grande abraço e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • maria eduarda pinto dos santos

    vou começar a fazer essas coisas pelo meu bairro, tirou um bloqueio da minha mente. eu não sabia oque fazer para tirar uma renda durante as férias, mas ajudou muito. obrigado pelas dicas.

Deixe o seu comentário