Como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet?

Publicado por Lidia Massari em 11 de agosto de 2023

Por trás de toda estratégia digital, existem conteúdos focados em converter, então, tem como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet? Vamos descobrir?

Falar em escrever histórias pode soar muito vago, pois poucas pessoas realmente conseguem escrever um livro, por exemplo. Porém, ao associar uma história como o conteúdo criado para audiências específicas, aí sim fica fácil compreender.

Caso você esteja dando os primeiros passos, este conteúdo será valioso para apresentar a você todas as principais oportunidades. Tem muita coisa exclusiva, confira!

Como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet: 4 formas de ter sucesso + bônus sensacionais

como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet

Quando nessa vida você podia imaginar que encontraria sites que pagam para escrever texto, né? Pois é, hoje tem como ganhar dinheiro escrevendo histórias, com conteúdo de venda e fortalecendo a presença digital das marcas.

Logo, quando falamos em histórias, você deve abrir a mente e não associar apenas à escrita de livros, contos ou poesias. Muito porque é possível compartilhar histórias até mesmo na legenda de uma publicação social no Instagram, concorda?

Portanto, eu abri o leque de oportunidades, desde ganhar dinheiro com escrita online, até a publicação de livros profissionais. Duvido você não encontrar uma oportunidade fantástica para ganhar dinheiro hoje!

1. Plataformas de escrita e publicação

Já que o tema começou com ganhar dinheiro escrevendo histórias, por que não partir justamente desse ponto? É raro encontrar escritores de histórias que rendem bons livros, mas essas pessoas existem e merecem as mesmas oportunidades.

Além da autoria, você pode escrever a resenha de livros, corrigir e editar artigos acadêmicos e focar na digitação de livros. Vale dizer que tais perspectivas exigem um conhecimento aprofundado de gramática, técnicas de escrita e muito profissionalismo.

Onde publicar o que eu escrevo? Plataformas e sites interessantes!

  1. Wattpad: plataforma popular que permite aos escritores compartilhar suas histórias. Aliás, ganhe dinheiro com o Paid Stories, programa de pagamento aos escritores. Site: www.wattpad.com/paidstories.
  2. Medium: a proposta da plataforma Medium é remunerar os escritores com base no número de leitores assinantes do serviço. Capriche nas suas histórias e faça dinheiro. Site: www.medium.com.
  3. Booknet: já no Booknet, você publica e consegue até vender suas histórias. Site: www.booknet.com.

Diante disso, essas possibilidades são ideais para autores de livros que têm talento e dom da escrita literária.

DICA EXTRA: ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet de forma profissional e com autoria, exige cautela e muita revisão. Então, a ferramenta Grammarly ajuda você a revisar suas escritas em tempo real, reduzindo os erros gramaticais: www.grammarly.com.

2. Oportunidades para redator freelancer ganhar dinheiro

Você analisou e viu que a escrita para livros e histórias literárias não é a sua praia, você deve desistir? Não, pelo contrário, a insistência é o motor de tração de quem ganha a vida escrevendo, falo por experiência própria.

A profissão mais famosa e buscada atualmente, é o redator freelancer. Isso porque o redator qualificado, experiente e com bagagem na criação de conteúdo, é um profissional altamente versátil e requisitado.

Ele é responsável por escrever desde a história cronológica de grandes empresas, até a descrição de produtos digitais. Ao utilizar técnicas de escrita, poder argumentativo e estratégias de posicionamento, dá para ganhar dinheiro com:

  1. Redator Ghost Writer: profissional geralmente associado a blogs corporativos e empresas. O termo Ghost Writer significa que ele não recebe créditos pelo trabalho, mas tem grande valorização financeira.
  2. Redator freelancer: esse profissional versátil pode escrever histórias, blogposts, e-books, infográficos, conteúdo institucional, e-mail marketing e redes sociais. É importante oferecer máxima qualidade.
  3. Profissional de Copywriting: sabe aquele produto que você comprou apenas porque o texto te convenceu? Então, o redator de copy é valiosíssimo e pode vender suas escritas por grandes valores.

Tudo isso é apenas uma fração do que o redator freelancer pode se especializar hoje em dia. Vale ressaltar que o criador de conteúdo é um dos que mais encontram concorrência e desafios para arranjar trabalho.

Um dos maiores motivos, é que o mercado está abarrotado de redatores inexperientes vendendo serviços profissionais. Como resultado, criou-se um cenário de “fragilidade profissional”, ou seja, é custoso encontrar trabalhos bem remunerados.

3. Criação de roteiros para vídeos

Algumas pessoas vão falar que a criação de roteiros faz parte do tópico acima, mas eu discordo. Primeiro, porque o tipo de história e conteúdo criados para um roteiro do YouTube, por exemplo, exigem mais expertise profissional.

Olha só, um redator em início de carreira pode encontrar muita dificuldade para elaborar um roteiro campeão de vendas. Então, dá para ganhar dinheiro ao focar em roteirização, mas a especialização é bem-vinda.

Pense assim, cada minuto investido em aquisição de conhecimento, será amplamente recompensado por um mercado carente de profissionais qualificados. Basta dar uma olhada nas produções atuais dos principais canais do YouTube.

Quem conseguiu um profissional que supra a necessidade, nunca mais abre mão dos seus serviços. É isso que você precisa oferecer, ou seja, um profissional inestimável para a operação dos clientes. Confira abaixo o mapa do desenvolvimento:

  • Estude bastante a estrutura de um roteiro para desenvolver histórias atraentes, criativas, engajantes e de conversão.
  • Seu conteúdo deve ser envolvente, ter começo, meio e fim, além de carregar o espectador durante a execução do vídeo.
  • Adequação total do conteúdo ao formato exigido pelo cliente.
  • Se aprofundar na audiência para entregar um trabalho direcionado e que realmente traz resultados.

Eu encontrei um vídeo que permite você olhar através da visão de quem contrata o redator. Assim, você saberá exatamente como suprir as dores dos clientes:

4. Histórias e conteúdos para Blog pessoal

E chegamos ao momento do amadurecimento do profissional que quer ganhar dinheiro através de suas histórias, experiências e conteúdos. Estou falando do blog pessoal, aquele espaço perfeito para alcançar qualquer pessoa na internet.

“Ah, mas como eu vou ganhar dinheiro criando conteúdo para um blog pessoal?”. Existem muitas finalidades, por exemplo, criar blogposts para oferecer seus serviços a potenciais clientes.

Acontece que quando você publica um conteúdo bacana, bem estruturado e relevante, o Google ranqueia seu material. Então, quando o cliente procurar pelo tema que você publicou, as chances de ele encontrar o seu trabalho são grandes.

Primeiramente, estude sobre SEO, estratégias de escrita, posicionamento orgânico e exigências do Google. Após, você vai escolher os temas que condizem com o seu propósito e começar a escrever.

A forma de remuneração vem através de novas oportunidades de trabalho, na comercialização do conhecimento ou através de produtos. Ah, e você sempre pode vender esse tipo de trabalho na Web, acessando plataformas como:

  • 99Freelas
  • GetNinjas
  • Workana
  • Fiverr
  • Rock Content
  • UpWork

Como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet? Agora você conhece o mapa do sucesso

Uma coisa que ninguém comenta sobre como ganhar dinheiro escrevendo histórias na internet, é a realidade da coisa. Quem tenta te vender uma ideia de negócio à prova de falhas e altamente lucrativo, está apenas engabelando você.

Não vou mentir, esse universo não é glamouroso no começo, exige paciência e testará sua convicção diariamente. Porém, quando você se enriquece de conhecimento, alimenta a experiência profissional e cresce com o negócio, ele se torna infalível.

Portanto, estude, se prepare e aprenda algo novo todos os dias, essa é a fórmula para ganhar dinheiro com a escrita na internet. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se te ajudaram, não deixe de compartilhar e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário