Atualmente as pessoas procuram as redes sociais para faturar, e aprender como ganhar dinheiro divulgando marcas no Instagram é uma alternativa.
Embora seja uma plataforma na qual os influenciadores e perfis badalados movimentam as maiores somas, toda pessoa pode criar estratégias para vender produtos, serviços e divulgar marcas, a fim de conseguir seguidores e vendas.
Se você achava que esse era um assunto complexo, as dicas únicas a seguir vão mostrar como é viável montar um negócio no Instagram, basta ter a mente aberta. Vamos conferir?
Como ganhar dinheiro divulgando marcas no Instagram: 5 estratégias eficientes
É muito comum a pessoa chegar vislumbrada no Instagram achando que ganhará rios de dinheiro de uma hora para outra. Porém, essa é uma das redes sociais mais disputadas, o que faz dela um canal que permite apenas dois caminhos:
- Investir em estratégias para gerar engajamento e seguidores.
- Optar por ações focadas em patrocínio e impulsionamento.
De certa forma, uma estratégia leva a outra, mas combinar ambas é o caminho mais indicado. Afinal, se você não é visto, você não é lembrado e isso vale muito para sua marca.
1. Não misture questões pessoais com profissionais
“Ah, minha intenção é utilizar meu perfil mesmo e criar postagens esporádicas, assim faço crescer meus seguidores”. Então, esse pode ser o primeiro passo para sua estratégia falhar.
Nesse sentido, conheço muitas pessoas que misturam o lado pessoal e profissional. Só que isso “agride” a imagem da marca e acaba não gerando confiança. Por conseguinte, o ideal é fazer o seguinte:
- Caso tenha um perfil “semiprofissional”, mude para a categoria profissional.
- Isso é feito através das configurações, e você deve escolher uma categoria que se encaixa ao perfil da marca.
- Se preferir, comece um perfil do zero a partir do Instagram for Business.
- Começar do zero permite que você filtre o perfil dos seguidores, alinhando a estratégia às postagens e ampliando resultados.
DICA EXTRA: o Instagram for Business oferece a possibilidade de utilizar insights, que são percepções sobre algo – nesse caso dos seguidores – geradas a partir da análise de dados, ou seja, você potencializa as vendas.
2. Trabalhe com imagens atrativas que instiguem a audiência
Trabalhar apenas com imagens de qualidade é requisito básico e exigido no Instagram. Mesmo porque o foco dessa rede é o aspecto visual, seja em vídeos, fotos, stories e outros recursos. Tenha isso em mente sempre, pois é o que realmente invoca e capta a atenção dos seguidores em potencial.
3. Tire máximo proveito das ferramentas e recursos do Instagram
Utilizar os recursos oferecidos pelo próprio Instagram pode ser um diferencial, já que muita gente não usa. Nesse contexto, falamos de ferramentas como:
- Stories: é o formato de consumo mais rápido, pois você “sobe” um vídeo, imagem ou GIF para o stories, ficando ativo por 24 horas, é possível adicionar links, emojis, abrir enquetes e gerar engajamento.
- Reels: o reels tem feito sucesso, são vídeos curtos (estilo TikTok) que aparecem para diferentes seguidores, em especial a usuários que se alinham à marca, utilize para gerar engajamento.
- IGTV: já o IGTV é um recurso que permite adicionar vídeos estendidos, podendo ser uma ação promocional, um sorteio ou mesmo um vídeo informativo.
4. Crie um cronograma de publicações
O cronograma de postagens é onde você define os dias e horários das publicações. Uma coisa que ninguém comenta, é que usar o Instagram para ganhar dinheiro com a divulgação de marcas é um trabalho contínuo, realizado diariamente.
Com isso, quanto mais publicações houver, maior a interação com o público, oportunizando vendas crescentes e mais seguidores. Na prática, significa ganhos, já que o Instagram remunera perfis movimentados e que geram visualizações na plataforma!
DICA EXTRA: alcançar relevância em seu perfil através de seguidores abre espaço para que empresas entrem em contato. Como resultado, você cobra as publicações dessa marca, essa monetização é uma das mais buscadas no Instagram!
5. Siga as trends e hashtags mais pertinentes à marca
Acompanhar as últimas tendências e alinhar com o uso de hashtags é a bússola para você acertar em cheio. Digo isso porque ao adicionar hashtags relevantes à marca, mais e mais pessoas são atingidas.
Inclusive, há um formato de busca de publicações feito inteiramente por meio das hashtags. Só que para essa ação dar resultados, é fundamental analisar as melhores e mais pertinentes hashtags relacionadas às marcas que está divulgando.
DICA EXTRA: planeje, planeje e quando achar que está bom, planeje mais!
Das duas uma: você divulga marcas no Instagram para vender um produto ou serviço, ou a intenção mesmo é ser remunerado pela plataforma.
Na verdade, os grandes perfis se utilizam dos “pagamentos gordos” que o Instagram faz, através:
- Número de seguidores.
- Movimentação na página.
- Retenção de seguidores.
- Através da visualização de vídeos, stories e reels.
Por exemplo, você sabia que o Instagram ganha rios de dinheiro por meio de anúncios de terceiros? Sabe quando você está rolando o feed e aparece uma publicação “patrocinada”?
Então, a marca ou empresa utiliza o Instagram para disseminar seus produtos. Dessa forma, quanto mais pessoas utilizam o Instagram, maior o alcance desses anunciantes.
Consegue perceber como os influenciadores são perfis valiosos? Afinal de contas, são eles que arrastam multidões. O que quero dizer, é que você precisa planejar cada etapa, estratégia e ação.
Quantos seguidores é preciso para ganhar dinheiro no Instagram?
“Ah, só de pensar em levantar milhares de centenas de seguidores já bate o desânimo”. Bom, vamos por partes. Você sabia que é melhor ter 5 mil seguidores engajados do que 20 mil que não representam engajamento ou que sejam perfis falsos?
Isso mesmo, o valor ganho não está relacionado apenas à quantidade, mas à qualidade dessa galera que segue você. Hoje em dia, há influenciadores que ganham fortunas ao publicar postagens no feed e stories para seus “patrocinadores”.
É por isso que reforço a necessidade de estimular o engajamento, já que muitas vezes não é preciso nem vender algo para ganhar dinheiro no Instagram. Por último, o equilíbrio entre essas ações é essencial para a saúde e manutenção do seu perfil!
Independentemente se você trabalha com produtos de afiliados, com marcas próprias, através da venda de roupas ou mesmo de artesanato, não interessa o nicho, saiba que você tem espaço para consolidar a presença digital, basta começar o quanto antes e ter consistência nas estratégias!
Afinal, como ganhar dinheiro divulgando marcas no Instagram tem se mostrado realmente lucrativo para inúmeras pessoas, por que não embarcar nessa onda também, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, inclusive no Instagram, para ajudar outras pessoas. Até a próxima!
Deixe um comentário