Montar um Negócio

Ideias de Negócios para Montar

  • Sobre
  • Contato
  • Politica de privacidade

Como ganhar dinheiro com fotografia

Publicado por Jéssica Trabuco em 1 de julho de 2020

Você pode ganhar dinheiro com fotografia trabalhando com eventos, se especializando em ensaios ou até mesmo sendo uma referência na internet. Também dá para trabalhar com registro de partos, com fotos de recém nascidos, com eventos culturais e até criando um curso online. 

Abaixo eu trago 15 ideias que podem ser lucrativas para você e no final do texto eu deixei quatro conselhos que farão total diferença na sua carreira e influenciarão nos seus ganhos. 

Confira:

1. Seja um fotógrafo de eventos


Como ganhar dinheiro com fotografia

Fotografar eventos como casamento, formaturas, aniversários e batizados, é  bem tradicional e ainda pode te render dinheiro.

Apesar de já ser um mercado concorrido, com nomes já consagrados, é possível ganhar espaço com inovação e um trabalho profissional. Outra coisa: Você precisa ser visto!

A dica é que comece se oferecendo para registrar esses momentos de amigos e familiares. A cada projeto, capriche no tratamento de imagem e na forma que irá disponibilizar para eles. Se o trabalho for bom, uma porta estará aberta para você.

2. Especialize-se em ensaios (pré e pós casamento, de gravidez, de namoro, sensuais)


Outra maneira de trabalhar com fotografia que tem um destaque importante atualmente é por meio de ensaios: pode ser ensaios antes do casamento, depois, durante a gravidez, algo romântico ou até mesmo os sensuais. 

Nesse nicho é importante que fique claro qual é o toque. Se é um ângulo que costuma destacar mais, a forma de edição, o jeito como prepara o ambiente… Tenha uma marca que seja reconhecida por quem quer que veja uma fotografia sua.

3. Se transforme em uma autoridade na internet


O mundo digital é impressionante. A força e o alcance que ele tem nunca foram imaginados antes da era da internet. Por isso, abuse desse poder que temos com facilidade hoje e use ferramentas com muito potencial, como o blog, o Youtube e o Instagram.

As pessoas precisam de conhecimento, precisam de experiências reais, de dicas, de alguém que fale de igual para igual com elas. Por que não ser você? 

Monte canais de comunicação voltado para pessoas que assim como você querem ganhar dinheiro nessa área.

Estude, pesquise, viaje, inove, participe de seminários e workshops. “Meta as caras” e fotografe tudo que puder! Conte sobre as coisas que têm aprendido, as técnicas que tem usado, sobre a forma de atendimento ao cliente, sobre as experiências engraçadas, sobre como estipular um preço. Fale de tudo!

Além de você passar a ser visto como um especialista na área, poderá começar a gerar receita a partir da quantidade de acessos que seu blog e seu canal. Sem falar que também dá para ganhar dinheiro com fotografia no Instagram, por meio de patrocinadores, parceiros e vendas direta por lá de trabalhos.

Isso também servirá de um ótimo portfólio e abrirá oportunidades para fechar novos serviços.

4. Faça fotografia de parto


Outro segmento que tem sido muito procurado atualmente é a fotografia do parto, seja ele feito em hospital ou na casa da mãe de forma humanizada. 

É claro que para trabalhar nessa área você precisa ter uma sensibilidade incrível. Por isso, minha dica é que estude e pesquise a fundo o mundo da maternidade e que consuma conteúdo de grandes fotógrafos dessa área. 

5. Invista na fotografia de recém-nascidos


Quem é que não quer registrar seu filho que acabou de nascer em momentos fofos e divertidos? As fotos nessa época causam uma experiência gostosa e ficarão de lembrança para o resto da vida do seu bebê e é por isso que tem se tornado muito comum hoje em dia. 

Assim como no parte,  é importante criar um olhar sensível que consiga transmitir as emoções daquele presente dos céus para os papais. É interessante destacar que pessoas que trabalham com parto costumam trabalhar com recém nascidos também. 

Estude posições que sejam engraçadas, divertidas e formas de manuseio delicado e que não machuque o bebê. Eles são bem frágeis e é importante tomar todo o cuidado e ter uma assistência maior nesse trabalho.

Além da sua técnica você precisará investir em alguns cenários onde irá emoldurar a criança. O investimento não é alto e com boa imaginação dá para criar situações bonitas, delicadas e inovadoras. Esse tipo de fotografia precisa ser bem divulgada, principalmente com o uso das redes sociais.

6. Faça fotos para shows e eventos culturais


Além de ser possível ser fotógrafo fixo de um artista ou de um espetáculo, você também pode cobrir eventos culturais na sua região e vender as fotos para jornais, sites e até para os próprios artistas. 

Essa é uma área que tem uma demanda muito grande, mas também é concorrida. Por isso o seu primeiro objetivo deverá ser material de qualidade para apresentar e chamar a atenção dos seus futuros clientes. Apostar na divulgação desse material em uma rede social – principalmente Instagram e Twitter – pode dar muito certo. 

7. Seja um fotógrafo especializado em arquitetura e urbanismo


Como ganhar dinheiro com fotografia no Instagram

Outra área que tem uma necessidade constante de fotografias é a da arquitetura e urbanismo. Os profissionais precisam registrar seus projetos da melhor maneira possível para exibir no seu portfólio e é aí que entra a sua oportunidade. 

Se você se tornar um grande nome nesse mercado pode conseguir grandes clientes que precisarão do seu serviço mais de uma vez… Dependendo de como seja feito o acordo é possível firmar uma parceria por muitos anos. 

8. Ganhe dinheiro com fotos para comércio eletrônico


Os e-commerces estão com a força toda! A maioria dos empreendedores hoje em dia, está procurando formas de entrar no mundo virtual e os que estão começando a empreender agora pretendem fazer isso na internet.

O uso de sites e redes sociais para vender produtos é um sucesso e para chamar a atenção do que está sendo vendido é necessário ter fotos bem bonitas do material. 

Apesar da grande necessidade e do olhar dos gerentes dos negócios eletrônicos para isso, ainda são poucos os profissionais que se dedicam para esse tipo de serviço especificamente, o que faz dessa uma ótima oportunidade. 

Estude estratégias e treine para apresentar um portfólio chamativo para os seus futuros clientes.

9. Venda cópias das suas fotos, como quadros, pôsteres


Essa é uma das ideias para fotógrafos que mais gosto! Que tal vender a sua foto em outros formatos, como quadros e pôsteres? 

Cada dia que passa a gente está olhando mais para o nosso lar como um refúgio e queremos dar a nossa cara, deixá-lo do nosso jeito e a decoração tem sido o melhor caminho para isso. 

Produzir e disponibilizar fotografias de altíssima qualidade para esse fim pode ser uma excelente fonte de renda e o início de um negócio altamente lucrativo. 

A minha dica aqui é procurar por bons parceiros tanto no quesito impressão quanto no quesito molduras. Não adianta uma linda imagem entregue sem qualidade. 

10. Especialize-se em fotografia gastronômica


ideias de negócios com fotografia

O Brasil há alguns anos foi invadido por uma onda gastronômica que ainda está presente. Muita gente resolveu seguir seus instintos e dons e investir nessa área e isso tem muito a ver com os programas culinários de sucesso que foram criados. 

Somos ricos no segmento gastronômico e dentro disso surgiu a necessidade de olhos especializados em deixar as pessoas com água na boca somente por uma foto, seja para um site, uma revista, um perfil no Instagram, para um cardápio, para concursos ou até mesmo para premiações

11. Venda suas fotos online


Em muitas situações, como em sites de notícias, em agências de publicidade, é necessária a utilização de fotos para circular em campanhas. As fotos da internet que aparecem no Google, por exemplo, não podem ser utilizadas porque o autor não está sendo pago para isso. 

Existem, no entanto, sites especializados em oferecer fotos registradas para o consumidor. Você se inscreve no site, publica suas fotos e seu valor e o site colocará uma porcentagem em cima. Os dois saem ganhando.

Esse é um tipo de serviço muito comum feito por grandes empresas de comunicação e é uma área que você pode lucrar com a fotogratia tendo maior tranquilidade e fazendo de uma forma mais livre seus próprios horários.

É importante que você tenha seu próprio estilo de fotografia, para que chame a atenção do consumidor e se destaque em meio às outras. Procure um olhar diferente do comum, pense além do convencional e experimente várias técnicas e formas.

Existem vários sites que permitem que você ganhe dinheiro com a sua arte como:

  • Freepik;
  • Adobe Stock;
  • ShutterStock.

12. Dê aulas de fotografia


Muita gente gosta de fotografia, seja com o intuito de trabalhar ou por hobby. Essas pessoas precisam se orientação de quem já tem experiência na área para conhecer algumas técnicas e macetes que vão ajudar pelo caminho. 

Que tal você ser essa pessoa? Você tanto pode dar aulas individuais, como pode montar grupos para isso. O bacana é que não precisa ter um local para trabalhar, você pode fazer isso ao ar livre. 

13. Crie um curso online de fotografia


Ainda tem a ver com dar aulas de fotografia, mas com um poder de escala muito maior. Se eu te dissesse que é possível criar um curso tanto com vários vídeos, como em formato de e-book e vender para pessoas de todo o mundo? 

Hoje existem plataformas que te ajudam desde a criação do curso até a sua distribuição, como a Hotmart. Muita gente tem investido em profissionalização online e você pode se planejar e criar um curso incrível e ter excelentes resultados. 

O bacana disso é que você vai ter o trabalho de criação uma única vez e poderá vender milhares de vezes. 

14. Trabalhe com fotojornalismo


Outra área que tem bastante demanda é do jornalismo. Aqui você também pode trabalhar como contratado de um ou mais veículos, como pode ser autônomo e vender suas fotos para quem pagar melhor. 

15. Foque no setor de turismo e viagens


Você sabia que tem como ganhar dinheiro com fotografia de viagem? Parece brincadeira, mas não é! Existe um grande segmento que pode ser explorado e você tanto pode ser contratado de empresas da área, como agências de turismo e hotéis, como pode ser tornar uma autoridade no assunto e trabalhar por conta própria. 

O negócio aqui é deixar os destinos irresistíveis com suas fotos, sejam cidades ou estabelecimentos. 

Dicas finais para você viver da fotografia


Eu não podia te mostrar como ganhar dinheiro com fotografia com todas essas ideias, sem finalizar o texto te dando alguns conselhos:

  • Invista na sua especialização na área;
  • Compre equipamentos que permitam o bom trabalho, mas não queira investir mundos e fundos no início;
  • Trabalhe com amor;
  • E acredite em mim: O melhor momento para começar é agora!

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso na sua área. Um grande abraço e até o próximo!

Artigos interessantes

  • Produtos em consignação: Veja como começar revender sem precisar comprar nada Produtos em consignação: Veja como começar revender sem precisar comprar nada
  • Confira 9 coisas simples para vender e ganhar dinheiro. Você não vai acreditar como é fácil lucrar! Confira 9 coisas simples para vender e ganhar dinheiro. Você não vai acreditar como é fácil lucrar!
  • Descubra como ter acesso a Lista Vip de Fornecedores, com os melhores e mais baratos do mercado! Descubra como ter acesso a Lista Vip de Fornecedores, com os melhores e mais baratos do mercado!
  • Conheça 10 negócios com baixo investimento que dá para iniciar com apenas 500 Reais Conheça 10 negócios com baixo investimento que dá para iniciar com apenas 500 Reais
  • Veja 13 Máquinas lucrativas que estão ajudando muitas pessoas a sair da crise! Veja 13 Máquinas lucrativas que estão ajudando muitas pessoas a sair da crise!
  • Trabalho em casa com montagem de objetos! Entenda como isso funciona na prática. Trabalho em casa com montagem de objetos! Entenda como isso funciona na prática.

Arquivado em: Ideias de Negócios

Sobre Jéssica Trabuco

Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

  • Como montar uma assistência técnica de informática
  • Como montar uma empresa de digitalização de documentos
  • Como ser motorista do Uber
  • Como fazer brincos para vender
  • Como montar uma empresa de decoração de festas
  • Como montar uma empresa de empréstimos
  • Como montar uma vitrine
  • Como montar uma loja com pouco dinheiro
  • Cuscuz no pote para vender
  • 45 nomes para pousada
  • Sobre
  • Contato
  • Politica de privacidade

Categorias

  • Agronegócio
  • Como Vender
  • Cursos
  • Dúvidas de Negócios
  • Equipamentos e Acessórios
  • Faça e Venda
  • Fornecedores de Produtos
  • Franquias
  • Ideias de Negócios
  • Negócios Online
  • Nomes para Empresas
  • Notícias
  • Receitas para Vender

O Portal Montar um Negócio foi criado em 2012 com o objetivo de ajudar quem deseja abrir o primeiro negócio. Aqui compartilhamos ideias de negócios e muitas dicas úteis, sempre prezando pela qualidade.