Como ganhar dinheiro com baladas: 9 coisas importantes

Se você quer começar a trabalhar e ganhar dinheiro fazendo baladas precisa pensar em pelo menos nove pontos importantes:

  1. Como é o mercado da sua região;
  2. Qual público quer alcançar;
  3. Gestão;
  4. Onde será a festa e quando;
  5. Som e iluminação;
  6. Bebida e comida;
  7. Investir em um diferencial;
  8. Fazer uma boa divulgação;
  9. E segurança.

Nesse guia completo você vai entender um pouco mais sobre cada um desses itens para que seja possível adaptar essas informações de acordo com a sua realidade e tirar o seu projeto do papel e coloca-lo em ação.

A partir de agora é preciso pensar como uma empresa produtora de eventos.

Observe abaixo:

Conheça o mercado da região


Como ganhar dinheiro com baladas

Não tem como ganhar dinheiro com baladas sem saber como é que elas funcionam na sua região, então esse é o primeiro passo: Conheça e estude os seus concorrentes!

É bom entender quais são os lugares que estão bombando, o que as festas mais cheias têm de diferente das outras e principalmente o que o seu público costuma consumir.

Tudo isso vai te dar bagagem para construir as baladas que atinjam em cheio o segmento escolhido, ao mesmo tempo que vai te ajudar a evitar cometer erros desnecessários.

Pense em um público específico


Cada festa feita precisa ser destinada a um público específico, não tem jeito! Então antes de sair montando espaço e comprando bebida, pense: Para quem você vai fazer essa festa?

Isso precisa ser decidido baseado no mercado local e também no que você tem certa familiaridade e goste de trabalhar – esse fator influencia também no resultado do negócio.

A partir do momento que você sabe quem quer cativar com a sua balada é possível fazer todo o planejamento correto para alcançar isso.

Invista em capacitação profissional


A maioria das pessoas que quer trabalhar com festas são festeiras. Só que isso não é o que faz o projeto ter sucesso ou não. Você precisa de muito mais do que isso.

Um dos pontos que mais deixam a desejar é o da gestão do negócio. Toda balada precisa de um bom planejamento e de um cuidado maior com o funcionamento de todos os setores.

Isso pode ser aprendido com experiência, é claro, mas é muito melhor que você possa se capacitar para entrar na área.

Por isso a minha dica é que você procure por cursos profissionalizantes na área de produção de eventos. Eles te darão conhecimento técnico que te ajudará a conduzir suas festas da melhor maneira possível.

Dê toda atenção a pontos cruciais (Local, data, ingresso)


Depois de definir seu público e entender com anda o mercado por aí é hora de formar a tríade base do seu negócio: a localização, a data e o valor do ingresso.

  1. Localização: Precisa ser de fácil acesso para o seu público. Dê prioridade às regiões que eles estão mais acostumados a estar. É importante que tenha facilidade de transporte e que seja uma região segura;
  2. Data: Evite datas que tenham outros eventos grandes na região ou que seja em datas comemorativas muito especiais como Natal. Dê prioridade a finais de semana;
  3. Ingresso: Quanto seu público alvo está acostumado a pagar por uma balada? Não pode ser um preço muito alto, mas também é importante que arque com os seus custos. Coloque na ponta do lápis.

Som e iluminação precisam ser prioridade


Como é que você vai lucrar com uma balada que não tem um bom som e uma boa iluminação? Não dá! Dê prioridade a esses dois aspectos porque eles fazem total diferença na experiência do público.

Contrate e feche parceria com empresas que tenham experiência na área, que trabalhem com equipamento de qualidade e que sejam profissionais.

Empresas que cumprem prazos, chegam na hora e que apresentam projeto antecipadamente devem ser a sua preferência.

Procure também as opções de DJ que existe na cidade e quem sabe você não monta o seu próprio time de residentes na casa? Pode ser uma boa também!

Faça parceria com bons fornecedores de comida e bebida


ganhar dinheiro com baladas

Não tem como ganhar dinheiro com baladas só pensando no valor do ingresso. Uma boa parte do caixa vem do consumo de bebidas e comidas, por isso é preciso ser inteligente.

Faça parceria com fornecedores que ofereçam produtos de qualidade com baixo custo para que você tenha uma boa margem de lucro com a venda.

Outra boa estratégia é procurar por patrocínio de empresas desses segmentos. Elas costumam oferecer seus produtos por um valor muito mais em conta e em alguns casos elas nem cobram por eles.

Lembre-se também de adquirir uma quantidade que atenda às pessoas com fatura. Pior coisa é ir para uma festa onde a bebida acaba cedo.

Crie um diferencial


Ter bom som e boa bebida é praticamente a obrigação de quem trabalha com balada. Isso por si só não vai chamar a atenção do seu público ou deixa-lo apaixonado pelo seu evento.

É por isso que você precisa pensar em diferenciais!

Pode ser distribuição de alguns acessórios, serviço de fotos instantâneas, brinquedos como fliperamas, sinuca, máquina de espuma, temáticas especiais, espaço para tatuagem por um preço baixo e qualquer outra coisa que o seu público se interesse.

Ter esse tipo de preocupação vai elevar a sua festa a outro nível e transformar o seu público em um grupo de fieis.

Invista muito na divulgação


Se a divulgação é alma de um negócio normal, tenha certeza que no caso de uma balada é também coração, mente e corpo!

A divulgação, principalmente pela internet, vai ajudar o seu evento a ficar lotado e é por isso que ela precisa ser pesada.

Além de postar imagens bonitas com as informações do evento, faça parceria com promoters para divulgação, além da criação de alguns sorteios.

Também vale a pena apostar em meios tradicionais, como as campanhas de panfletagem em lugares onde seu público alvo está.

Acredito que esse aqui é um dos fatores mais decisivos para você ganhar dinheiro trabalhando com baladas, então dê uma atenção mais do que especial.

Cuidado com a segurança


Independente se o evento é para 50 ou 5.000 pessoas, todo mundo precisa entrar e sair com segurança, sem exposição a perigos.

Por isso você precisa se atentar às recomendações dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Por mais burocráticos que pareçam esses cuidados, siga à risca. A vida de todas essas pessoas está na sua mão.

Fature muito com baladas!


Agora é colocar todas essas dicas em prática e começar a trabalhar e ganhar dinheiro fazendo baladas aí na sua cidade.

Não fique esperando, comece o quanto antes!

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso.

Um abraço e até o próximo artigo.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário