Como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram?

Publicado por Lidia Massari em 27 de abril de 2023

Aquele amontoado de coisas faz você pensar cada dia mais em como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram? Como fazer isso com estratégia?

Pessoas habituadas a navegar com facilidade no universo digital podem achar esse tema bastante maçante. Afinal, qual seria a dificuldade, né? Em contrapartida, eu vejo muita gente sem experiência e intimidade alguma com o meio online.

Foi pensando na dor destas pessoas que eu montei o Guia definitivo para montar bazar online. Se você faz parte desse grupo, sua hora de aprender chegou!

Como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram: aprenda a mesclar as estratégias

Através do bazar você encontra uma das melhores “janelas” para vender coisas usadas, todos já fizeram ou participaram de bazar. Não sei dizer o motivo do sucesso, talvez pelo preço atrativo ou porque as pessoas amam esse modelo de venda.

No entanto, a verdade é que hoje você não vê um bazar físico, ninguém mais faz isso, concorda? Não é para menos, já que a internet está aí para todos buscarem uma grana extra. Basta ter um pequeno direcionamento para isso, é isso que você quer?

O melhor da história toda é a possibilidade de vender praticamente tudo, desde que você identifique as oportunidades. Além é claro, de entregar qualidade, não adianta querer vender eletrônico quebrado, você há de concordar comigo né?

Considerando o abismo entre conseguir vender e saber vender online, é aqui que eu entro.

1. Você já trabalhou a estratégia central do negócio?

Tem dias que eu me acho muito “papagaio de pirata”, já ouviu a expressão? Significa alguém que fala muito, e digo isso porque fico repetindo que o brasileiro não tem jeito.

Ao mesmo tempo que ele tem uma força de vontade enorme, ele peca pela ansiedade e falta de preparo. E a dificuldade para montar um bazar prova isso. Às vezes a pessoa tem uma ótima ideia, mas acaba atropelando o planejamento.

Então, o primeiro passo para estabelecer um negócio online, principalmente usando canais tão amplos como WhatsApp e Instagram, é planejar. De forma concisa, dá uma olhada a que eu me refiro com planejamento:

  1. Defina o objetivo do seu bazar e da venda.
  2. Compreenda o público-alvo ideal, pense como se fosse para você.
  3. Estabeleça com precisão todos os produtos que serão vendidos.
  4. Crie uma faixa de preço razoável e embasada por pesquisas.
  5. Veja qual formato de bazar você quer atribuir ao WhatsApp e Instagram.

Você terá mais assertividade para montar a estrutura comercial somente a partir destas questões simples.

2. Quais os melhores produtos para vender em bazar online?

O que seria de um bom bazar sem os produtos certos, correto? “Mas existe produto errado?”. Não existe esse negócio de produto ruim para vender. Meu avô dizia: “quando você aprende a vender, você encontra comprador até para avião caindo”.

É a pura verdade isso, mas existe uma ressalva nessa realidade. Para vender algo, você tem que encontrar a pessoa certa e disposta a comprar. Nesse contexto, obviamente que existem produtos bem mais fáceis de vender do que outros, é fato.

Por exemplo, o que você acredita ser mais fácil: saber como vender roupas usadas no WhatsApp ou moedas da Olímpiadas? Evidentemente que o público para roupas é maior e mais sedento em gastar.

A lista a seguir reflete de forma genérica uma ordem interessante da relevância de alguns itens, dá uma conferida:

  1. Roupas ocupam o primeiro lugar sempre.
  2. Calçados em bom estado mal ficam na prateleira virtual.
  3. Acessórios seguem atrás, destaco brincos, anéis, colares e pulseiras.
  4. Produtos artesanais bem-feitos têm alta procura no mercado.
  5. Artigos de decoração sempre encontram um novo lar e com rapidez.
  6. Discos de vinil têm uma legião de fãs atrás das raridades.

Portanto, o ideal é olhar tudo que você tem disponível para vender antes de pensar como gastar o dinheiro, certo?

3. O Instagram entra em cena como a sua vitrine online

No título do conteúdo você pode perceber ali “WhatsApp ou Instagram”, né? Mas isso não condiz com a realidade da coisa. Isso porque você não precisa escolher entre um e outro, pelo contrário.

A alternativa mais eficaz, financeiramente falando, é colocar um canal para trabalhar em conjunto com o outro. Porém, essa estratégia você só verá ao final do conteúdo, porque ainda tenho muita coisa para compartilhar com você.

Dito isso, vamos primeiro ao Instagram. Essa é uma das redes sociais onde o pessoal mais sonha em ganhar com 1 milhão de seguidores. No entanto, atingir essa marca demanda tempo, e o foco é vender a “entulheira” parada.

Nesse contexto, o Instagram é a vitrine perfeita para você apresentar a mercadoria aos clientes:

  • Primeiramente, crie um perfil profissional e comercial.
  • Em seguida, configure até ter uma conta bem visual.
  • Invista tempo em levantar seguidores, patrocinar pode ser uma boa.
  • Não importa o produto vendido, tire boas fotos do item.
  • Além disso, elabore uma descrição convincente.
  • Se for possível, crie uma pequena história para cada produto.
  • Mantenha constância nas publicações e impulsione quando possível.

Uma dica pessoal é trabalhar a arte visual de algumas imagens comerciais, de maneira a chamar atenção do público.

4. É essencial catalogar todos os produtos da sua loja

como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram

Apesar de parecer trivial, quanto mais organizado estiver seu bazar online, maior será a compreensão do público. Assim, a tomada de decisão se torna mais consciente e vantajosa para o consumidor.

Nesse momento, o Instagram consegue ser bastante visual, por motivos óbvios. Mas ainda assim crie um feed de publicações clean e dê destaque ao que importa, os produtos.

Por outro lado, no WhatsApp dá para transformar a sua conta de usuário em “Negócio” ou “Business”. Essa opção fica lá na parte de configurações, localize a opção “Configurações da Empresa”.

Feito isso, você conseguirá organizar tudo como num catálogo padronizado e todos vão encontrar os produtos com mais assertividade. Ah, não vai esquecer de colocar preço nas coisas hein?

5. Quanto mais fácil for pagar, mais o cliente vai comprar!

Você fez tudo certinho, seus canais estão montados, configurados e ativos. Numa tarde despretensiosa, ao checar o e-mail do bazar você quase não acredita, uma venda foi feita. De supetão você corre para a plataforma de gerenciamento.

Contudo, ao chegar lá dá de cara com uma venda não concluída, motivo? O cliente não conseguiu pagar por boleto bancário. Esse é apenas um exemplo, mas que acontece todos os dias com inúmeros empreendedores.

Assim sendo, minha sugestão é oferecer todos os formatos possíveis de recebimento, como:

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Transferência bancária
  • Boleto
  • PIX

A única forma de pagamento que eu não recomendo é o temido cheque, esse sim tem tudo para ser um grande calote [risos].

Atualmente dá para oferecer segurança aos clientes, experimente usar uma Plataforma de Pagamento Online, especialmente para cartão de crédito.

Outra alternativa para facilitar o pagamento dos clientes é a divulgação de promoções e descontos. Estude maneiras de instigar mais vendas com uma boa promoção, a pessoa vai pagar rindo!

DICA ESTRATÉGICA BÔNUS: aprenda como integrar WhatsApp e Instagram para uma central comercial eficiente

Para você que me acompanhou até aqui, tenho uma surpresa inacreditável e pouco aproveitada no mercado. Ao invés de usar WhatsApp e Instagram de maneira individualizada, e se você trabalhar na integração de ambos os canais?

No meio corporativo, essa estratégia é chamada de Omnichannel. Ela consiste em integrar canais de vendas, comunicação, SACs, entre outros.

O objetivo é facilitar a navegação, aquisição, pagamento e solução de problemas do cliente, tudo através de um único processo. Obviamente que integrar apenas WhatsApp e Instagram não caracteriza Omnichannel, mas segue a vertente.

Como resultado, sua estrutura comercial fica da seguinte maneira:

  1. Instagram: a rede social é somente uma vitrine comercial. Desse modo, você otimiza a experiência de busca e visualização do produto. Caso ele se interesse por algo, a venda é externa.
  2. WhatsApp: nesse momento, ele é redirecionado para o WhatsApp e todo o trâmite da negociação é via WhatsApp. Tudo de maneira centralizada, prática, eficiente e segura.

Para ter acesso a isso, você precisa do WhatsApp Business API. Essa é uma ferramenta que faz a ponte que eu acabei de descrever. Eu deixarei um vídeo bem bacana a seguir, dá uma conferida depois:

Saber como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram é o caminho para vender sempre mais

Gostou de aprender um pouquinho sobre como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram? E quanto à integração das plataformas, você acha uma ideia viável ou vai exigir muito?

O recomendado mesmo é experimentar diferentes modelos de atuação até encontrar aquele perfeito para você, combinado? Espero muito que tenha gostado das minhas, aproveite e compartilhe nas redes sociais, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário