Como fazer salame para vender: Receita e dicas para faturar!

Publicado por Jéssica Trabuco em 13 de novembro de 2019

Para fazer salame para vender, o primeiro passo é escolher as carnes que você vai usar! O ideal é misturar carne de boi e de porco, a peça inteira mesmo, não precisam ser retalhos como faz a indústria.

Corte e misture as carnes em cubos com o sal, temperos de sua preferência e gordura de animal. É muito importante que a gordura represente menos de 30% do peso final do salame, ok?

Depois de misturar tudo você deve colocar no moedor com o bico de ensacar e a tripa. Existe uma dica bem bacana: Antes de fechar você pode acrescentar um pouco de vinho ou ácido cítrico.

Depois da tripa fechada é hora de passar para os processos de incubação e cura (que vou explicar mais abaixo). O tempo certo para ficar pronto é você que vai decidir.

Entenda o que é a incubação


como fazer salame artesanal para vender

Depois de fechar o seu salame é preciso que ele fica em um lugar escuro, com temperatura média de 25°C e umidade de 80%.

As opções para isso são:

  • Adega eletrônica climatizada;
  • Quarto fechado e úmido;
  • Utilização de ar condicionado e/ou umidificador de ar.

Esse processo de incubação dura dois dias.

Leia também: Como montar uma fábrica de embutidos e defumados

A cura


Não tem como fazer salame para vender sem a parte da cura.

Esse processo é feito para reduzir a quantidade de água da carne aos poucos, com a utilização do sal. É preciso ir salgando a carne, aos poucos para que o resultado final do produto seja gostoso.

Se a carne for salgada demais o processo de cura será bem rápido, mas o salame não ficará tão bom. Você vai precisar de equilíbrio entre a quantidade de sal, paciência e temperatura controlada.

A cura precisa ser feita em temperatura de 15°C e em um ambiente com pouca umidade. O processo pode durar de 20 semanas a mais de um ano e pode acontecer na parte seca de uma geladeira.

Para vender salame é preciso usar sal de cura!

Quando a gente faz salame para comer em casa dá para usar o sal normal, não tem problema! Só que a partir do momento que o objetivo é vender salame você precisa utilizar o sal de cura.

Ele é um sal que possui nitrito e nitrato de sódio e serve não só para dar sabor, mas para combater possíveis bactérias e prevenir o ranço da gordura.

Os tipos de tripa para a produção do salame


Na produção de salame artesanal a escolha da tripa é muito pessoal, mas existem alguns pontos que podem ser considerados.

Por exemplo, se você vai começar agora o seu negócio o ideal é que use tripas mais finas. Elas vão ajudar para que o processo de secagem seja muito mais rápido.

Tirando esse detalhe, você terá que escolher entre as tripas naturais e as de colágeno:

  • Tripas de colágeno: Apesar de não ser comestível e ter o trabalho de retirar antes do consumo, ela é higiênica e acaba sendo mais prática também.
  • Tripas naturais de porco ou boi: Costumam ser mais finas, mas exigem um cuidado maior no preparo. É preciso retirar todo o sal de conserva que vem nelas, então enxágue bem.

Receita de salame artesanal para vender


como fazer salame para vender

Como o salame pode ser feito com diferentes tipos de carne e temperos, eu resolvi trazer para você uma receita de salame do pessoal da charcutaria.org para te inspirar. Esse daqui foi feito em geladeira.

Observe abaixo:

Ingredientes

  • 1 kg de Pernil;
  • 20g de sal;
  • 2g de pimenta do reino;
  • 1g de gengibre em pó;
  • 1 g de noz moscada em pó;
  • 4g de alho desidratado;
  • 2g de erva doce;
  • 2,5g de sal de cura;
  • 2,5g de antioxidante/fixador;
  • 20g de vinho tinto.

Modo de preparo

Corte a carne e a gordura bem fininhos – ou se preferir moa em um disco fino. Depois é só misturar todos os ingredientes restantes até que vire uma massa pegajosa. Continue mexendo com as mãos por uns dois minutos.

Depois é preciso embutir essa carne na tripa da sua preferência, com calibre entre 45 e 60 mm. Use um alfinete ou uma agulha para fazer pequenos furos para remover ar do salame.

Agora é hora de levar para a geladeira. Como ela é muito seca, o ideal é construir um ambiente adaptado.

O pessoal da charcutaria.org criou uma caixa plástica adaptada com uma ventoinha para criar o ambiente perfeito, com ventilação ideal e umidade elevada. A temperatura da geladeira fica entre 4 e 6°C.

Você vai deixar os eu salame pendurado dentro dessa caixa o tempo necessário para que ele tenha perdido de 35 a 40% do peso inicial.

Pronto! Depois de chegar nesse ponto ele estará perfeito para venda e consumo.

Dicas que vão te ajudar a vender muito!


Conhecer a produção é a base para o seu negócio, mas para ganhar dinheiro vendendo salame é preciso ir muito além disso!

Eu trouxe algumas dicas que são simples, práticas e podem ser colocadas em ação hoje mesmo, que vão ajudar você a conquistar cada vez mais clientes e fazer o seu negócio se transformar em um sucesso.

Analise cada uma delas de acordo com os seus planos e comece a executar:

1. Use os melhores ingredientes

Se a sua ideia é investir na produção de salame para vender, precisa se preocupar ainda mais com a qualidade do que vai oferecer aos seus clientes.

Por isso, além de receitas criativas, você precisa investir é na compra de produtos que tenham uma excelente qualidade! Os ingredientes precisam ser bons, caso contrário o seu salame não terá um bom gosto – não importa se seguir o processo correto.

Lembre-se também que o custo da aquisição desses produtos não pode ser alto, senão não haverá lucro na hora da venda.

O ideal é procurar por distribuidores ou mercados atacadistas, assim você tem mais opções e preços muito abaixo do que a gente encontra no mercado normal.

2. Crie receitas o tempo inteiro

receita de salame para vender

Outra questão fundamental para atrair os seus clientes é a receita utilizada. Faça testes, misture ingredientes e sabores e crie um cardápio irresistível.

Para essa etapa você precisa arriscar e praticar, não existe outro caminho. Então vá testando, experimente salames diferentes e crie suas próprias receitas.

3. Escolha como quer trabalhar

Já tem o melhor produto do mundo para oferecer? Ótimo! Agora é hora de pensar na venda de salame em si.

Existem basicamente dois caminhos que você pode seguir e é importante optar pelo que vai te dar maior conforto e te ajudar a chegar mais próximo dos seus objetivos. Também é importante avaliar a sua capacidade de produção para investir no que pode entregar.

Observe:

– Vender direto ao consumidor

Nessa forma de trabalhar com salame você vai produzir e vender diretamente para quem vai comer. Isso pode ser feito para as pessoas que já conhece de forma direta, utilizando o boca a boca e até de porta em porta.

Outra maneira é abrindo um espaço para venda, pode ser uma boutique ou até mesmo uma loja de defumados.

Lembre-se também das possibilidades que o mundo da internet nos trouxe. É possível montar o seu próprio site, vender por meio das redes sociais (como o Instagram), publicar anúncios em grupos de venda do Facebook e também sites de venda como OLX e Mercado Livre.

– Vender para estabelecimentos

Já essa alternativa acaba sendo em maior escala. Aqui você vai procurar por estabelecimentos parceiros para venderem seu produto. Eles tanto podem comprar e vender pelo preço que quiserem, como podem vender por consignação, ganhando uma comissão.

O bacana dessa possibilidade é que você tem chance de conseguir muitos pedidos com poucos clientes.

Mercadinho, restaurantes, boutiques, açougues, bistrôs, cafeterias… São tantas as possibilidades de negócios que podem ter interesse no seu produto.

Comece fazendo uma lista dos que estão mais próximos, entre em contato para marcar uma região, ofereça o seu produto e feche uma parceria.

Lembre-se também que nesse caso o produto precisa ser vendido com um valor mais baixo, mas você acaba ganhando na quantidade.

4. Se torne um especialista do seu produto

Independente da forma de atuação que escolher para o seu negócio, uma coisa é fundamental: Você precisa ser especialista no que faz!

A partir do momento que o cliente percebe que você entende realmente do produto e conhece todos os estágios de produção, os materiais usados e o cuidado no passo a passo, você ganha credibilidade e a venda fica muito mais fácil.

Então eu te aconselho a investir em cursos, em eventos e tudo o mais que puder sobre a área.

Leia também: Como montar uma fábrica de linguiça

Comece a sua produção!


Não tem como fazer salame para vender se você não der o primeiro passo e colocar tudo que aprendeu em prática.

Você tem tudo nas suas mãos para ter sucesso e ganhar dinheiro, corra atrás!

Eu desejo muito sucesso e sorte para você.

Caso você queira, aproveite e veja também o artigo mostrando onde comprar salame para revender. São fornecedores que produzem e vendem no atacado.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • O salame já esta pronto .
    Eu fatio as peças e fatio porções de 50gr e embalo a vacuo pra vender .
    Está acontecendo que ele está perdendo a cor . Ficando meio marrom.
    Como devo fazer pra corrigir esse problema ?
    Desde já agradeço.

Deixe o seu comentário