Como fazer pururuca para vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de julho de 2021

Para fazer pururuca para vender você vai precisar basicamente do óleo, da pele de porco e dos equipamentos e utensílios. Com um investimento inicial de R$150 dá para comprar os materiais e montar um estoque com cerca de 250 pacotinhos.

Abaixo vou te apresentar o modo de preparo clássico e trazer algumas dicas para você conseguir lucrar bastante com esse produto. Confira:

Receita de pururuca comum


Como fazer pururuca para vender

Para fazer pururuca salgadinho só é necessário comprar o saco de pele lisa ou listrada com algum fornecedor e partir para fritar.

Veja o passo a passo abaixo:

Ingredientes

  • Pele de trigo industrializada;
  • Óleo de cozinha;
  • Sal (a gosto).

Modo de preparo

  • Em um tacho esmaltado ou fritadeira, acrescente óleo até cobrir a panela quase toda;
  • Espere o óleo atingir a temperatura de 200ºC a 250ºC para garantir que a pururuca irá fritar de forma uniforme (adquira termômetro para te auxiliar);
  • Pegue uma mão da pele e jogue no óleo;
  • Quando as pururucas subirem para a superfície enrugadas, mexa um pouco para que elas fritem todos os lados;
  • Retire com o auxílio de uma escumadeira e transfira para um recipiente grande com papel absorvente no fundo (para retirar o máximo de óleo possível);
  • Aguarde ficar bem sequinho e embale para vender.

[Receita retirada do canal Receitas do Noca]

Tempere sua pururuca ou venda adicionais


Fazer pele para vender é um processo muito simples e você pode usar a criatividade para agregar mais valor a essa proposta e elevar ainda mais a experiência gastronômica dos seus clientes. 

Além do sal que pode ser adicionado no preparo de forma opcional, você pode utilizar temperos secos como pimenta calabresa, páprica, cominho, limão desidratado em pó e cúrcuma. 

A ideia é testar algumas combinações e ver o que tem maior aprovação aí na sua região.

Outra dica excelente é apostar na comercialização de molhos adicionais. A mostarda, maionese e ketchup já costumam vir como acompanhamento, grudado nos saquinhos na parte externa com um durex. 

Então, para se destacar, dá para fazer um molho de queijo, de pimenta ou um molho mais gourmetizado, o importante é usar a criatividade sem limites e fazer testes. 

Escolha o tipo de pururuca que vai comercializar


As peles comercializadas no mercado variam em relação ao tamanho e à cor. As pururucas mais apreciadas e bem aceitas são as listradas, mas você pode usar as lisas e trazer um sabor um pouco diferente para apresentar para a galera. No final das contas, isso não vai fazer tanta diferença.

Agora, a escolha do tamanho da pururuca é super importante, já que as de tamanho menor acabam preenchendo os saquinhos de forma mais lenta, sendo necessário utilizar mais unidades do que as de tamanho maior. 

Para saber o que vale mais a pena, é interessante comprar dois pacotes de 10 kg, fritar e empacotar, para entender melhor o que traz um melhor rendimento e chances de lucratividade. 

Defina qual vai ser a sua embalagem


Você pode apostar no salgadinho pururuca para fritar na hora e servir em cumbucas e travessas para o cliente comer, mas a principal forma de comercializar esse produto é fritando, empacotado em embalagens apropriadas e saindo para comercializar nas ruas ao longo do mês.

A embalagem precisa ter boa vedação e os saquinhos plásticos são os mais abraçados. Dá para colocar a pururuca e fazer um nó bem firme para vedar ou apostar no uso da vela para fazer uma vedação diferenciada. 

O importante mesmo é se atentar para que o interior do saco não fique com nenhum resquício de ar, porque isso deixa o produto borrachudo e reduz a meia vida dele. 

Disponibilize etiquetas informativas na embalagem

Quando você fecha negócio com uma distribuidora de pururuca ou fábrica para comprar suas peles em maiores quantidades, a validade disponibilizada costuma ser de um ano e muitos vendedores repassam isso com os produtos já fritos. 

Tenha muito cuidado ao decidir disponibilizar essa validade prolongada, porque além do seu produto precisar manter a crocância e o sabor, grande parte das propriedades originais se perdem quando ele é submetido a temperaturas altas por um determinado período e isso impacta diretamente na meia vida dele. 

Portanto, o indicado é que as produções caseiras disponibilizem um mês de validade a partir da data de fabricação. 

Além disso, é interessante informar na etiqueta os valores energéticos do alimento e ingredientes utilizados (para auxiliar quem segue dietas balanceadas ou restritivas).

Corra atrás de bons fornecedores


receita de pururuca fácil

Encontrar fornecedores de pururuca para fritar não é uma tarefa muito difícil, já que a composição e forma de preparo da pele é quase igual em todas as empresas. 

A grande sacada é conseguir adquirir o saco por preços acessíveis para conseguir estabelecer uma boa lucratividade no seu negócio.

Abaixo trago duas empresas para te ajudar a iniciar seu orçamento:

Du-Bom

  • Site: https://www.dubompellets.com.br/
  • Telefone: (11) 98982-0323
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua Fonte da Espinheira, 00 – Jardim Aricanduva, São Paulo – SP

Casas Pedro

  • Site: https://www.casaspedro.com.br/
  • Telefone: (21) 3861-9040
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Avenida Olegário Maciel, 554 – Loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Lembre-se que esses fornecedores não têm qualquer tipo de relação comigo e com o site, portanto, dê uma pesquisada na reputação antes de firmar parceria.

Inove seu produto para atrair mais clientes


A maioria dos comerciantes que atuam no mercado com esse produto fazem a compra da pele com os fornecedores e só fritam e embalam. 

Já pensou se você tivesse um produto completamente artesanal e pudesse disponibilizar para os clientes um formato gigante da pururuca? 

Veja abaixo uma receita de pururuca de leite

Você pode fazer por aí pela sua região para ver a aceitação e atração de novos clientes.

Ingredientes

  • 200 ml de leite;
  • 250g de polvilho doce;
  • 1 ovo inteiro;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  • Misture todos os temperos em um bowl ou no liquidificador;
  • Quando estiver homogêneo ligue o fogo e deixe uma frigideira aquecendo;
  • acrescente um pouco do líquido e distribua (como se fosse fazer uma massa de panqueca);
  • Repita isso até finalizar a massa;
  • Transfira tudo para uma assadeira e deixe secar no sol por cerca de uma hora;
  • Coloque óleo em um tacho e aqueça bastante e jogue sua massa;
  • Vá jogando óleo por cima para fritar de forma homogênea;
  • Retire o excesso de óleo e embale como quiser.

[Receita retirada do canal Mara Caprio Culinária e Dicas]

Atenção: O tamanho da sua frigideira irá definir o tamanho que sua pururuca vai ficar e você pode usar frigideiras variadas para trazer maior variedade de produtos. 

Inclusive nas pururucas gigantes você consegue colocar recheio de queijo, bacon e muitos outros. 

Leia também: Como fazer torresmo de bar

Faça já as suas e comece a vender!


Agora que você já sabe como fazer pururuca para vender e teve acesso a dicas fundamentais para fazer seu negócio começar a funcionar, o que está esperando para pôr a mão na massa?

Espero que o artigo tenha te ajudado e que com alguns testes você consiga definir um produto crocante, saboroso e de qualidade para vender aí na sua região.

Estou torcendo para tudo dar certo!

Abraços!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

Deixe o seu comentário