Já se perguntou como é feito o açúcar? Porque eu vou te explicar exatamente o passo a passo e todos os processos para que isso aconteça.
A gente tem uma sessão inteira aqui no blog voltada para isso porque percebemos o quanto é comum a gente não saber de onde vem tantas coisas que estão presentes no nosso dia a dia.
O açúcar é uma dessas coisas. Acredito que boa parte das pessoas sabem que ele é um dos produtos derivados da cana, mas e como ele é retirado dela? Isso eu tenho certeza que quase ninguém sabe.
É por isso que estou aqui! Fui atrás da informação e vou te apresentar da forma mais clara possível. Meu objetivo é que a gente vá aprendendo essas coisas sem precisar ter um dicionário do lado para entender.
O que acha? Fica comigo e aprenda como é feito o açúcar! Quem sabe isso não te inspirar a ter a sua própria fabricação?
Vamos lá!
Como é feito o açúcar: Três passos básicos para o cristal!
O açúcar mais comum é o cristal e ele é a base para todos os outros. Por isso vamos começar explicando como é que ele é fabricado.
São três passos simples:
1. Colheita da cana para preparar o açúcar
O primeiro passo é pegar a matéria prima e para isso você tem que ter uma plantação de cana de açúcar ou um fornecedor de confiança e da sua qualidade.
2. Preparação da cana
Depois de colher a cana é hora de preparar ela para a produção do açúcar. Ela vai ter que ser lavada, picada e desfibrada. Depois desses processos ela vai para a área de extração do caldo – que é feita por meio de moendas. Esse caldo é todo peneirado.
3. Purificação
Aqui você vai perceber como é feito o açúcar cristal de uma forma mais prática. O caldo que foi coado no último processo vai ser aquecido e levado para separadores onde terão suas impurezas absorvidas.
Depois disso ele vai ficar bem claro. A partir daí vai para o processo de vaporização, onde se transformará em xarope.
Depois ele vai para uma área de concentração e cozimento que resultará em uma mistura de cristais de mel.
Depois de terem passado por isso, os cristais vão ser encaminhados para centrífugas que o separam do mel. Por último eles serão secados com ar quente.
Pronto! Você já sabe como o açúcar cristal é feito!
Como é feito o açúcar refinado: Quatro passos
Como você sabe, existem variações diferentes do açúcar e eu quero te apresentar pelo menos as que são mais conhecidas por aqui.
Em algumas regiões, principalmente no Sudeste, o açúcar refinado é mais utilizado que o cristal e aqui embaixo você vai conhecer os quatro processos da sua produção:
Dissolução e purificação
O primeiro passo é pegar o açúcar cristal e dissolver em água. Depois disso essa solução vai se submeter de novo a purificação, que vai gerar uma calda para os próximos passos.
Evaporação e solidificação
Essa calda precisará passar por um processo de aquecimento até um ponto chave. Depois ela será levada para batedeiras que a transformarão em uma espécie de massa úmida e quente.
Secagem e resfriamento
O açúcar deverá ser levado para secadores que passarão ar quente e frio.
Peneiramento
Por último o açúcar deverá ser peneirado para obter uniformidade e aquela estrutura mais fina que a gente já conhece. Ah! Uma coisa interessante é que o açúcar de confeiteiro é a parte mais fina desse açúcar daqui.
Como se faz o açúcar light?
Essa aqui, eu confesso, é uma dúvida muito pessoal. Sempre achei curioso isso de açúcar light, você não? Foi por isso que também fui atrás.
Aproveitei o embalo para saber como é feito o açúcar light e confesso que fiquei surpresa com a resposta.
O processo é exatamente o mesmo da produção do refinado que eu acabei de colocar aqui em cima. A única diferença é que no final do processo é adicionado sucralose, que é uma espécie de adoçante sintético.
Ela é utilizada no lugar dos adoçantes mais comuns e é derivada da sacarose. Tem capacidade de adoçar até 600 mais do que um adoçante comum.
Agora você já sabe como é!
Espero que o artigo tenha ficado claro e fácil de entender para você. Em um só texto deu para saber como é feito o açúcar cristal, o refinado e até o light.
Continua acompanhando a gente por aqui que logo mais traremos mais curiosidades.
Um abraço e até o próximo artigo!
Deixe um comentário