Como dar aulas particulares: 8 passos para começar!

Para começar a dar aulas particulares é preciso definir o nicho que vai trabalhar e fazer um planejamento de método. Além disso, você vai precisar escolher o formato da aula, divulgar seus serviços e se preparar com antecedência para cada aluno.

Abaixo eu trouxe os oito pontos que considero mais importantes para você começar a trabalhar com isso. Observe:

1. Defina o que vai ensinar


Como dar aulas particulares

No que você é bom? Tem muita gente que acha que só professor formado é quem pode dar aula particular, mas não é assim.

Se você for fluente em uma língua, se for muito bom em uma área profissional ou até mesmo em uma matéria específica de colégio ou faculdade, é possível sim começar a dar aula. Pois então pense: No que você é realmente muito bom a ponto de alguém pagar para ter acesso ao seu conteúdo?

Essa é a primeira coisa que você precisa definir porque a partir disso todo o restante será estabelecido.

2. Escolha o público alvo


Digamos que você vai dar aula de inglês. Isso não significa que vai atender a todo tipo de público, apesar de ter muitas pessoas que fazem isso.  A melhor maneira de ter bons resultados é apostando em um segmento.

Por exemplo: Você pode focar no inglês para adultos que querem viajar ou talvez possa trabalhar somente com crianças novinhas que os pais querem que sejam fluentes.

A partir do momento que você estabelece o público, fica fácil criar as melhores metodologias.

3. Faça o planejamento da sua metodologia


O planejamento só pode ser feito a partir do momento que você define dois pontos importantes da área que vai dar aula:

Currículo

Se você vai dar a aula de inglês, nesse momento aqui vai colocar no papel tudo que o aluno vai aprender ao longo do tempo. Todos os assuntos e temas que são fundamentais e que você vai passar durante as aulas.

Isso deve ser feito de acordo com os níveis de dificuldade para o aprendizado. Não adianta nas primeiras aulas ensinar questões complexas. É preciso seguir uma ordem para a evolução do aluno.

Método

Você já sabendo quais são os assuntos, é hora de pensar nos exercícios que vai passar, nos exemplos que pode usar para explicar melhor, em filmes, livros e imagens que podem contribuir e até nas perguntas que vai fazer.

Saber o assunto por si só não vai garantir que o seu aluno tenha um bom aprendizado. É preciso ter um controle do que será passado e como.

4. Escolha onde vai dar as aulas particulares


Existem pelo menos duas formas de dar aula particular:

Presencialmente

Pode ser na sua casa, na casa do aluno, em um local neutro ou até mesmo em uma sala comercial (caso você tenha).

A vantagem da aula presencial é que a metodologia acaba sendo mais personalizada e com o olho no olho pode ser mais fácil do aluno tirar dúvidas e ter o entendimento real sobre o conteúdo passado.

O ruim é que ao dar aula presencial o seu alcance fica bem reduzido.

Online

como dar aula de reforço

Apesar de ainda não se 100% no sentido de método e resultado, a aula online funciona bem para muitas pessoas e pode ser uma alternativa interessante para o seu trabalho.

Dessa forma você não fica limitado. É possível dar aula para um grupo de pessoas ao mesmo tempo e você ainda pode ter alunos do outro lado do mundo.

5. Faça a divulgação


Todo esse cuidado e preparo só vão servir se você conseguir alunos e é por isso que a divulgação é tão importante! Então busque alguma forma de anunciar suas aulas particulares, pois só assim é possível se destacar no mercado.

Existem várias maneiras para atrair alunos para suas aulas:

Boca a boca

O primeiro passo é falar com todo mundo que puder sobre as suas aulas. Comece com as pessoas da sua família, seus amigos, vizinhos… Todos!

Dependendo da sua área de atuação você pode até oferecer para algumas dessas pessoas uma aula experimental totalmente grátis. Isso pode incentivar que elas invistam nisso.

Indicação

Sabe as pessoas que você avisou do seu trabalho? Então! Ofereça a elas uma comissão por cada indicação que fizerem de alunos para o seu negócio. Pode ser em dinheiro mesmo ou em desconto para aula.

Marketing de conteúdo

Essa é uma técnica que consiste basicamente em produzir conteúdo de qualidade sobre o nicho que resolveu trabalhar e solucionar, por meio deles, os problemas do seu público alvo.

Isso vai te dar credibilidade, vai te transformar em uma referência no assunto, te dará uma audiência e isso, por sua vez, significa novos alunos.

Para conseguir isso você precisa se organizar e estar presente em vários meios digitais poderosos: site, Youtube, Instagram. Utilize essas três plataformas juntas ao seu favor.

É um trabalho de formiguinha e a longo prazo, mas tem os melhores resultados e consistência.

Faça anúncios em marketplaces

Essa é uma opção simples para conquistar alunos, mas que dá resultado. Sabe o Mercado Livre? Pois então! Faça anúncios das suas aulas por lá e em todo site desse tipo que encontrar.

Muita gente procura por esse tipo de coisa e é mais fácil te encontrar se tiver anunciado nesses locais.

Seja detalhista na descrição do serviço, coloque todos os seus meios de contato e os valores.

6. Se prepare sempre antes das aulas


Sempre que for dar aula de reforço se prepare com pelo menos um dia de antecedência. É importante rever os assuntos, as observações que colocou na parte do conteúdo e metodologia, refresque a memória.

Isso vai te ajudar a chegar no momento bem mais preparado, pronto para dar ao aluno o melhor que puder sobre o assunto, sem deixar passar nenhuma parte importante que faria diferença.

Por mais que você seja muito inteligente e ache que tenha domínio de todo o assunto, essa revisão vai te ajudar a se preparar especificamente para aquele aluno ou grupo. Poderá trabalhar de forma personalizada com as dúvidas e progresso dele.

7. Esteja atento ao feedback dos alunos


Ouvir o que o aluno diz é muito importante para ter sucesso nessa área. Esteja aberto a isso verdadeiramente, sem ego ferido ou coisa parecida.

Converse com todos, diga que eles devem perguntar sempre que tiverem dúvidas, que devem avisar caso você tenha saído um pouco do tema ou tenha passado algo rápido demais.

O foco aqui não é conseguir o maior número de clientes, mas de ajudar cada pessoa a alcançar o objetivo que tinha quando começou a ter aulas com você.

8. Invista em cursos de oratória


Essa dica não é uma regra, mas é uma indicação de algo que vai ajudar a melhor em muito o desempenho das suas aulas: procure por um bom curso de oratória.

Comece!


Agora que já sabe como dar aulas particulares, precisa começar a se planejar e tomar algumas decisões importantes.

Eu espero que o artigo tenha te esclarecido algumas dúvidas e até te ajudado a entender qual deve ser o próximo passo.

Aproveite e veja também o artigo com ideias de nomes para aula de reforço. Pois isso pode ser muito útil na hora da divulgação das suas aulas.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

39 comentários

  • Eu terminei ensino medio e técnico no Instituto aqui onde moro,Cedro Ceará
    Gosto muito de Matemática e tenho interesse em ensinar reforço de matemática do ensino fundamental. Como faço de início pra ser um professor de reforço, algum tipo de documento precisa ser levado em consideração?Obrigado!

  • Olá! Estou cursando o último ano da faculdade de pedagogia, costumo ser aluna destaque já tenho experiência com alunos, qual o meio de divulgar meu trabalho, mesmo sem ainda ter um diploma em mãos?

  • Elaine Durval Silva de Almeida

    Quero dá aula de reforço particular. Sou professora de inglês.

  • Elenilsa Rodrigues dos santos

    estou sem trabalha pretendo dar aulas de reforço em casa faço pedagogia tenho grandes vocações e já tenho experiência e vamos lar ne ,,,,

  • Já terminei o Ensino médio queria trabalhar será que posso ser professor de reforco ou precisa de documentos alguma coisa ou pode so chamar logo pra ensinar

  • KATIA SILENE GOMES ESTEVAO

    SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO E GOSTARIA DE SABER SE PODERIA DA AULAS DE REFORÇO EM CASA PARA CRIANÇAS DE 1º A 3º SERIE. TENHO HABILIDADE EM ENSINAR.

  • Décio Maciel Martins

    Sou professor particular há 20 anos e ministro aulas de Matemática, Física e Química. Resolvi ingressar no ramo devido a um acidente de carro que me deixou paraplégico e, consequentemente, dificultou meu deslocamento para dar aulas nas escolas e universidades. Este trabalho é deveras prazeroso pra mim e tem a rentabilidade suficiente para que eu possa ter uma vida bastante confortável. Além do mais, minha condição impede que eu permaneça por muito tempo sentado, pois corro o risco de ser acometido pelas úlceras de pressão, típicas em cadeirantes. Diante disso, eu posso muito bem controlar meus horários para intercalar com horários para descanso. Parabéns pela publicação, José Neto. Ela está coberta de precisas e valiosas sugestões, estritamente fundamentais para as pessoas que pretendem ingressar no ramo.

    • Aristides T. de Almeida

      Olá, Décio
      Primeiramente, parabéns pela sua coragem e pela sua garra! Depois do altruísmo, a paciência e a compaixão, essa capacidade de sentir a necessidade do outro, acho que a alegria e a vontade de ensinar e aprender ( porque a gente aprende ensinando) são as grandes qualidades do professor que você tem de sobra! Tenho 70 (setenta!) anos e pretendo continua dando aula até os noventa!

      Grande abraço

      Professor Tidão
      (é assim quem meus alunos me tratam)

      • Hugo Ricardo

        Olá, Professor Tidão, tenho 20 anos, estou entrando na faculdade e, quero ensinar matemática pra jovens até nível de ensino médio. Alguma dica pra alguém que queira começar?

    • Rodrigo Romanelli

      Olá Décio, tudo bem? Sou Rodrigo e dou aulas particulares de Matemática e Física há 7 anos, mas estou enfrentando problemas devido à crise e à mudança de cidade. Em São Paulo eu tinha muitos alunos e aqui em Ribeirão Preto não aparecem muitos, você sabe de alguma dica interessante para divulgar aulas em cidades pequenas?

      Obrigado.

  • Vagner Santos

    Eu já sou professor de inglês há alguns anos estou fazendo uma pós graduação agora e tenho o certificado da Universidade de Cambridge. me interessei em dar aulas de reforço ou particulares pelo fato de morarmos só eu me minha mãe e está cada vez mais difícil ficar fora de casa durante o dia todo por conta da idade dela, 84 anos, então to sondando essa possibilidade de renda, to estudando quero reformar a casa e montar uma sala de aula. As dicas foram super valiosas. Thanks a lot.

  • Alberto Chausse

    Obrigado! Foi bom, naverdade eu estou para comecar, vou tentar seguir esses passas.

    • Linda Monteiro

      Estou com o intuito de começar também, realmente dicas valiosas!
      Boa sorte pra nós!

  • Fernando Leu

    Vivo para a educação e meus sonhos são todos inerentes a educação. As dicas são boas, parecem ser todas reais e fáceis de se aplicarem.

  • Maria Eleonay Dutra Alcântara Vianna

    Estou terminando Pedagogia e encontrando dificuldade de emprego. Gostaria de saber como consigo material de apoio.

  • Que bacana encontrar gente como você , José Neto. Parabéns e obrigada por compartilhar essas informações conosco.

  • alice jardim

    sou uma pessoa que gosto muito de história e gosto de estimular crianças e jovens a gostar também……….por isso dou aulas particulares para crianças e jovens…….posso ir ao domicílio……

  • JULIANA DO ROSARIO VIANA GATINHO

    oi que dica vc dar em alfabetizar uma idosa de 85 anos.Pois a mesma quer ler a sua biblia

    • Christiane TMendes

      Meu nome é Christiane sou professora e ministro aulas particulares a mais de 3 anos, e acredito que o melhor método para ensinar idosos, seja partindo de palavras que ela ja conhece, como ela é cristã, use os proprios textos biblicos, partindo de palavras como DEUS, FÉ, ORAÇÃO, ela identifica, copia, sublinha, voce ensina o som da letra, e da silaba, e ela vai assimilando…

      • Meireles Xavier fernandes

        Já tenho cinco anos que dou aulas particulares tenho 40 alunos frequente mas à procura por vagas é grande! Pretendo revê um local maior mas tenho um pouco de medo pois requer um gasto maior e fico preocupada

        • Fábio Almeida

          Olá, bom, que bacana ter bastante alunos, e a procura é crescente não faz tanto medo, é sinal que é ótima profissional. Portanto invista em melhorar, crescer o ambiente para poder acolher mais alunos! Shalom!!

  • Cristian Rafael Morato

    Olá! Eu tinha ouvido falar que existia um site/aplicativo onde você podia dar aulas particulares e receber por lá mesmo. Alguém saberia me indicar qual site é esse?

    Agradeço pela resposta.

    • natan moreira

      tem o super prof. mais o ideal é vc ir na casa, é melhor

    • Entre na Educare, são aulas particulares dentro da educação básica. Você recebe pela quantidade de aulas dadas.

  • Olá eu estudo física na UFRPE e tenho grande curiosidade no ramo da aula particular para fonte de experiencia e renda extra…gostaria de saber algumas coisas … se puder ajudar …
    1- Como iniciar com o projeto?
    2- Quais os primeiros passos para aumentar o projeto?
    3- Aula particular … o que você espera como pagante e o que você espera como aluno?
    4- Quanto cobrar pelas primeiras aulas?

  • eu terminei a faculdade de pedagogia ano passado estou encontrando dificuldade de como começar a dar aula.teria algum site que ajuda nas organização das atividades que vc poderia indicar?

  • Olá, gostei muito das dicas, montei um espaço na minha residência, para aulas de reforço, alfabetização e educação infantil, e recreação, sou professora formada em magistério de nível médio, tenho extensão em educação infantil, além de diversos cursos na área de educação, estou cursando a pós graduação em psicopedagogia, montei esse espaço para dar aulas individuais e em grupo para crianças de 03 a 06 anos, registrei uma MEI, como professora particular, e estou divulgando nas redes sociais, gostaria da sua opinião particular sobre o meu projeto. Obrigada

  • Eliana perez

    Ola meu nome é eliana eu sou de pais honduras e falou espanhol por isso quero dar aulas de espanhol e gostei de sua dicas

  • Marilene de Souza

    olá, sou Marilene e já terminei o curso de pedagogia, confesso que acharia mais fácil arrumar emprego, mas esta difícil, vou dar aulas de reforço para crianças até o quinto ano, mas estou com dúvidas em relação ao valor a ser cobrado. Pode me ajudar?

    • Elizangela Famanta Navarro

      Olá Marilene, td bem? Você já montou seu negócio de aulas particulares? Gostaria de sua ajuda. Me adiciona no facebook/ Elizangela Navarro ou no whats 47 99151338. Aguardo seu contato. Obrigada

  • Simplesmente adorei suas dicas e pretendo colocá-las em prática. Sou professor de inglês, já graduado e encontrei no negócio das aulas particulares uma forma útil de conseguir uma rendinha extra. Tenho uma prima minha que é diretora de uma escola particular, e ela cede o espaço para que eu possa dar minhas aulas com mais conforto e autenticidade. Moro em uma cidade pequena, logo, o retorno financeiro não é tão gratificante, mas mesmo assim, todo dinheiro é bem-vindo.

    • A

      Olá Samuel!
      O inglês é algo muito procurado e quem já trabalha no ramo, como você, poderá explorar de várias maneiras e conquistar uma boa renda. Uma outra dica para você pode ser começar dar aulas pela internet.
      Os cursos livres de inglês online estão muito em alta e com baixo investimento você já consegue começar. Dê uma lista nesse artigo aqui para entender um pouco mais: http://www.montarumnegocio.com/escola-de-cursos-livres-online/

      Abraços e sucesso!

  • Ola, faço pedagogia e esse ano dei aula particular apartir da metade do ano e o dificil sao as pessoas conhecerem seu trabalho .. suas dicas vão me ajudar a aprimorar para o ano que vem, obrigada

  • Muito obrigada mesmo. Estou querendo montar meu próprio negócio e suas ideias estão me ajudando muito.

    • A

      Oi Andréa!
      Fico muito feliz em saber que o conteúdo está lhe ajudando.
      Desejo muito sucesso com seu próprio negócio e espero que volte mais vezes aqui no blog.

      Abraços!

  • Nelci lima musadis

    Gostei muito das suas ideias, faço pedagogia e tenho muito interesse em dar aulas particulares de reforço. Muito bom ver jovens interessados em ser empreendedores ,nosso país precisa muito disso!

    • A

      Oi Nelci!
      Obrigado pelo seu comentário e pelas palavras estimulantes que escreveu.
      Tenho certeza que você conseguirá obter muito sucesso se tiver dedicação a este negócio.

      Abraços!

      • Olá amiga que bom esse seu trabalho!! Entrei nesse post para abrir idéias já que também procuro colocar um espaço pedagógico também para mim! Vc me deu uma luz também! Sucesso amiga!! Bjos

  • Gostei muito da sua explicação. Obg.

Deixe o seu comentário