Barrinhas de chocolate para vender: como fazer passo a passo

Publicado por Lidia Massari em 25 de fevereiro de 2022

E se você soubesse os macetes e truques para fazer barrinhas de chocolate para vender, com os melhores recheios e modo de preparo fácil?

Conforme a necessidade da renda extra aumenta, diferentes produtos saem das prateleiras e chegam diretamente nas mãos dos clientes, a exemplo das barras de chocolate, que são a nova tendência do momento.

Então, aproveitei para selecionar para você um passo a passo incrível, com uma receita maravilhosa de barrinha, além de como potencializar as vendas. Vamos conferir?

Barrinhas de chocolate para vender: como fazer em 6 passos práticos

Há quem aposte na barrinha tradicional, que é aquela de puro chocolate sem recheio. Geralmente feita com chocolate ao leite, é uma barrinha que derrete na boca. Porém, a grande campeã de vendas tem se tornado as barrinhas recheadas.

Afinal, ninguém resiste a um recheio de prestígio ou mesmo de Nutella cremosa que encontramos nas melhores bombonieres, não é verdade?

Contudo, como eu gosto de mostrar coisas diferentes que você não encontra em outro lugar, a nossa receita base será barrinha de chocolate recheada com torta de maracujá, os ingredientes são:

Ingredientes

  • 200g de chocolate ao leite ou cobertura fracionada ao leite;
  • 100g de chocolate branco ou cobertura fracionada;
  • 1 colher (sopa) de creme de leite (15g);
  • 1 colher (sopa) de suco de maracujá concentrado (15 ml);
  • 4 biscoitos tipo Maizena (20g);
  • 1 colher (chá) de glucose de milho (5g);
  • ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina (10g).

1. Escolha a melhor forma para barrinha de chocolate

É inviável padronizar barrinhas de chocolate sem forminhas adequadas. E quando falamos em barrinha recheada, investir na forminha se torna uma obrigação para quem vai vender chocolate. Ao todo, temos as seguintes formas:

  • Acetato simples: essa você encontra com mais facilidade, é um modelo simples, com boa flexibilidade e preço baixo, mas sem muita durabilidade.
  • Acetato com silicone: já essa forma é a mais indicada para barrinhas recheadas, pois possui uma parte que é de silicone, ou seja, facilita.
  • Forma de polipropileno: apesar de ter a melhor durabilidade, a de polipropileno não é muito flexível e pode dificultar ao desenformar as barrinhas.
  • Forma de policarbonato: a mais resistente de todas, a forma de policarbonato é indicada para pessoas que sabem manusear bem o chocolate, já que não permite torções ao desenformar, mas ainda assim ajuda a ter um chocolate brilhoso e de acabamento incontestável.

DICA EXTRA: para diferenciar ainda mais seu produto, utilize forminhas 3D para dar um acabamento todo especial e valorizar as barrinhas!

2. Faça a casquinha da barrinha

Antes de fazermos o recheio é fundamental preparar a casquinha, pois assim o chocolate esfria e pode ser desenformado corretamente. Sendo assim, o primeiro passo é derreter 200g de chocolate ao leite ou fracionado.

Existem duas formas de derreter: banho-maria ou micro-ondas. O método mais rápido é o micro-ondas, e para isso coloque de 30 em 30 segundos até derreter por completo. Já no banho-maria é preciso mais paciência, mas dá certo também.

Feito isso, basta despejar chocolate derretido até a marca indicada, colocar a parte de silicone e pressionar para espalhar, finalizando com a parte superior, levar à geladeira por 10 minutos e está pronto.

3. Prepare esse recheio campeão de vendas

Se você já anotou os ingredientes acima, certamente sabe que falamos de um recheio incrivelmente cremoso. Na verdade, não há combinação melhor do que chocolate ao leite e o cítrico do maracujá, concorda? Veja o passo a passo da receita:

  1. Derreta o chocolate branco.
  2. Junte e misture o creme de leite.
  3. Acrescente suco de maracujá e a glucose de milho, mexendo até ficar homogêneo.
  4. Reserve num recipiente para esfriar e ganhar consistência.
  5. Em seguida, amasse as bolachas de maisena, adicione manteiga derretida e triture no processador até obter uma farofa úmida.

Essa é a base da barrinha de chocolate com torta de maracujá, onde o recheio vai primeiro e a bolacha triturada por cima, vou explicar certinho a seguir!

DICA EXTRA: caso o sabor de maracujá não seja tão procurado em sua região, sempre é possível mudar. Para isso, opte pelo recheio de leite Ninho com morango ou até mesmo uma barrinha de chocolate Oreo com recheio cremoso!

4. Monte as camadas para uma barrinha perfeita

Com a primeira casquinha já resfriada, retire as partes superiores das formas, pois vamos colocar o recheio cremoso. Dessa forma, transfira o recheio de maracujá para uma manga de confeitar e faça da seguinte forma:

  1. Coloque uma camada generosa de recheio, mas tome cuidado para não exagerar.
  2. Em seguida, ajuste com uma colher para alisar o recheio.
  3. Depois, adicione a farofa sobre o maracujá e arrume para ficar certinho.
  4. Agora você vai colocar a camada de chocolate para fechar a barrinha, levando na geladeira para secar o chocolate.
  5. Por fim, é só desenformar e está pronto para ser embalado.

O rendimento dessa receita é incrível, pois você terá uma barrinha de chocolate com peso médio entre 300g a 340g. Portanto, é o tamanho ideal para fazer o cliente comer primeiramente com os olhos, não é verdade?

Se ficou com alguma dúvida, acompanhe pelo vídeo a seguir:

DICA EXTRA: por ser um produto altamente gourmetizado, o preço de venda tende a crescer. Para essa receita de torta de maracujá, você pode cobrar facilmente entre R$22,00 a R$28,00. Entretanto, vale analisar o comércio em sua região e considerar os custos de produção da receita!

5. Como embalar barrinhas de chocolate para vender

Nessa etapa é comum surgir a dúvida de como embrulhar barrinhas, mas não há segredo. Isso porque você pode usar caixinhas de papelão, embalagens transparentes e caixinhas de plástico que combinam com laços e adesivos. Vou deixar abaixo uma sugestão que acho incrível:

  • Caixinha de papelão decorada ou personalizada com sua marca.
  • Parte superior transparente que mostra os detalhes ao cliente.
  • Adicione um saquinho transparente para dar mais firmeza.
  • Feche com uma linda fita decorativa ou alguma etiqueta com informações e agradecimentos pela compra.

DICA EXTRA: outra coisa que pode agregar valor é embrulhar a barra de chocolate em papel-chumbo, aquele material utilizado em ovos de Páscoa. Afinal, ele traz mais profissionalismo e protege melhor o chocolate!

6. Escolha os melhores locais para vender as barrinhas

barrinhas de chocolate para vender

A sugestão principal é que você tenha um ponto fixo, podendo ser até mesmo em sua casa. Digo isso porque é um produto delicado, e ficar rodando pela cidade pode prejudicar seu resultado.

No entanto, caso você realmente não disponha de um espaço ou não consiga arcar com os custos desse local, a saída é investir em uma boa bolsa térmica.

Por conseguinte, você pode vender em locais movimentados, próximos a grandes supermercados, centros comerciais e universidades. O importante mesmo é ter um produto de qualidade, saboroso e vender pelo preço certo!

Conseguiu pegar a essência de como fazer barrinhas de chocolate para vender? Viu só como não tem segredo algum, basta você ter a disposição e a vontade que o restante acontece naturalmente.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com muitas pessoas para ajudar todo mundo e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário