Saiba porque a ANVISA proibiu as manicures de lixar o pé das clientes

Publicado por Jéssica Trabuco em 13 de fevereiro de 2023

A Anvisa proibiu as manicures de lixar os pés das clientes e o motivo é mais simples e lógico do que a gente imagina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária trabalha para garantir a saúde de profissionais e clientes em vários setores do mercado e toda decisão que toma é pensando nisso. 

Só que essa proibição acabou trazendo também vantagens para os profissionais da área, que conseguem atender os clientes de forma mais otimizada e segura. 

Ficou curioso para entender melhor sobre isso? Eu vou te explicar

A Anvisa proibiu as manicures de lixar os pés das clientes por segurança!


ANVISA proibiu as manicures de lixar o pé das clientes

É isso mesmo! Pode até parecer uma atividade inofensiva, mas o simples fato de limpar o pé de alguém em um salão de beleza ou em uma esmalteria pode causar vários tipos de danos. O pior de tudo é que a gente nem faz noção. 

Existem dois perigos principais quando uma manicure faz isso: 

Risco de contaminação

Você já deve ter reparado que a lixa que era utilizada para os pés não costumava ser descartável, não é? Por ser um material mais rígido e resistente, ela era utilizada em muitos clientes no dia. 

Se por acaso uma pessoa tem micose ou algum problema no pé, quem viesse depois corria o risco sério de ser contaminado. É muito doido pensar nisso porque eu já fui fazer pé e mão inúmeras vezes e nunca me toquei desse risco. 

Aí você pode pensar: E se a lixa fosse descartável? Eu também pensei nisso, mas a verdade é que esse material é fácil de ser contaminado, mesmo que seja de uso único.

Como é muito difícil verificar as condições dele, a Anvisa achou melhor proibir de vez e não correr nenhum risco. 

Pode causar dano no pé do cliente

Esse é outro ponto interessante que eu também nunca tinha pensado antes. Talvez, assim como eu, você tenha a impressão de que lixar o pé é uma atividade inofensiva e que só traz benefícios. 

Muita gente diz que isso deixa a pele mais lisinha, que tira os calos e aqueles cascões que podem surgir – principalmente no pé de quem costuma andar descalço.

A verdade é que usar a lixa de maneira errada pode causar lesões sérias na pele e em casos graves pode resultar em infecção. 

Não são todas as manicures que possuem conhecimento especializado na saúde dos pés, por isso o manuseio desse equipamento pode causar muito problema. 

O recomendado é que somente profissionais capacitados possam fazer esse tipo de coisa, como as pessoas que trabalham em clínicas de podologia.

Conheça a vantagem que as manicures ganharam com essa proibição


Agora que você já sabe o motivo da proibição do lixamento de pés em salão de beleza, deve estar se perguntando qual é a vantagem que as profissionais podem ter tido diante desse novo cenário. 

Ao invés de perder clientes e ver o movimento caindo, a realidade é que quem trabalha com unha ganhou tempo! O serviço ficou muito mais rápido e prático, permitindo o atendimento de mais pessoas por dia, o que significa também aumento de faturamento. 

Além da otimização do tempo, a gente não pode deixar de pensar na dor de cabeça que elas estão evitando. Mesmo com todo cuidado do mundo, elas poderiam acabar sendo responsáveis por problemas de saúde em outras pessoas. Imagine aí o problema? Eu ficaria arrasada, com certeza! Então, querendo ou não, essa medida também as preserva de passar por esse tipo de situação. 

Se não pode lixar os pés, como vou cuidar dos calos?


A recomendação agora é fazer tratamentos de hidratação e de esfoliação. Eles não agridem o seu pé e dão um resultado muito melhor e mais rápido. 

Outro detalhe: Lembra aquela bacia que era usada para deixar o pé de molho? Também foi proibida, hein? Por isso, esses tratamentos alternativos que são mais eficientes, costumam ser realizados com a passagem do produto e depois uso de meias descartáveis ou papel filme. 

É importante deixar o produto agir por um tempo e depois ele é retirado. Os benefícios são sentidos de imediato, viu? Eu digo isso porque fiz um spá dos pés em um salão e foi realmente maravilhoso!

Sempre siga as recomendações da Anvisa


Assim como essa proibição de manicures lixarem os pés das clientes, a Anvisa tem muitas outras recomendações e exigências que devem ser cumpridas para quem trabalha no setor da beleza. 

O objetivo não deve ser só o de conseguir uma licença para trabalhar, mas também o de garantir que profissionais e clientes tenham segurança durante o desempenhar de todos os serviços. 

Se preocupar com isso significa trabalhar com seriedade e profissionalismo. Então, tome todo cuidado possível e nunca tente dar aquele “jeitinho” brasileiro nessas questões, ok?

Boa sorte por aí! 

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário