Academia de dança: Como montar uma escola de aulas de dança?

Publicado por José Neto em 7 de fevereiro de 2019

Veja como montar uma academia de dança e como ganhar dinheiro com um negócio no formato de escola de danças.

Conseguir montar sua própria academia de dança é algo desejado por uma grande quantidade de pessoas. Até porque esse é um tipo de negócio que vem demostrando um crescimento muito grande e gerando interesse não só por parte do público feminino, mas também de muitos homens.

Além disso, muitas crianças são incentivadas desde pequenas a aprender a dançar e o que elas procuram, nesse caso, é justamente uma academia do ramo. Que também é chamada de escola de dança.

Hoje em dia as academias de dança estão sendo tão procuradas quanto as academias de musculação e esse é um fato maravilhoso para quem sempre quis investir nesse tipo de negócio.

Portanto, se o seu desejo é abrir as portas de uma nova escola, saiba que temos algumas dicas interessantes para serem estudadas ao longo desse artigo de hoje.

Como montar uma academia de dança

Pesquisa para abrir uma academia de dança


Não basta querer iniciar uma academia de danças e ponto final. É preciso saber se esse negócio realmente tem fundamento na sua cidade, se ainda não existem empresas atuando com o mesmo tipo de trabalho e se existem pessoas interessadas na área.

Pois esses serão os fatores primordiais que irão definir se vale mesmo a pena ou não investir na abertura de um novo negócio de dança.

Lógico que nem todos gostam de dançar, mas muitos tem vontade de aprender e acabam não encontrando uma solução para isso. Então vale a pena fazer uma pesquisa de mercado na sua cidade para saber se as pessoas tem vontade de aprender e quais são os tipos de danças que elas apreciam.

Dessa forma você obterá uma grande quantidade de informações que deverão ser levadas em consideração antes de começar montar sua nova empresa.

Leia também: Como montar uma escola de ballet

O local para montar uma academia de dança


A escolha do local onde irá instalar seu estúdio de dança será de suma importância para que o negócio dê certo de verdade. Então você precisa encontrar um ponto onde possa ter pelo menos 3 salas de danças, uma recepção, dois banheiros e vestiários para os alunos.

Definitivamente, não precisa ser no centro da cidade e em locais muito privilégiados. Mas busque um local de fácil acesso e que possa dar uma valorizada maior ainda na sua academia.

O espaço interno deverá oferecer total comodidade para os alunos. Com uma boa iluminação, sistema de som em cada sala de dança, precisará ser bem climatizado e com uma limpeza eficiente.

Esses são alguns dos pequenos detalhes que deverá ficar bem atento na hora de criar seu próprio espaço da academia para dança que será montada.

Dá para montar uma sala de dança pequena?

Sim, se você tem pouco dinheiro para investir ou só conseguiu uma sala pequena para iniciar, saiba que dá perfeitamente.

Inclusive, é até bacana iniciar de forma pequena para ir conhecendo o seu público e a procura por aulas de dança que tem em sua região.

Naturalmente, em um espaço pequeno você terá que começar trabalhando com menos opções de aulas e uma quantidade reduzida de alunos. Porém é uma maneira ótima para começar o negócio com baixo custo.

Um espaço medindo cerca de 40 m² e com banheiro já será suficiente para iniciar uma pequena escola de dança atualmente.

Equipamentos e acessórios para estúdio de dança


Que vai montar um negócio de aulas de dança precisará adquirir alguns itens básicos para iniciar os trabalhos.

Esse é um ponto positivo desse tipo de escola, já que não precisa investir em muitos equipamentos de trabalho. Confira alguns deles:

  1. Espelhos grandes para parede;
  2. Equipamento de som;
  3. Ventiladores;
  4. Algumas cadeiras;
  5. TV para assistir algum tipo de passo ou aula.

Geralmente serão esses os principais equipamentos que você precisará comprar para sua nova empresa. Certamente irão surgir outros itens básicos necessários, mas não será muita coisa a mais.

Contratação de professores de dança


Ter professores de dança qualificados para oferecer o que há de melhor em cada tipo de aula, será algo indispensável para quem está querendo abrir uma academia de dança.

Então foque na contratação de bons profissionais. Já que na sua escola poderão ser dadas aulas de Ballet, dança de salão, dança do ventre, Street Dance, aulas de zumba (que está super em alta) e muitas outras modalidades de dança.

Inclusive, é válido procurar também um instrutor Fitdance, que é um tipo de aula muito procurada nas academias e escolas de dança.

Além de professores para a escola de dança, você precisará de um diretor geral de dança que também poderá ser um professor. Mas que ao mesmo tempo seja responsável pelo desenvolvimento correto das turmas, que esteja sempre supervisionando tudo dentro da academia e pronto para ajudar no quer for preciso se tratando de dança.

Algo que também poderá ser feito após um tempo de funcionamento é a contratação de ex-alunos que se destacaram na academia para poder dar aulas. Com isso é possível criar novos professores formados dentro da própria empresa, valorizando ainda mais o trabalho praticado ali.

Legalização do negócio


Algumas pessoas tem dúvida com relação ao processo de legalização desse tipo de escola. Porém ela é um negócio comum como qualquer outro.

Por isso, o primeiro passo é procurar um contador em sua cidade para ver o enquadramento correto da sua empresa nova.

Em seguida irá procurar a Junta Comercial para dar entrada no processo de abertura legal da escola. Obtendo assim o CNPJ. Será necessário ter ainda a licença da prefeitura para atuar no local deseja, passará pela vistoria do corpo de bombeiros e outros detalhes.

Organização é fundamental em uma empresa do tipo


Ao montar uma academia de danças, você precisará organizar um cronograma de aulas. Pois diferentemente de uma academia de musculação, você precisará formar as turmas e definir uma certa quantidade de aulas por semana.

Que poderá ser 2 ou 3 aulas semanais. Tudo vai depender dos horários e da quantidade de turmas que tiver.

Naturalmente as academias de danças estão oferecendo uma grande diversidade de aulas atualmente e, justamente, por isso é preciso tentar se organizar o máximo possível.

Portanto, você poderá formar turmas de crianças para aprender a dançar, turmas de pessoas da terceira idade, criar um cronograma de danças para quem quer perder peso através da dança e tudo mais. Então, tudo isso exigirá o máximo de organização na sua academia.

Como conseguir alunos para aulas de dança?


Conseguir os primeiros alunos para sua academia de dança será um dos principais desafios que terá pela frente. Mas se ainda não existir outras empresas do tipo na região, poderá conseguir esse feito com uma maior facilidade.

O indicado é que desde o inicio, na pesquisa de mercado, já seja feita uma pequena divulgação da academia que está para montar. De modo que os interessados já fiquem esperando a inauguração para se tornarem alunos.

A partir desse momento, você poderá investir na divulgação no rádio, anúncios em jornais, distribuição de panfletos, anúncios em carros de som e todos os meios que favorecem a chegada direta ao seu publico alvo.

Mas a melhor opção de divulgação, certamente, serão as redes sociais. Portanto, invista nisso e você verá como o seu negócio poderá crescer rapidamente.

Para agregar ainda mais valor a sua academia, você poderá fazer apresentação de danças com seus alunos em teatros, criar concursos de dança ou algo do tipo que venha gerar ainda mais interesse nas pessoas em aprender a dançar.

Grave vídeos e poste nas redes sociais para incentivar ainda mais pessoas a procurar sua escola. A tendência é que tudo isso ajude a tornar sua empresa uma referência na área.

Vale a pena montar um negócio de dança?


Se você está pensando em abrir sua academia de aulas de dança, no formato de uma escola, saiba que a procura por esse tipo de atividade só tem crescido. Portanto, vale muito a pena investir nesse modelo de negócio, principalmente se você já se identifica muito bem com a dança.

Além de tudo isso, essa área de danças ainda é pouco explorada na maioria dos lugares. Até tem academias que focam em oferecer aulas de dança (principalmente a zumba) juntamente com todo o cronograma de atividades. Porém é bem difícil encontrar uma escola exclusiva de danças, na maioria das cidades.

Então pode estar aí a oportunidade de negócio que você estava procurando.

Analise tudo com cautela e veja se realmente essa é a ideia de negócio que você procurava. Eu espero que essas dicas tenham sido úteis e lhe ajudado de alguma maneira a começar empreender no ramo da dança!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

8 comentários

  • José neto, muito bom o anuncio.
    Porém faltou um pouco de informações burocráticas.
    Documentação, alvará de funcionamento entre outros.

    • A

      Oi Vinicios!
      Obrigado pela sugestão. Eu procurei atualizar esse artigo com mais algumas dicas, porém com relação a parte burocrática e documentação necessária, eu sempre recomendo procurar um contador.
      Com o auxilio desse profissional fica muito mais fácil todo o processo e ele poderá lhe orientar melhor.

      Abraços e sucesso!

  • Solange Barros

    Vou voltar a estudar para adquirir a minha licença pq meu sonho é abrir a minha academia de dança e essas informaçoes me foram mto úteis.
    Mto obgda!!!

    • A

      É isso aí Solange.
      Corra atrás do seu sonho, porque certamente vai dar certo.

      Abraços e sucesso!

  • Gostei muito das dicas mano, me ajudaste muito a ter um foco nas minhas ideas e objetivos, abraços…

    • A

      Fico muito feliz em poder ajudar e desejo muito sucesso no seu novo negócio.
      Abraços!

  • Muito legal, gostei bastante do seu texto e dicas. Abs

Deixe o seu comentário