8 Maiores produtores de cerveja do mundo

Publicado por Lidia Massari em 26 de junho de 2023

A corrida pela primeira posição dentre os maiores produtores de cerveja do mundo é muito acirrada e muda constantemente. Quer descobrir a verdade?

Todos sabem que o Brasil é um dos países que mais bebem cerveja, ficando ao lado de EUA e Alemanha. Em contrapartida, o cenário tende a pender quando falamos na produção em larga escala. Posso adiantar que a hegemonia não é nossa.

Então, confira tudo para saber a posição de cada país na fabricação daquele que é o líquido sagrado para muitos. Aposto que você vai se fascinar com as informações!

Quem são os 8 maiores produtores de cerveja do mundo?

Atualmente, a maior tendência são as cervejas artesanais. Porém, o que realmente movimenta bilhões são as cervejas tradicionais e populares.

É fascinante saber como os países se posicionam no ranking de produtores de cerveja, pois dizem muito sobre sua economia. Para tanto, eu criei uma lista bem atualizada dos maiores produtores de cerveja do mundo e compartilho com você!

1. China

Eu aposto que muita gente achou que o Brasil fosse liderar a indústria cervejeira mundial, possivelmente você também, né? No entanto, a China é a maior fabricante de cerveja mundial nos dias de hoje.

Na verdade, essa é uma posição que os chineses almejam há anos e, como sempre, conseguiram o feito. Antes de 2020 o país já havia assumido a liderança dessa indústria com relevância direta para a economia mundial.

Para se ter ideia, a indústria da cerveja foi protagonista de uma movimentação que ultrapassou os US$260 bilhões em tributos. Além disso, é responsável direta pela geração de mais de 23 milhões de empregos, acredita nisso? E a China contribui nisso:

  1. Produção estimada (litros): segundo estimativas recentes, a China tem produzido cerca de 35,9 bilhões de litros de cerveja.
  2. Relevância da indústria chinesa: estima-se que a China representa mais de 27% do consumo mundial de cerveja.
  3. Principais marcas: Snow, Tsingtao, Yanjing, Harbin e Zhujiang.

Uma curiosidade, a marca Snow é considerada uma das cervejas mais vendidas e consumidas em todo o mundo.

2. Estados Unidos

Chegando em segundo lugar nas estatísticas de produção de cerveja, temos os Estados Unidos. Assim como o brasileiro, o americano tem uma relação próxima com a cerveja, resultando em uma produção anual gigantesca.

A meu ver, há uma razão crucial para os EUA só ficarem atrás da China. Nesse caso, ressalto o protagonismo das cervejas artesanais e especiais, que é algo incrível no país.

Devido ao acesso mais barato dos insumos e produção interna de ingredientes, como lúpulos, esse produto ganhou o mercado. Por consequência, a produção de cerveja tradicional ainda é fortíssima, mas perde espaço a cada dia.

  1. Produção estimada (litros): dados recentes apontam uma produção que ultrapassa 20,3 bilhões de litros.
  2. Relevância da indústria americana: os EUA mordiscam uma fatia de 13% de todo o consumo mundial de cerveja.
  3. Principais marcas: Budweiser, Coors, Miller, Pabst Blue Ribbon e Samuel Adams.

3. Brasil

Agora, chegamos à famosa tradição brasileira da tão merecida cervejinha do fim de semana. Não à toa, o Brasil é responsável por mais de 7% do consumo mundial de cerveja. O curioso é que falamos de um consumo interno elevado.

Isso porque quando pegamos a China, por exemplo, ela se destaca pela exportação dos produtos, como a marca Snow. Deixando de lado a oscilação na produção nacional, o Brasil produz anualmente uma média de 14,3 bilhões de litros.

Dentre as principais cervejas vendidas no Brasil, destaco Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia, Original e Itaipava. Veja outras informações:

Principais produtores de cerveja no Brasil (ranking relevância)

  1. Ambev: a Ambev não é somente uma das maiores do Brasil, mas do mundo, inclusive na Bélgica.
  2. Grupo Heineken: seguindo os rastros da Ambev de perto, a Heineken detém uma fatia enorme do mercado brasileiro.
  3. Cervejaria Colorado: considerada uma marca com berço artesanal, a Colorado tem forte presença na preferência dos consumidores.
  4. Cervejaria Bohemia: embora a cervejaria Bohemia pertença à Ambev, a sua atuação é praticamente independente no mercado.

Principais estados produtores de cerveja tradicional e artesanal no Brasil

  1. São Paulo
  2. Minas Gerais
  3. Rio de Janeiro
  4. Rio Grande do Sul
  5. Santa Catarina
  6. Paraná
  7. Bahia
  8. Pernambuco

4. México

A partir deste ponto, a briga fica ainda mais acirrada porque a quantidade produzida apresenta leve diferença entre os países. Digo isso porque se você encontrar um ranking que difere do nosso aqui, não se espante, é normal.

Dito isso, o México fica na quarta posição dos maiores produtores de cerveja do mundo. Com uma produção anual que permanece próxima dos 13 bilhões de litros de cerveja.

O interessante da produção mexicana é que ela abastece boa parte do mercado américa, dá para acreditar? Por conta disso, ambos têm fortes laços comerciais nesse aspecto. Dentre as principais marcas de cerveja no México, eu ressalto:

  • Corona
  • Modelo
  • Tecate
  • Pacifico
  • Dos Equis

5. Alemanha

maiores produtores de cerveja do mundo

Ah, a Alemanha e a sua tradição cervejeira, que vai das marcas tradicionais às cervejas artesanais mais cobiçadas do mundo. O país é berço de estilos apreciados em todo o mundo, como a famosa cerveja feita de trigo.

Me refiro às receitas centenárias, geralmente produzidas em mosteiros e que perduram até hoje. Atualmente, a Alemanha produz, entre cerveja artesanal e em massa, cerca de 8,5 bilhões de litros.

Enquanto o mercado interno aprecia os tesouros líquidos em formato de garrafa, o mundo é agraciado com rótulos como:

  • Beck’s (compete diretamente com a Heineken, pois a Ambev detém sua produção).
  • Krombacher
  • Bitburger
  • Hofbräu
  • Augustiner
  • Franziskaner
  • Erdinger
  • Paulaner
  • Warsteiner
  • Weihenstephan

6. Rússia

No encalço da Alemanha, a produção russa entrega ao mercado interno e externo cerca de 8,2 bilhões de litros anualmente. Apesar disso, as cervejas russas têm um consumo maior dentro do país, ou seja, a exportação não é tão ampla.

Em contrapartida, assim como nos Estados Unidos, a produção artesanal conquistou o paladar dos russos. Hoje o mercado tradicional dá lugar a novos rótulos e empresas dispostas a transformar o consumo.

Uma informação pouco divulgada, no entanto, é que a produção de cerveja no país caiu muito nos últimos anos. Isso porque há muita burocracia para aquisição de insumos, bem como preços elevados.

Somado a isso, o governo implementou ações de combate ao alcoolismo, onde as estratégias de publicidade perderam espaço de veiculação. Uma das marcas de cerveja russa mais conhecidas é a Baltika, essa sim tem grande exportação!

7. Japão

É impossível falar no crescimento das cervejarias internacionais e deixar o Japão de fora. Se você acreditava que o japonês só tomava saquê, se enganou. A produção cervejeira no país já ultrapassou até mesmo o Reino Unido.

Não é por menos que os japoneses produzem uma média de 4,5 bilhões de litros de cerveja. Inclusive, seus rótulos têm muita procura no mercado externo, tais como:

  • Asahi é uma das cervejas mais consumidas no Japão.
  • Kirin é reconhecida por ser refrescante e leve.
  • Sapporo é uma das cervejas tradicionais japonesas que se arriscam a produzir estilos diferentes, como receitas de cerveja preta.
  • Yebisu tem uma história que nos leva ao Japão de 1887, isto é, muita tradição e relevância.

8. Reino Unido

Quando comecei a pesquisar sobre os maiores produtores de cerveja do mundo, achei que o Reino Unido estaria melhor posicionado. Afinal, quem não conhece o icônico modelo de bares e pubs da Inglaterra, por exemplo, né?

Enfim, aqui estamos, no fim do ranking e falando de um dos países com as melhores cervejas do mundo. Recentemente um relatório apontou que o Reino Unido produz cerca de 3,8 bilhões de litros por ano.

Uma das marcas mais famosas é a Guinness, cerveja preta estilo Dry Stout, exportada para todos os lados do mundo. Há quem diga que a produção britânica fica atrás da indústria cervejeira vietnamita, mas não encontrei dados para embasar isso.

Considerações finais sobre os maiores produtores de cerveja do mundo

É ou não é espetacular conhecer os maiores produtores de cerveja do mundo? Além de proporcionar uma compreensão mais acertada dessa indústria relevante para cada país, permite conhecer um pouco da sua história.

Agora, se você tem o sonho de empreender, é mais do que recomendado ficar por dentro das novidades e tendências. Vai que você planeja montar um bar temático de um país ou região, certo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário