6 Maiores produtores de morango do mundo

Publicado por Lidia Massari em 15 de julho de 2023

Você vai se admirar com os maiores produtores de morango do mundo, ao descobrir como essa fruta movimenta economias globais.

O morango é uma das pouquíssimas frutas com apelo diferenciado, tanto no consumo in natura quanto na indústria alimentícia. E isso é fantástico, pois assegura produções mais robustas, frutas de alta qualidade, competitividade e, claro, empregos.

Considerando a escassez de informações transparentes, fiz uma vasta pesquisa para você. Vamos conferir os dados surpreendentes da produção mundial de morango?

Explore os 6 maiores produtores de morango do mundo

Segundo dados disponibilizados pela Food and Agriculture Organization (FAO), a produção mundial de morango atinge 9,2 milhões de toneladas anualmente. Apesar de ser uma fruticultura desafiadora, a produção está bem distribuída pelo mundo.

No ranking de maiores produtores globais de morango, você verá como cada país lida com a plantação de morango individualmente. Além do mais, você entenderá também qual o impacto do segmento na cadeia mundial da fruta.

Espero que você aproveite o passeio, pois além de “saboroso”, ele está repleto de informações validadas e mais atualizadas possíveis!

1. China

A China é a maior produtora de morango do mundo, e quanto a isso eu já não me fascino mais. Não basta puxar a fila na produção mundial de melancia, o morango também compõe a base da agricultura chinesa.

Anualmente, sua produção varia entre 3,2 a 4,5 milhões de toneladas dessa frutinha amada por todos. O mais excepcional disso tudo, é que o consumo interno dá conta de praticamente toda a produção.

Para não cometer injustiça, a China exportou o equivalente a 60 mil toneladas de morango em 2020. E diante da massiva produção, isso acaba não representando nada, concorda? Veja alguns outros dados e curiosidades:

  • Área de cultivo de morango: autoridades agrícolas do país divulgaram uma área de 133 mil hectares em 2021.
  • Pico produtivo: na safra 2021/2022, a China produziu a incrível marca de 4,5 milhões de toneladas de morango.
  • Curiosidade: o chinês é conhecido pela produção em larga escala, mas também pela variedade de morangos. O que mais se destaca, nesse contexto, é o morango gigante “Qingxiang”, pesando 200g.

2. Estados Unidos

Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de morango no mundo, mas a distância entre as quantidades é considerável. Isso porque os americanos produzem uma média otimista de 1,2 a 1,4 milhão de toneladas de morango por ano.

Agora, o estado que mais produz é a Califórnia, que representa atualmente 90% da produção nacional. Inclusive, todos os anos eles celebram o Festival de Morangos da Califórnia, com exposições, receitas nacionais e diversidade de produtos.

3. México

Logo abaixo dos Estados Unidos, literalmente, o México é o terceiro no ranking de maiores produtores de morango do mundo. Os mexicanos consolidaram sua importância global devido à hidroponia de morangos.

Essa antiga técnica, mas avançada hoje em dia, viabiliza 45% a mais de produtividade do que plantio em solo. Não à toa, o país ganhou destaque na exportação da fruta, em especial para o vizinho americano. Conheça o México em números:

  • Produção média (5 anos): embora o México tenha produzido 861 mil toneladas em 2019, a média é 640 mil toneladas.
  • Giro na economia: esse volume advindo da cultura de morango gera um retorno de 758 milhões de dólares à economia.
  • Região mais produtora: a “Capital do Morango” é o estado de Michoacán, devido à extensa produção e alta qualidade.

4. Turquia

Caso você não saiba, a Turquia tem uma vasta experiência e história no cultivo das mais diversas frutas. E o mais interessante, é que a maioria dos cultivos vai na contramão do clima ideal para boas safras.

Além da quarta posição global na produção de morango, a Turquia também entra na lista da produção de algodão. Isso só nos mostra como o país realmente foca e investe na modernização dos processos de cultivo, concorda?

Diante disso, vale dizer que as safras oscilam entre 300 e 500 mil toneladas todos os anos. Porém, as últimas informações dão conta de indícios otimistas de fortalecimento e ampliação da cultura morangueira no país turco.

BÔNUS: dentre as regiões mais importantes, a região de Antália, na Turquia, lidera a produção do país. Afinal, me refiro ao clima mediterrâneo excepcional e solos férteis, sem contar que sua beleza natural é algo descomunal!

5. Egito

Já o Egito é um país com produção significativa, mesmo que o mercado interno seja o grande consumidor da fruta. Estou falando de uma média anual que vai de 250 a 460 mil toneladas em boas safras.

Contudo, a riqueza da produção morangueira no país não deveria ser uma surpresa para ninguém. Muito porque a região do Delta do Nilo é considerada uma terra extremamente fértil que abriga uma diversidade de culturas.

  • A exportação anual de morango egípcio alcança a marca de 20 mil toneladas.
  • Outro dado fresquinho, é que o país exporta 4 milhões de mudas anuais, por conta da sua qualidade genética.

6. Espanha

maiores produtores de morango do mundo

Recentemente, a Espanha foi palco de uma notícia pouco satisfatória para sua produção nacional de morangos. Nesse cenário, setores do governo espanhol foram responsabilizados pela plantação ilegal de morango.

E mais do que isso, o cultivo fora dos padrões internacionais teria prejudicado mais de 60% das lagoas da região. Diante disso, o Parque Nacional de Doñana sofreu com a seca da reserva ambiental.

Em contrapartida, voltando aos dados oficiais e legais, a Espanha é a sexta com maior potencial na produção morangueira, veja:

  • Produção anual média: relatórios apontam produção que varia de 200 a 350 mil toneladas de morango.
  • Capital espanhola do morango: a cultura do morango está espalhada por diferentes regiões da Espanha. No entanto, a província de Huelva é reconhecida como a “Capital Nacional do Morango”.
  • Tendências na indústria do morango: a Espanha é reconhecida pela inovação tecnológica na agricultura. É assim na produção de azeite, bem como no morango, então, há muita perspectiva de crescimento.

BÔNUS: como anda a produção de morango no Brasil? Qual o maior produtor de morango do Brasil?

Aposto que muita gente sentiu falta do Brasil na lista, não é mesmo? Muito porque em qualquer lugar do país, sempre há belos exemplares da fruta, certo?

Todavia, a produção de morango do Brasil é fantástica em qualidade, mas pequena em quantidade, sabia disso? Portanto, a sua posição no ranking muda muito.

Por exemplo, o país estava na 10ª em 2019, quando produziu o equivalente a 165 mil toneladas. Contudo, o Brasil subiu duas posições no ranking na safra 2020/2021. Nesse período, os produtores brasileiros entregaram 194 mil toneladas de morango.

O destaque vai para o estado de Minas Gerais, responsável por mais de 55% da produção nacional.

Os maiores produtores de morango do mundo se fortalecem a cada safra

Você também olha para os maiores produtores de morango do mundo, e chega à conclusão de crescimento contínuo? É inegável que o morango tenha um apelo incontestável em muitos segmentos da indústria, a exemplo da indústria de alimentos.

Então, a maioria dos experts apontam um crescimento favorável nos níveis de produção. No fim, o consumo aumenta diariamente, inflacionando a cadeia global do morango. Quem enxerga oportunidade nisso, sai na frente.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se as informações de hoje tiverem peso em seu conhecimento, compartilhe tudo. Acredito que todos deveriam conhecer os principais países produtores de morango, até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário