5 Produtos que não existem, mas seriam úteis

Publicado por Lidia Massari em 1 de maio de 2023

Quem nessa vida nunca pensou em produtos que não existem, mas que seriam úteis e revolucionariam nossa vida, né? O que será que pode surgir em pouco tempo?

Atualmente, todo mundo vive uma verdadeira loucura no dia a dia, inclusive você. É trabalho, estudo, obrigações e responsabilidades, que mal sobra tempo para você pensar no avanço tecnológico atual. Mas ele acontece a todo momento.

Neste conteúdo, eu separei algumas ideias futuristas para você, algumas próximas da realidade, já outras, só nos sonhos. Confira o que o futuro lhe reserva!

5 produtos que não existem, mas que seriam úteis para a humanidade

produtos que não existem, mas que seriam úteis

Bem, quando eu penso no futuro da tecnologia eu sei que posso assumir qualquer coisa que a minha imaginação permitir. Afinal, quanto mais eu vejo a evolução atual, mais eu compreendo o quão promissor é o futuro.

Em contrapartida, de nada adianta tanto poderio inovador, se não for para realmente inovar a vida do ser humano, concorda? É por isso que a lista abaixo contempla alguns produtos que viriam a calhar para a humanidade.

Independentemente se você é entusiasta ou alguém pensando em montar uma empresa de tecnologia, as informações são no mínimo curiosas!

1. Teletransporte fica no topo da lista sempre

Desde criança eu sonho com a possibilidade do teletransporte, nem que seja de um cômodo para o outro de casa. E pelo visto não sou só eu, já que isso é retratado no cinema de maneira incansável, né?

Imagine por um momento que você possa fechar os olhos e aparecer, sei lá, na Suíça? Ah, e você nem precisaria se preocupar com o aluguel de malas de viagem, tudo viajaria num instante.

Passado a euforia inicial de poder se deslocar num piscar de olhos, como essa tecnologia seria útil de maneira incalculável? Tudo que eu disser é mera especulação e predisposição pessoal, mas na minha opinião, a tecnologia seria útil para:

  1. Otimizar a logística: não importa o tipo, o tamanho ou peso do produto, a logística seria transformada para sempre. Isso porque os custos de entrega e o tempo de envio seriam praticamente extintos.
  2. Transporte imediato de órgãos para transplante: já imaginou a quantidade de vidas salvas com o teletransporte imediato? Os órgãos estariam no lugar certo e no momento perfeito.
  3. Avanço das pesquisas científicas: cientistas e pesquisadores iriam se deslocar para coletar amostras e rodar análises em tempo real.
  4. Redução da emissão de carbono: a diminuição na emissão de carbono é inegável, pois viagens longas não existem mais. Quem vende crédito de carbono terá que se readequar.

É imensurável o impacto dessa tecnologia, mas outra coisa também é certa, imagina o valor de uma viagem destas? As agências de viagem ficariam ricas rapidinho, não é mesmo?

2. Dispositivo para gerenciar a validade individual dos alimentos na geladeira e despensa

Confesso a você que eu definitivamente compraria um dispositivo desses. Coloco as coisas fresquinhas na geladeira hoje, quando vou usar no outro dia, parece que foi no mês passado [risos].

Até consigo ver os fabricantes de refrigeradores se empenhando no aprimoramento do dispositivo que sairia direto da fábrica. Na prática, sua aplicação seria mais ou menos assim:

  1. O dispositivo é instalado diretamente na geladeira e na central de controle da despensa.
  2. Os sensores posicionados estrategicamente estariam a todo momento coletando informações reais dos produtos.
  3. Em seguida, um algoritmo de inteligência artificial de ponta processa os dados e emite alertas.
  4. Você como usuário recebe todas as informações “mastigadas” no smartphone.
  5. Assim, você evita desperdício e ainda melhora sua alimentação.

Além de tudo isso, eu acho que um diferencial seria o envio de instruções para otimizar o armazenamento. Enquanto isso não chega, cabe a nós ficarmos de olho na alface para não estragar, né?

3. Aplicativo para smartphone que identifica nossas necessidades nutricionais

Até aqui, esse terceiro produto é o que mais se aproxima da nossa realidade atual. Claro, talvez ainda precise de um tempo, mas aposto que muitas empresas estão pesquisando sobre isso nesse exato momento.

Hoje em dia você encontra smartwatches que ajudam no monitoramento básico da frequência cardíaca, entre outras coisas. Porém, eu me refiro a um produto que vai muito além disso.

Já imaginou um dispositivo capaz de acessar seus dados genéticos? A partir disso a tecnologia recomendaria na tela do smartphone a dieta perfeita para a manutenção da sua saúde.

Isso sim seria algo revolucionário na vida das pessoas. Teoricamente falando, a tecnologia funcionaria na:

  • Coleta assertiva dos dados genéticos do usuário.
  • Análise aprofundada com inteligência artificial, para perfilar os padrões das necessidades individuais, como ausência de vitaminas.
  • Criação de um perfil personalizado de nutrição que suprisse suas necessidades diárias.
  • Em seguida, você teria um cronograma alimentar na palma da mão, ou seja, cardápios com aquilo que seu corpo necessita.
  • Por fim, a tecnologia faria o acompanhamento recorrente.

Eu sei que essa tecnologia seria fantástica, mas os profissionais teriam que investir em bons textos para propaganda de nutricionista.

4. Robô para assistência pessoal com inteligência artificial de ponta

Você não precisa ser especialista em tecnologia para saber que a robótica atual tem insumos de ponta por trás, certo? Não é por menos que você encontra na indústria máquinas insanamente caras que geram muito dinheiro.

Contudo, a minha proposta com esse quarto produto de robô assistencial, vai um pouco na contramão. Essa versão de robô funcionaria com inteligência artificial progressiva e estruturada em “Machine Learning”, que é o aprendizado das máquinas.

Por conseguinte, você teria ao seu lado uma máquina com potencial para simplificar e otimizar a rotina diária. Tudo bem que pode parecer supérfluo à princípio, mas pode falar que você ficou com uma pontinha de vontade, acertei?

Já na indústria e no mercado em geral, o robô seria uma alternativa para fortalecer a segurança. Por exemplo, o robô poderia ser enviado no lugar de oficiais da polícia em operações consideradas de alta periculosidade.

Além do mais, no próprio combate a incêndios ou na busca por pessoas em momentos de desastre. Enfim, as aplicações são infindáveis, né?

5. Já imaginou fazer a higiene da sua pele sem usar produtos químicos?

produtos que não existem, mas que seriam úteis para pele

Sabia que o mercado global de produtos voltados à limpeza de pele valerá 150 bilhões de dólares até 2025? O que mais surpreende não é esse valor, mas sim o impacto do consumo desenfreado no meio ambiente.

Diante disso, a tecnologia proposta em nossa quinta sugestão, é um sistema que faz o seguinte:

  1. O aparelho funciona através da emissão de ondas sonoras.
  2. Obviamente que a frequência não danifica a pele, pelo contrário.
  3. A onda sonora entra em contato com a superfície e faz a limpeza imediata.
  4. Dessa maneira, remove sujeiras profundas, impurezas, bem como as células mortas.
  5. Tudo sem uma gota de produto abrasivo ou químico.
  6. Ah, e o equipamento seria recarregável e ajustável.

Como resultado, usuário e meio ambiente são os grandes beneficiados, e a produção de resíduos plásticos cai drasticamente, bacana demais!

Agora você conhece mais 5 produtos que não existem, mas seriam úteis!

Como eu falei na abertura do conteúdo, alguns estão “anos-luz” de serem criados, enquanto outros são apenas questão de tempo. Quando falamos nos produtos que não existem, mas seriam úteis, não há limites para a criatividade, apenas para a tecnologia.

Você consegue pensar em algo realmente futurista que ficou de fora da lista, mas que cairia como uma luva? Então, deixe nos comentários, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, informações e curiosidades. Aproveite para compartilhar e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário