10 coisas para vender: Vender frutas e verduras

Esse é o primeiro artigo da série 10 coisas para vender, onde todas as segundas e quintas será publicado uma nova dica.

Hoje eu irei falar sobre a venda de frutas e verduras. Um tipo de negócio muito explorado nas pequenas cidades e que pode render um bom dinheiro todo mês.

Algumas pessoas veem a venda de frutas e verduras como uma forma de fazer dinheiro extra nas horas vagas mas para outros acaba se tornando a principal fonte de renda.

Vender frutas e verduras em casa

Algumas pessoas preferem montar uma quitanda, mas quem não tem condições para iniciar um negócio, poderá começar a vender em casa.

Em bairros pequenos ou mesmo em uma cidade pouco movimentada, o trabalho em casa pode ser tão rentável quanto numa empresa e sem falar na comodidade de estar num ambiente próprio.

como vender frutas

Frutas e verduras merecem cuidados

Quem quer vender frutas e verduras, deve ter em mente que esses tipos de produtos merecem o maior cuidado possível, pois se trata de alimentos que serão consumidos pelos seus clientes.

Outro fator que requer um cuidado maior é a qualidade, pois eles costumam perder rapidamente quando não são consumidos.

Como vender frutas e verduras

Para começar a vender frutas e verduras não precisa ter uma plantação ou um grande número de hortas.

Existem pessoas que trabalham especialmente para fornecer esse produtos diretamente aos comerciantes e você pode muito bem encontrar um e adquirir seus produtos.

Escolha um ou dois dias na semana para receber suas mercadorias e de preferencia que seja um dia antes aos dias de maior venda.

Valor para montar esse negócio

Esse é um tipo de negócio pequeno, que não se compara a uma papelaria ou montar um salão de cabeleireiro.

Para vender frutas e verduras na sua cidade, de inicio será preciso ter um local iluminado, arejado e com uma boa ventilação. Irá precisar de mesas adequadas para colocar as mercadorias, sacolas para entregar os produtos e algumas coisinhas mais.

Para começar, você irá precisar de cerca de 500 a 1.000 reais. Tudo vai depender do tamanho do seu negócio.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

    • diz

      Olá Isa
      Obrigado mais uma vez pela sua participação e com relação a sua pergunta, a melhor forma de captar alguns clientes é oferecendo qualidade e uma boa divulgação.
      Para quem deseja plantar, o recomendado é se dedicar apenas ao fornecimento pois é um trabalho menos estressante, algo que pode favorecer o seu sucesso nesse tipo de negócio é porque em muitas cidades os pequenos e médios comerciantes acabam sendo obrigados a adquirir produtos de outras regiões e você podendo oferecer as mesmas verduras e por um preço mais baixo, torna se fácil a conquista de novos clientes e sem falar na comodidade que você estará oferecendo.
      Então, comece oferecendo serviços básicos mas essenciais aos clientes que eles serão convencidos com mais facilidade.

  1. eluane diz

    Olá José Neto!
    Quero montar um pequeno sacolão na minha cidade,a loja é própria.Gostaria de saber como calculo as vendas.Por ex: Um cliente compra 7kg de verduras tudo num saco só,como eu calculo?Quanto ele pagará?Por favor me ajude.Obrigada.

    • diz

      Olá Eluane
      O primeiro passo é definir o valor do quilo de cada produto.Com relação ao calculo, geralmente os sacolões separam cada produto em um saquinho e fazem o calculo separado, até porque tudo junto fica meio complicado, a não ser que você colocar o mesmo preço para tudo.
      A sua ideia em montar um pequeno sacolão pode ser muito boa principalmente se a cidade não for muito grande.

      Obrigado pelo seu comentário, um abraço

      • eluane diz

        Bom dia,
        Com o valor já definido de cada produto como eu calculo o peso de cada saquinho?Ex: Um cliente compra 4kg de verduras,como faço o cálculo?(Multiplico, 4kg x o valor do preço da verdura?
        Por favor me ajude.
        Obrigada.

  2. marina bonifacio hirata diz

    Quero montar um negocio de vendas de frutas e verduras higienizadas mas estou preocupada como vou calcular os preços de vendas de cada produto pois vou ter que dividir em porções isso me assusta um pouco.Você pode me dar umas dicas? Muito obrigada.

    • diz

      Olá Marina
      Logicamente, você comprará por atacado uma quantidade maior de produtos e calcular o preço de venda de cada Kg pode ser um trabalho maior.
      A melhor opção é verificar na concorrência o valor que está sendo cobrado, faça suas contas e verifique se esse valor multiplicado pela quantidade de quilos que tem disponível lhe dará lucro ou prejuízo.
      Mesmo definindo um valor para seu produto, você deve levar em conta as condições adversas, como a perda dos produtos, por isso é importante definir um preço adequando para que não tome prejuízo e para que o cliente não se assuste.

      Abraços e sucesso

  3. paulo eduardo diz

    quero montar uma quitanda,mas para mim é um negocio novo que sempre tive vontade mas nunca tive experiencia,quem devo procurar primeiro para começar.almenos para aconciliar.obrigado

    • diz

      Olá Paulo
      Se você deseja começar uma quitanda e busca por informações certeiras a respeito do negócio, eu recomendo que procure outras pessoas que já atuam na área para se informar melhor. É recomendado também que faça uma pesquisa na sua cidade para ver se as pessoas precisam realmente desse negócio, se terá muitos concorrentes e se vale a pena investir nisso.

      Abraço

  4. Uirley Coelho diz

    Pretendo montar uma quitanda, quais produtos devo colocar a venda na primeiras compras tipo só verduras e legumes ou tambem devo ter frutas e refrigerantes frios vale a pena investir nesse tipo de negocio devo registrar esta quitando os impostos não são muito alto?
    Se não for pedir demais gostaria que respondece por E-mail tambem
    Desde já muito obrigado.

    • diz

      Olá Uyrley
      Com relação ao seu pedido eu não tenho como lhe mandar um e-mail direto sobre esse assunto porque não sou um consultor de negócios, mas com relação a sua pergunta, acredito que o ideal é começar com poucas coisas, apenas com o básico como as frutas, verduras e legumes. Até porque todo inicio deve ser levado como um teste e se você montar algo muito grande logo de cara, o risco de fracassar e perder ainda mais dinheiro é maior.

      Com relação a legalização do negócio, o ideal é se registrar como um microempreendedor individual, se existir uma categoria especifica para isso, já que essa é uma forma muito simples de formalizar seu negócio e pagar o menor imposto possível.

      Abraço e muito sucesso!

  5. Miriam diz

    Gostaria de montar uma quitanda e estou com dificuldade de adquirir as prateleiras, o que voce sugere?onde posso encontrar moro em Natal rn

  6. edson aquino diz

    eu tenho um ponto comercial próprio de esquina sempre penso em colocar uma quitanda,porque já trabalhei À 15 anos atrás em uma e sempre sonhei com uma.mas acho que perder o jeito de negociar,porque estou empregado em outro ramo.mas sonho em voltar nesse ramo.mas acho que estou enferrujado,que você acha.

    • diz

      Olá Edson
      Sempre existe tempo para começar um negócio novo e você, mesmo que não esteja atuando diretamente com a administração de um negócio, já tem uma certa experiência no mercado e se tem o sonho de abrir sua própria quitanda, então invista nele.
      Se estiver com duvidas, faça um pequeno curso de administração, por exemplo, busque informações ou peça ajuda junto a pessoas que também desejam investir nesse ramo para firmar parcerias. Não desista do seu sonho só porque acha que está enferrujado para trabalhar.

      Abraços e boa sorte!

  7. eliane diz

    Balança Eletrônica Digital esse é o meu problema nunca usei.
    Você pode me ajudar ou me informando um site de vídeo aula para que eu possa aprender?
    Obrigada.
    Grande abraço!

  8. andressa costa diz

    OLA BOA TARDE
    JA TEMOS UM COMERCIO TEMOS UMA LOJA DE COLCHAO,MAS O SONHO DO MEU MARIDO E TER UM BANQUINHA DE VERDURAS NA NOSSA PROPRIA CASA POIS TEMOS ESPAÇO,ELE ACHA QUE VAI DAR CERTO ,EU APOIO ELE TOTALMENTE POIS EU ACHO QUE TODO DINHEIRO E BEM VINDO.

  9. LAURENITA BARROS diz

    Vou vender frutas e verduras em casa,mas estou tendo dificuldade na quantidade que devo comprar pra inicio do negócio e também como calcular o preço para a venda. Gostaria de uma dica e ficaria muito agradecida.

  10. Ppaulo Fernandes diz

    tanho fruta (laranjas,tanjas,clementinas)todos os anos a estragar gostava de lhe dar outro fim e ganhar dinheiro pelo menos para pagar a rega de verão se algem QUIZER ENTRE EM CONTACTO OBRIGADO.

  11. Isabella D'Emery diz

    Me ajude! estou pretendendo começar plantações de verduras, começando pelas mais faceis, mas não tenho experiência de nada, gostaria que me orientasse, pois é vantagem logo de inicio eu levar pra vender na SEASA, pois me falaram que tudo que levamos pra lá vende,mas eu não sei como funciona, se tem que marcar pra levar pra vender, ou o dia que chegar lá vende se m ter que marcar nada. Me ajude!

  12. Mona Lisa diz

    Olá, bom dia, estou querendo abrir um pequeno negocio com frutas e verduras , vou alugar um ponto pequeno,no centro de abastecimento da minha cidade, gostaria de saber qual a renda maxima e minima de quem trabalha neste ramo. obrigada.

  13. diz

    Olá José Neto,tô pretendendo abrir um negócio em casa relacionado a venda de verduras e legumes e to meio indeciso de como começar…tenho um pequeno espaço na frente da casa como uma área e um comodo grande no fundo….quero usar essa pequena área na frente para comercializar as verduras e legumes e usar o comodo no fundo para armazenar as mesmas…quero saber se dessa forma pode dá certo?Obrigado

  14. cassio diz

    ola estou planejando montar um sacolao, so q como nao tenho uma boa reserva, pra alugar salao e comprar prateleiras, estou querendo comecar a vender em uma saveiro.
    Alguma dica ou sujestao pra me ajudar a nao quebrar a cabeca?

    desde ja mto obrigado

  15. Erick diz

    José Neto,

    Estou trabalhando em um projeto onde pretendo vender frutas através de uma plataforma online(site), onde pretendo fazer o cadastro dos meus clientes na plataforma e eles mandam para mim suas listas de compras, e eu faço a mesma e levo até a casa do cliente.

    Ainda estou em processo de validação da ideia e criação do MVP, porém minha maior “dor de cabeça” está sendo na forma como irei cobrar, ou quanto irei cobrar dos meus clientes.
    Considerando que os clientes não terão contato direto com as frutas, e não terão como mensurar o peso e o valor que pagaram por kg ou Unidade, ai eu pergunto:
    Como devo fechar o preço de venda?
    Estipulando um preço X por Kg que cubra meus custos e despesas?
    Ou vendendo X por Kg + taxa de entrega?

    Eu penso em implantar no site pagamento através de boletos, e transferências bancárias, cartão de credito..

    no aguardo.

  16. erlon diz

    ola!pretendo abrir um kilao e derivados em geral ,nao terei despesas alem da agua e energia ,pode me informar a matematica para formar os precos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>