Loja de lubrificantes automotivos: Como montar?

Veja no artigo de hoje como montar uma loja de lubrificantes automotivos em sua cidade.

Quem tem um veículo sempre procura cuidar dele da melhor forma possível e a utilização de lubrificantes é algo indispensável, então por isso o mercado de produtos automotivos sempre foi um dos mais fortes que existem, gerando interesse até mesmo nos mais novos empreendedores brasileiros.

Para tentar ajudar a maior quantidade possível de pessoas e gerar ideias de como trabalhar com esses produtos, eu fiz questão de selecionar uma série de dicas importantes para iniciar sua pequena loja de lubrificantes e trabalhar com o máximo de sucesso nesse ramo de negócio.

Planejamento para uma loja de lubrificantes

Abrir uma loja de lubrificantes automotivos requer um bom planejamento, investimento e trabalho assíduo, então é preciso se dedicar ao máximo possível para que essa ideia possa se tornar uma realidade e assim gerar os resultados que você tanto espera ao ter a loja em funcionamento. A minha principal dica nesse inicio é que você faça uma analise geral em sua cidade para verificar onde a maioria das pessoas compram lubrificantes, quais são as principais lojas do ramo e o que pode ser feito para ganhar destaque nessa área.

Não se esqueça também de criar um plano e negócios para sua nova loja, contrate os serviços de um contador de confiança para iniciar todo o processo de legalização e aproveite para já ir planejando os gastos que terá para iniciar tudo isso. Geralmente você irá vender em sua loja os lubrificantes tradicionais e também as graxas lubrificantes, sempre com diversos tamanhos de embalagens e marcas diversificadas como Ipiranga, Shell, Petrobras, Mobil e tantas outras.

como montar uma loja de lubrificantes automotivos

Como montar uma loja de lubrificantes automotivos?

Lembre sempre antes de abrir sua nova loja de lubrificantes automotivos, que o local de instalação será algo crucial para seu sucesso, portanto procure lugares onde a visibilidade seja maior por parte do seu público alvo. Locais próximos a lojas de peças, oficinas ou mesmo em avenidas bem movimentadas de sua cidade, podem funcionar muito bem para esse tipo de negócio, mas leve sempre em consideração o espaço interno para estoque e vendagem dos seus produtos, assim também como o estacionamento para todos os clientes.

Organize sua loja de modo que possa ter um estoque com uma boa quantidade de produtos e utilize a parte frontal apenas para colocar uma pequena quantidade de lubrificantes. Outro ponto importante são os fornecedores de lubrificantes automotivos que sua loja necessitará, portanto procure pesquisar para conhecer empresas fornecedoras que possam lhe atender com qualidade e um exemplo de fornecedor que pude encontrar em minhas pesquisas é a MGA Lubrificantes (http://www.mgalubrificantes.com.br/) que é uma empresa localizada no Bom Retiro em São Paulo e que trabalha com diversas marcas de lubrificantes automotivos para lojas.

Investimento para uma loja de lubrificantes automotivos

Não tem como dizer ao certo quanto custa montar uma loja de lubrificantes automotivos, pois você terá gastos variáveis e tudo começará com o aluguel do ponto comercial, decoração e organização da loja, compra de prateleiras, mesa de escritório e cadeiras, investirá na informatização da loja e outros pequenos gastos, sem falar na compra de todo o estoque inicial de produtos, a legalização da loja e contratação de pelo menos 1 funcionário. Com tudo isso o seu investimento inicial deverá ficar entre R$ 50 e R$ 200 mil Reais para ter uma loja de lubrificantes automotivos instalada.

loja de lubrificantes automotivos

Como vender lubrificantes?

Não basta apenas montar uma loja de lubrificantes e achar que vai ter sucesso, porque um negócio desse tipo requer uma boa divulgação, relacionamento com os clientes, bom atendimento e produtos diversificados. É sempre importante fazer o cadastro de cada um de seus clientes para que eles possam voltar sempre a comprar, ofereça descontos e boas condições de pagamento para mostrar que sua loja tem um diferencial.

Uma opção que eu também recomendo para quem vai vender lubrificantes automotivos em uma loja é que invista na vendagem de outros produtos do mesmo segmento que irão atender seus clientes, como é o caso dos panos para limpeza, silicone, vaselina, desengraxantes e também poderá vender equipamentos de lubrificação, assim como outros produtos básicos.

Leia também: Como montar uma loja de troca de óleo

Vale a pena trabalhar com lubrificantes automotivos?

O empreendedor que está analisando esse tipo de negócio, poderá ficar com algumas duvidas e um pouco de medo na hora de investir na montagem dessa loja, mas falando de um modo geral, vale muito a pena sim trabalhar nesse ramo e um dos motivos óbvios para isso é a quantidade de veículos e maquinas que existem hoje em dia. Da para ganhar um bom dinheiro com sua loja de lubrificantes automotivos se você conseguir fornecedores de qualidade e juntamente com isso ganhar um bom destaque em sua região.

Então aqui nesse artigo de hoje eu selecionei apenas algumas dicas úteis para quem vai trabalhar com uma nova loja de lubrificantes e espero que tenha gostado de tudo isso. Aproveite agora mesmo para começar pesquisar, iniciar seu plano de negócios e dar os primeiros passos rumo a sua própria loja.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>