Empresa de limpeza doméstica

Uma empresa de limpeza doméstica tem foco principal na higienização de ambientes caseiros, diferenciando assim das demais empresas de limpezas que focam, principalmente, na limpeza de empresas ou pequenas fabricas.

De qualquer modo, esse modelo de empresa vem crescendo bastante no mercado atual, gerando diversas oportunidades para quem sempre quis trabalhar prestando serviços em uma área inovadora e promissora como é o caso da limpeza de ambientes. Então ao longo desse artigo você encontrará exemplos de empresas de limpeza e dicas para conseguir montar sua própria empresa.

Exemplos de empresas de limpeza doméstica

Por se tratar de uma área que está mostrando sua cara agora, podemos encontrar exemplos de empresas de limpeza doméstica interessantes. Muitas dessas empresas estão localizadas, principalmente, nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, porém acredito que em breve elas chegarão com muita força também nas pequenas cidades, até mesmo as do interior do Brasil.

A Acarox é um exemplo de empresa de limpeza doméstica localizada em São Paulo, mas que conta também com outra unidade na cidade de São José do Rio Preto. Outro exemplo que cresceu de uma forma muito ampla nesse mercado foi a franquia House Shine que hoje é líder nesse segmento no Brasil e conta com várias franquias.

empresa de limpeza doméstica

O mercado de limpeza doméstica no Brasil

Quem está pensando em abrir uma empresa de limpeza doméstica pode se beneficiar pelo nível com que o mercado atual desse segmento se encontra. Naturalmente hoje essa é uma área em plena expansão e que movimenta, nada mais nada menos que, R$ 15 bilhões de Reais por ano, favorecendo assim quem deseja explorar essa oportunidade e investir em uma empresa profissional para trabalhar.

Justamente por conta da falta de profissionalismo no ramo, as empresas novas conseguem obter resultados muito interessantes e ganham uma referencia muito importante no mercado, seja prestando serviços domésticos ou mesmo trabalhando na limpeza de estabelecimentos comerciais.

Leia também: Empresas de limpeza e conservação

Serviços de uma empresa de limpeza doméstica

Geralmente uma empresa de limpeza doméstica não trabalha com um único tipo de serviço, mas oferece um vasto número para sua clientela. Para que você possa entender basicamente quais são esses tipos de serviços, selecionei alguns exemplos do que a maioria das empresas desse tipo oferecem:

  • Limpeza úmida com pano de chão;
  • Limpeza de pisos;
  • Limpeza de banheiros;
  • Limpeza de paredes, portas, janelas de vidro e divisórias;
  • Conservação e limpeza de escritórios;
  • Limpeza de telhados;
  • Lavagem de escadarias;
  • Lavar e retirar manchas de carpete;
  • Aplicação de cera e manutenção de pisos;
  • Etc…

Então são diversos tipos de serviços comuns e avançados que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia, mas que estão tendo uma alta procura atualmente, sendo que em muitos casos não se encontra empresas que oferecem esses serviços de limpeza profissional. Lógico que no inicio de trabalho muitas empresas trabalham somente com 5 ou 6 serviços de limpeza, porém assim que a empresa for se desenvolvendo mais, a tendencia é que a quantidade de serviços aumente também.

limpeza doméstica

O investimento para montar uma empresa de limpeza doméstica

Para abrir uma empresa de limpeza doméstica, você irá necessitar de um investimento inicial, principalmente em acessórios e equipamentos de trabalho. Ter um carro próprio para trabalhar será um investimento muito importante também, assim como a contratação de mais pessoas para trabalhar juntamente com você na nova empresa.

Uma das grandes vantagens de quem está iniciando agora é que não existe a necessidade de alugar um amplo ponto comercial, já que uma empresa de limpeza doméstica trabalha somente com a prestação de serviços. No entanto, seria importante ter pelo menos um escritório para administrar a empresa e receber seus clientes, podendo ser até mesmo em casa.

Então para começar uma pequena empresa desse tipo, você vai precisar investir algo em torno de R$ 50 mil Reais se o seu foco for trabalhar em uma cidade de pequeno porte, caso contrário o investimento pode ser muito superior a isso.

A divulgação de uma empresa de limpeza doméstica

Por se tratar de uma área empresarial ainda em crescimento no Brasil, certamente não encontrará grandes concorrentes e o processo de divulgação pode ser feita da maneira mais tradicional possível, explorando assim as mídias disponíveis na sua própria região. Então para divulgar uma empresa de limpeza doméstica, vale a pena focar bastante na divulgação boca a boca, criar panfletos para distribuir nas ruas, divulgar nos jornais locais e outros meios de fácil acesso.

Além da divulgação, um fator que será muito requisitado para quem deseja montar uma empresa de limpeza doméstica com sucesso é a fidelização dos clientes atuais. Com base nisso, você deverá tentar fazer com que o cliente conseguido hoje volte a contratar sempre os seus serviços, pois essa é a unica forma de lidar e vencer a concorrência que tiver na sua cidade.

Como montar uma empresa de limpeza passo a passo?

Com certeza existe uma grande quantidade de pessoas querendo investir em uma empresa de limpeza doméstica atualmente, porém nem todos sabem como começar e como trabalhar nesse tipo de atividade. Foi, justamente, pensando nisso que escrevi recentemente o artigo mostrando como montar uma empresa de limpeza, onde mostro algumas dicas e recomendo um curso maravilhoso para quem deseja trabalhar de forma correta nessa área tão lucrativa.

Então para finalizar, o que você deverá focar realmente na hora de trabalhar prestando serviços de limpeza doméstica é na pesquisa de mercado e no estudo correto dessa oportunidade de negócio. Só espero que todas as informações tenham sido de grande utilidade para você e que consiga montar sua própria empresa de limpeza doméstica o quanto antes.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>