Como montar uma oficina de costura

Quer saber como montar uma oficina de costura para trabalhar da forma que sempre sonhou? Então confira todas as dicas que temos aqui para montar sua pequena oficina, já que essa é uma das oportunidades de negócios com baixo investimento mais interessantes para o publico feminino que vê na costura uma opção de negócio a ser trabalhada.

Com base nisso, tenho certeza que nesse momento existe uma grande quantidade de pessoas querendo iniciar uma oficina pequena para trabalhar com os mais diversos tipos de costuras, mas a verdade é que a maioria não consegue realizar esse sonho. Sabe por que? A resposta é simples, porque eles não encontram informações ou apoio para iniciar aquele negócio que tanto sonham e para oferecer uma orientação a mais na vida dessas pessoas, eu fiz questão de selecionar algumas dicas que podem ajudar bastante.

O local para montar sua oficina de costura

O ponto de trabalho é uma das coisas mais importantes que você terá pela frente no processo de como montar uma oficina de costura na sua cidade, já que esse será o local onde produzirá produtos próprios e prestará serviços para uma variedade de clientes. Esse local precisa ser bem limpo, arejado e com uma boa iluminação para facilitar todo o trabalho. Além disso, é importante ressaltar que o tamanho será referente a quantidade de maquinas que terá no local e a estrutura desejada para sua oficina de costura.

Com relação a localização da sua oficina, é recomendado que seja em um local de fácil acesso, mas não existe a necessidade de alugar um ponto comercial no centro da cidade para trabalhar. Quem tem um espaço apropriado em casa, poderá começar dessa forma e a partir do momento em que tudo for crescendo, poderá migrar e investir em uma estrutura melhor. Algumas pessoas também estão buscando dicas de como montar uma oficina de costura na zona rural, e a proposito, essa pode ser uma excelente oportunidade de trabalho para as mulheres que vivem na zona rural de muitas cidades brasileiras.

Leia também: Como montar um atelier de costura

como montar uma oficina de costura

Quanto custa montar uma oficina de costura?

Por mais pequeno que seja o negócio que você tem em mente, não tem como montar uma oficina de costura sem pensar no investimento necessário para ter esse empreendimento em funcionamento. Dessa forma, você precisará ter um certo capital em mãos pronto para empregar na compra de maquinas de costura, diversos tipos de tecidos para produzir peças de roupas, organização do local para trabalhar, legalização do negócio e todos os pequenos gastos que toda pequena fabrica tem.

Então dessa forma você precisará ter um certo capital em mãos para empregar nessa oficina que é o seu grande sonho. Esse custo, certamente, será algo muito variável e ficará entre R$ 15 e R$ 50 mil Reais, já que tudo dependerá da estrutura, das maquinas e de alguns pequenos fatores não menos importantes.

Como montar uma oficina de costura?

Se você quer uma dica de como montar uma oficina de costura com um gasto bem menor, então procure firmar parcerias com outras pessoas que também tem o mesmo desejo que você e inicie uma oficina em conjunto. Essa é, sem duvidas, a forma mais indicada para quem está começando agora e não tem muito capital disponível para empregar nessa nova ideia de negócio, além disso, com as parcerias bem firmadas a tendência é que sua oficina cresça muito rápido e consiga bons resultados.

Dessa forma, o aluguel do ponto, a compra das maquinas, da matéria prima e todos os gastos necessários podem ser divididos entre os sócios da oficina. A partir daí, é só começar produzir seus produtos e prestar serviços de costuras para os mais variados clientes, a proposito, encontrar clientes sempre será um desafio para quem está iniciando e a minha dica é que você faça divulgação boca a boca, invista em pequenos anúncios nos jornais locais, crie seus próprios cartões de visitas para distribuir onde ir e procure fidelizar cada novo cliente, pois assim eles sempre voltarão e ainda poderão lhe indicar outros clientes.

Leia também: Como montar uma loja de tecidos

como abrir uma oficina de costura

Vale a pena abrir uma oficina de costura?

O que muita gente quer saber mesmo é se tem como montar uma oficina de costura e ganhar dinheiro? Lógico que o lucro é algo importante e a oficina só continuará funcionando se estiver gerando resultados positivos, no entanto você deverá avaliar acima de tudo se essa ideia vale a pena e não pensar simples no dinheiro que poderá gerar com tudo isso. Dessa forma, avalie se as pessoas da sua cidade ou do seu bairro tem interesse nos produtos e serviços que serão prestados, verifique se o seu capital será suficiente para começar, aproveite e busque parceiros de negócios e veja se está mesmo preparada para trabalhar com isso.

A preparação profissional é algo também muito importante e que não pode ser deixada de lado um só momento. Então para finalizar eu gostaria de lhe indicar um curso simples, mas que pode ser bem útil nesse inicio de trabalho. Trata-se do curso de Corte e Costura desenvolvido pela Brava Cursos e que vem sendo estudado por muitas pessoas que estão iniciando agora esse tipo de atividade.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 21 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>