Como montar uma loja pequena

Devido a grande concorrência e o alto investimento inicial das grandes empresas, muitos microempreendedores optaram por montar uma loja pequena como opção de negócio.

Claro que isso não significa ou indica que todo mundo poderá montar uma loja pequena e será bem sucedido na sua área, mas o que faz dela uma boa opção é o baixo investimento inicial sem minimizar as possibilidades de sucesso e a facilidade no gerenciamento.

Para falar sobre esse assunto tão procurado, eu irei destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de montar seu negócio.

1 – Encontre um lugar adequado

Eu sei que você vai montar uma loja pequena, mas não precisa escolher um lugar onde só entra um cliente de cada vez. É preciso pensar na confortabilidade de cada pessoa que entra na loja e na estrutura ideal para se trabalhar.

Portanto, busque um local aconchegante, de fácil acesso e de preferencia que seja em um local bem movimentado na sua cidade ou mesmo em uma rua do seu bairro. Fazendo isso, você terá melhores condições de satisfazer o cliente, trabalhar em um lugar mais adequado e poderá conseguir facilmente um número maior de clientes.

montar uma loja pequena

2 – Não diversifique muito

Quando pensamos em montar um loja pequena não significa que só o espaço será pequeno, mas que não iremos trabalhar em várias áreas ao mesmo tempo ou com um grande número de produtos.

Então, se você vai vender doces, por exemplo, deve manter o foco nesse tipo de produto e no máximo associar a produtos relacionados, porque se começar vender bijuterias, roupas e outras coisas diferentes no local, estará quebrando a marca e não mais será um loja pequena.

3 – Montar uma loja pequena com jeito de grande

Quando você resolve montar uma loja pequena e trabalhar em um único nicho de mercado, deve ter logo em mente que seu objetivo é dominar essa área e se tornar uma referencia no mercado, para que quando as pessoas pensarem no determinado produto lembrarem logo de cara da sua empresa e não da concorrência.

Logico que isso não vai acontecer do dia para a noite. Será preciso muito trabalho e dedicação para tentar colocar sua loja em um patamar melhor.

O certo é que mesmo sendo uma loja pequena, você não deve se encolher no seu cantinho e esperar os concorrentes dar as cartas. É preciso ir a luta, então comece desenvolver suas próprias campanhas publicitárias, crie promoções para atrair clientes novos e faça de tudo para se aparecer no mercado, poi só dessa forma ganhará destaque no seu nicho de mercado.

4 – Cresça com o tempo

Você pode querer montar uma loja pequena hoje, mas amanhã pode ser necessário crescer esse negócio, então planeje cada passo para o futuro desde já.

A grande verdade é que se você quer ter sucesso na sua área e ver a sua pequena loja se desenvolver é preciso focar na qualidade dos produtos, na satisfação dos clientes e na manutenção dos mesmos. Esse é um pequeno caminho que todo empreendedor deve ter em mente e procurar seguir.

Montar uma loja pequena é sem sombra de duvidas um caminho recomendável a seguir, principalmente para os novos empreendedores ou para aquelas pessoas que desejam montar algo mas não sabem como fazer para esse negócio se transformar em realidade. Então, se está planejando isso, siga em frente mas dê um passo de cada vez para não tropeçar e cair mais tarde.

Até o próximo artigo.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>