Como montar uma loja de moto peças

Nesses últimos tempos de bastante engarrafamento nas grandes cidades, muitas pessoas têm tentado se locomover de uma maneira mais prática e rápida. A moto tem sido um escape para esses dias de caos no trânsito. Contudo, você se informando sobre o que vender e montar uma loja de moto peças, você conseguirá manter sua vida ganhando dinheiro. Muitas pessoas para economizar preferem consertar suas motos em vez de comprar uma nova, pois ao adquirir sua moto cria tanto carinho por ela.

Para uma loja de moto peças você pode vender muitos itens relacionados ao mesmo como: retrovisores, pneus, pastilhas de freio entre outros. Quanto mais novas motos são vendidas, melhor fica as vendas de peças para quem trabalha nesse ramo, você só deve estudar, e aprender sobre tudo o que vende. Faça cursos, conheça sobre suas peças, se informe até porque os clientes sempre tiram dúvidas com o vendedor.

Funcionários para uma loja de moto peças

Com certeza você precisará de alguns funcionários, ao montar uma loja de moto peças, para lhe ajudarem nessa nova expedição, então contrate pessoas competentes que tenham alguma experiência nessa área, pode também incluir algum mecânico que faça alguns consertos básicos na própria loja. Isso atrairá mais clientes, pois além de comprar as peças pode trocar na hora, dependendo do que for preciso trocar.

É muito importante que você tenha um vasto estoque de peças e sendo bem direto não só de peças de motos mais recentes, mas principalmente as antigas e para isso é preciso ter um capital de giro. Não pense que essa parte não é importante porque para ganhar dinheiro é preciso vender e para vender você precisa ter um amplo estoque.

como montar uma loja de moto peças

Fornecedores para sua loja

Para comprar as peças para vender em sua loja de moto peças você tem duas opções: comprar na fábrica ou atacadistas. Para comprar no atacadista você tem um valor mínimo de compras de mais ou menos 500,00 reais e você pode comprar um pouco de tudo como 10 unidades de cada produto. Só que os preços são bem maiores que na fábrica, em torno de 80% ou até 100% e ainda corre o risco de receber o material sujo ou com algum probleminha pelo tempo que ficou guardado no estoque.

Já nas fábricas fica mais complicado no sentido de compra mínima que gira em torno de mil a dez mil reais variando em cada compra e você só pode trazer uma quantidade mínima de produtos que são definidos pela fábrica. A vantagem é que os produtos vão chegar em boas condições e com garantia. Nesses dois casos, existe um cadastro bem rígido, fornecer referências com empresários que lhe conheça, e se caso passar alguns meses sem comprar, volta ao processo inicial fazendo novo cadastro e novas referências.

Como montar uma loja de moto peças?

Ao montar uma loja de moto peças, dedique-se para ter uma boa localização, pois deve ser sempre onde há maior fluxo de pessoas, de preferência que seja um local de fácil acesso, e que tenha um estacionamento, a fim de poder colocar as motos de seus clientes, na frente, assim que elas estiverem já prontas, e também para que os clientes estacionem suas motos na hora de lhe procurar. Decoração não é um ponto forte porque esses clientes, em geral, só querem saber se tem a peça procurada e se está mais barata que na concorrência.

Você pode espalhar pela loja, mas claro, com organização, peças mais caras que fiquem à vista do cliente. Uma boa dica é vender acessórios como: capacetes, roupas específicas para motoqueiros, bem como, roupas de chuva, na qual sejam de boa qualidade, onde não rasguem com facilidade, e que seja impermeável. Você pode montar uma vitrine simples para mostrar quais tipos você trabalha. A boa educação e um bom atendimento são sempre a chave do negócio, então, ter as peças que os clientes procuram mais, sem atendê-los com gentileza e educação, não vai funcionar.

Leia também: Como montar uma loja de bicicletas

Aprenda lidar com os clientes da sua loja

É preciso haver diálogo entre o patrão e os funcionários, a fim de falarem a mesma linguagem, pois nada adianta um cliente procurar o patrão e depois o funcionário, se ambos não falarão a mesma coisa. Então, converse com seus funcionários, peça para que eles tenham paciência, para com seus clientes e, que eles tirem todas as dúvidas que surgirem da parte dos clientes. Contudo, se porventura aparecer um cliente mais difícil, você mesmo poderá atendê-lo.

Outra questão é ao montar uma loja de moto peças conquiste seus clientes, a fim de não perdê-los para a concorrência, então, realize promoções, ofereça cafezinho, e tenha sempre foco com determinação e você terá retorno imediato. Seja pontual nas entregas, para que sua clientela lhe indique para seus amigos e conhecidos.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>