Como montar um atelier de artesanato

Os produtos artesanais vem se destacando bastante no mercado atual e com isso vários artesãos estão vendo esse pequeno negócio crescer de uma forma muito positiva. Então nada mais justo aprender como montar um atelier de artesanato para desenvolver seus próprios produtos, fazer testes e criar assim um espaço próprio onde possa desenvolver o que há de melhor no ramo.

Naturalmente muitos iniciantes na fabricação de artesanatos não tem capital suficiente para investir na montagem de um atelier próprio, então isso pode ser o principal contratempo que muitos irão encontrar no inicio. De qualquer forma, irei lhe mostrar aqui algumas dicas úteis para abrir seu novo atelier de artesanato com o máximo de sucesso e economizando dinheiro.

Montando seu atelier de artesanato

O processo sobre como montar um atelier de artesanato pode não ser algo tão simples como muitos imaginam, pois logo de cara será necessário investir no aluguel de um pequeno ponto comercial, na decoração desse espaço e, provavelmente, na compra de mais alguns equipamentos básicos de trabalho. O ideal nesse inicio é buscar um ponto que ofereça comodidade para trabalhar e que não seja muito caro, podendo ser até mesmo em um bairro mais afastado do centro.

Além disso, focar na organização e decoração desse local poderá fazer muito bem para o crescimento positivo do negócio, assim também para melhor visibilidade da clientela. Então se tiver espaço suficiente, procure dividi-lo em duas áreas, uma onde irá guardar todas as suas matérias primas e outra onde irá produzir e expor seus produtos já prontos. Se você já tiver todos os seus equipamentos de trabalho em mãos e alguns materiais para começar, esse investimento será baixo e deverá lhe custar no máximo R$ 1000 Reais para iniciar.

Leia também: Como montar uma loja de artesanato

como montar um atelier de artesanato

Monte um atelier de artesanato em parceria

A maioria dos artesão trabalham em parceria com outros amigos do ramo e dessa união poderá surgir um negócio promissor. Então nada mais justo que conversar com outros trabalhadores do ramo e firmar parcerias em prol da montagem desse novo atelier. Isso certamente irá minimizar muitos gastos e você estará dando um grande passo para criar uma empresa em conjunto com outros entendedores da fabricação de artesanatos.

Talvez muitos outros artesão na sua cidade tem interesse ou também buscam dicas de como montar um atelier de artesanato e você oferecendo essa parceria para juntos abrir o próprio local de trabalho, tudo poderá crescer de forma muito interessa, gerando assim resultados para todas as pessoas. Uma ideia bem legal para dar ainda mais credibilidade ao seu novo atelier é fazer uma exposição no próprio local assim que tiver tudo pronto, de modo que as pessoas possam conhecer seu trabalho e já comprar aqueles produtos que estão sendo expostos.

Como montar um atelier de artesanato em casa?

A verdade é que 99% das pessoas que decidiram se dedicar somente a confecção de artesanatos para vender trabalham a partir de casa e não tem um ponto fixo para trabalhar somente com aquilo. Não podemos esquecer que a maioria não ganha o suficiente para investir em ponto próprio de trabalho, porém o que alguns estão fazendo é transformar um pequeno espaço da própria residência em um atelier. Dessa forma é possível criar um local propício para a fabricação, os testes e até mesmo a vendagem dos produtos artesanais feitos, sem falar que será minimizado muitos gastos.

Porém para conseguir se dar bem trabalhando com isso em casa, será fundamental que você mantenha uma boa organização no local e procure sempre manter o ambiente caseiro distante do local de trabalho, mesmo sendo tão perto um do outro. De qualquer modo essa é mais uma possibilidade para todas as pessoas que querem saber como montar uma atelier de artesanato para trabalhar.

Leia também: Como trabalhar em casa com artesanato

atelier de artesanato

Vale a pena abrir um atelier de artesanato?

A resposta é bem simples: Vale a pena sim, porém não é tão fácil como muitos imaginam. Será preciso planejar muito bem tudo isso antes de partir para a montagem, ter o máximo possível de dedicação ao trabalho no atelier e buscar sempre maneiras de divulgar esse novo negócio para se tornar uma verdadeira referência na região. Então não basta saber como montar um atelier de artesanato e ficar de braços cruzados, é preciso trabalhar e agir o quanto antes se quiser ter sucesso com seu novo espaço de trabalho.

Uma dica final que deixo para quem está iniciando agora seu novo atelier é que procure se formalizar para trabalhar legalmente na fabricação e vendagem dos produtos. O mais indicado nesse caso é se tornar um microempreendedor individual, que é uma categoria muito fácil de entrar e que não requer grandes taxas mensais. Portanto, espero que todas as dicas tenham sido de grande utilidade e que consiga montar seu atelier com perfeição.

José Neto

Sou um técnico em comércio, apaixonado por pequenos negócios e criei minha primeira empresa digital em 2012. Apesar de ter apenas 22 anos, criei esse site para passar o máximo possível de informações para novos empreendedores, pois acredito que tenho muito a contribuir com o empreendedorismo no Brasil!

Comentários

  1. EDUARDO diz

    BOA DICA ,
    MAS FALTOU UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÃO, PORQUE ESSAS MESMAS DICAS ENCONTREI EM OUTROS SITES, TALVEZ ELES COPIARAM DAQUI. MAS CONTINUE ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES QUE SERÁ GRATIFICANTE PARA TODOS.

    Carlos,

    Analista de Sistema
    microsoft Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>