Você conhece uma usina de cana de açúcar? Hoje vamos falar um pouco sobre o local e como é o processo de produção.
Por mais que não seja algo que você queira investir, é ótimo aprender um pouco mais sobre empresas que movimentam o nosso país. Afinal, o que provém da cana de açúcar está em nossa mesa e até nosso carro.
A gente pode até não prestar atenção, mas as usinas de cana de açúcar são fundamentais para a nossa rotina. Além do açúcar, é através de alguns itens contidos na cana que pode-se fazer o adoçante.
Conheça um pouco sobre a cana de açúcar
Antes de falar sobre a usina de cana de açúcar em si, queria comenta um pouco sobre a cana e como ela se tornou tão importante em nosso país.
Provavelmente no colégio você já deve ter estudado sobre os canaviais e a cana de açúcar, mas será que lembra de tudo?
Ela surgiu em terras asiáticas e era cultivada desde a época dos ancestrais. O primeiro contato da planta no Brasil foi após os portugueses trazerem, no século XVI.
O nosso país chegou a ser um dos maiores exportadores do produto, o que é ótimo para a nossa história.
O local onde ela teve o melhor desempenho nesta época foi no Nordeste, mas de forma contraditória, é no interior de São Paulo que há uma quantidade maior de canaviais. Lá eles não buscam tanto a produção de açúcar, focam mais em álcool e o etanol.
A cana de açúcar é encontrada em bastante quantidade em regiões que possuem o clima tropical, o trabalho em usinas pode abrir portas para empregos e o local onde há a maior produção é em Ribeirão Preto.
Além do açúcar em si, ela nos dá algo que eu acho maravilhoso: O delicioso caldo de cana!
Leia também: Produção de vinagre
O que pode ser feito com a cana?
Além da produção de açúcar e álcool, o uso da cana pode ser utilizado para outras coisas. Ela pode ser usada como um dos ingredientes da rapadura, por exemplo.
A cana pode estar presente no aguardente e até como forma de alimentar o gado.
Então já dá para entender que montar uma usina de cana de açúcar te dá várias possibilidades, não é?
Como funciona uma usina de cana de açúcar?
No Brasil nós temos 411 usinas de cana de açúcar, a maioria está dividida em oito estados, são eles:
- Alagoas
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Mina Gerais
- Paraná
- Pernambuco
- São Paulo
A região que mais predomina é a do sudeste, com 225 usinas. O centro-oeste fica logo depois com 75, o nordeste tem 73, o sul 33 e o norte 5.
Embora exista uma forma de produzir o açúcar, a qualidade da produção de cada usina é diferente.
Existem cerca de cinco passos que definem o processo de produção, vou explicá-los por tópicos, ok?
1. A limpeza da cana
Essa é a primeira parte logo quando a cana chega na usina. São retiradas as impurezas que podem estar presentes no caldo, como areia ou argila. Para que isso ocorra, é necessário fazer quatro processos. São eles:
- Aquecimento
- Tratamento Químico
- Decantação
- Peneiramento
2. Retirar a água
Depois que há a limpeza, é necessário tirar a quantidade de água presente no caldo da cana. A evaporação é o processo que ajuda a retirar cerca de 75% da água que está contida no caldo. O que sobrar irar ser transformado em xarope concentrado.
3. Recuperação da sacarose
O processo de cozimento irá permitir que cerca de 80% da sacarose seja recuperada, nesta etapa também há a cristalização do caldo.
O cozimento vai fazer com que o caldo vire uma espécie de massa que o leva para o próximo passo.
4. Hora de centrifugar!
Após virar massa, chega o momento em que há a centrifugação, ou seja, a separação. Após essa etapa, o açúcar tem como subproduto o mel, este alimento pode ser um dos itens utilizados para fabricar o etanol.
5. Últimos passos
A secagem e a peneira são os últimos passos antes do açúcar ser armazenado, ele é separado por sacos de 1;200 kg e ficam em estoque até o momento de venda.
O açúcar em segundo plano
Segundo informações do jornal ‘Folha de São Paulo’, o etanol passou a ser priorizado em usinas localizadas no centro-sul do Brasil. O site também informa que existem nove unidades que estão com as operações paralisadas.
Em abril de 2018 22,21 milhões de toneladas de cana foram moídas e 68,5% delas foi destinada a produção de álcool. Essa abordagem cresceu porque segundo o diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antônio de Padua Rodrigues, as vendas do combustível estavam mais intensas.
Segundo a ‘Exame’, o preço do açúcar está abaixo do custo de produção, o que pode também estar relacionado a essa opção das usinas em preferir focar no etanol no momento.
O diretor da Região Brasil, Jacyr Costa Filho, citou que esse tipo de preço baixo desestimula a produção do açúcar em outros países e também não favorece as usinas brasileiras.
Não há uma especulação do que pode acontecer com a produção de açúcar nas usinas brasileiras em 2019 se continuar com esse valor, mas o foco continua sendo a produção do etanol, já que este está favorecendo o lucro das usinas e obtendo preços melhores, principalmente em relação ao açúcar.
Cana de açúcar na Amazônia Legal
Há no Senado Federal uma discussão para autorizar o plantio da cana de açúcar em regiões da Amazônia Legal, segundo a TV Brasil, o debate envolve os riscos ambientais e a possibilidade de crescimento econômico.
As áreas que seria utilizadas são as que já foram desmatadas. Enquanto algumas pessoas opinam sobre a possibilidade de emprego e renda, outros citam o quão isso pode ser ruim para o meio ambiente.
A Amazônia Legal tem cerca de 5 milhões de km quadrados, isso envolve a região Norte e os estados de Mato Grosso e uma parte do Maranhão.
Leia também: Fábrica de manteiga
Analise bem a sua situação antes de investir no negócio.
Você pode perceber que as usinas brasileiras não estão em um bom momento atualmente, o que pode ser uma má hora para investir. Embora estejam lucrando em etanol, o açúcar não está dando tanto retorno assim.
De qualquer forma, agora que você já sabe como funciona uma usina de cana de açúcar, fica mais fácil até estudar o mercado e investir na melhor hora.
Espero que esse artigo tenha te ajudado!