Trabalhar com transcrição de áudio em português: Isso funciona?

Publicado por Lidia Massari em 12 de agosto de 2023

Quando você viu a oportunidade de trabalhar com transcrição de áudio em português, automaticamente você pensou: isso funciona mesmo? Dá dinheiro?

Embora alguns trabalhos existam há muito tempo, a exemplo da transcrição, é comum encontrar pessoas que nunca ouviram falar. Ainda mais com a quantidade exacerbada de oportunidades, digamos, estranhas, tudo fica meio solto no ar, concorda?

Nesse cenário, este conteúdo é um convite para você descobrir uma atividade que pode alavancar seu futuro profissional. Quer saber mais a respeito? Então, confira!

Trabalhar com transcrição de áudio em português: isso funciona mesmo?

Sim, é totalmente possível trabalhar com transcrição de áudio em português, mas o contexto profissional de verdade pode ser desafiador. Primeiro, atualmente você encontra inúmeras soluções, sites e aplicativos que prometem a transcrição perfeita.

Contudo, você sabe que boa parte dessas aplicações não entregam uma fração do que foram criadas para fazer. É precisamente essa “janela” de oportunidades que você precisa aproveitar para se consolidar no mercado.

Em outras palavras, se você simplesmente baixar um aplicativo desses e procurar trabalho esperando ganhar dinheiro, você pode se decepcionar. Isso porque o trabalho não atingirá o potencial máximo, gerando insatisfação no seu cliente.

Da forma como eu vejo, você precisa combinar três coisas para trabalhar com transcrição: características únicas, habilidades e conhecimentos.

Lista de aspectos fundamentais que você deve desenvolver

  • Seja um profissional detalhista para captar as nuances do áudio.
  • A paciência é a base da transcrição perfeita.
  • Pratique ações que estimulem uma organização elevada.
  • Tenha discrição sobre a sensibilidade do áudio trabalhado.
  • Aumente sua resistência à fadiga auditiva, tirando pequenos intervalos.
  • Estude a língua portuguesa (gramática, ortografia e pontuação).
  • Conheça os termos técnicos com autoridade.
  • Invista no estudo da culturalidade para dominar a essência do áudio.

Entenda que esse não é um mero trabalho remoto de digitação, pois como você viu, envolve muitas variáveis. “E vem cá, como esse trabalho funciona na prática?”.

Como funciona a profissão de transcrição de áudio em português?

A transcrição de um áudio consiste em você escutar o arquivo, compreender as informações e contexto, e transcrevê-lo em digitação. Desse modo, a interpretação de texto é uma das habilidades mais importantes para entregar trabalhos impecáveis.

  1. Preparação e ambiente: primeiro, você recebe o arquivo e procura entender o contexto da informação. Depois é hora de escolher um bom fone de ouvido e um software de edição de texto.
  2. Ouvir e digitar: agora é onde a transcrição acontece, ou seja, você vai ouvir atentamente toda a informação. Simultaneamente, você deve converter o áudio em texto fiel e contextual.
  3. Pausas estratégicas: crie momentos de pausas, tanto para digitar quanto para evitar o cansaço auditivo. Isso ajuda muito na evolução da transcrição.
  4. Formatação e revisão: a formatação inclui o uso de ponto e vírgula segundo a norma gramatical. Aliás, organize os parágrafos de acordo com a estrutura do áudio e revise posteriormente.
  5. Entrega do trabalho: após revisar por completo, entregue a transcrição finalizada para a aprovação do cliente.
  6. Revisão e formatação final: caso ele detecte ou sinalize alguma mudança, você executa a revisão final.
  7. Pós-transcrição: não esqueça de manter uma cópia para se orientar em trabalhos futuros.

Dentre os principais tipos de transcrição, temos os discursos, palestras, entrevistas, gravações médicas, podcasts e ligações telefônicas. Um outro exemplo essencial são os julgamentos, depoimentos e processos legais.

Em cada uma das atividades, tem sempre um transcritor profissional pegando cada palavra e criando um formato altamente legível. Um depoimento policial, por exemplo, o transcritor pega o áudio e o transforma num documento valioso.

Portanto, trabalhar com transcrição de áudio em português é viável e você pode se tornar referência na profissão.

Onde trabalhar com transcrição de áudio em português? 3 plataformas que você pode encontrar trabalho

“Deixa eu perguntar, mas se o trabalho é tão bom assim, por que as pessoas falam que não dá certo?”. Então, muitas dessas pessoas querem apenas desencorajar você, essa é a verdade.

Não vou mentir, a preparação do profissional exige empenho e estudo, dois pontos que automaticamente criam “preguiça” no brasileiro. Em contrapartida, a seguir você verá onde trabalhar com transcrição de áudio, eu aproveitaria!

1. Plataformas de freelancer

Você está apenas começando, não tem experiência e ainda precisa adquirir mais conhecimento prático? Então, as plataformas para ganhar dinheiro na internet como freelancer são a primeira etapa.

Via de regra, muitos clientes procuram transcritores diretamente nesse tipo de site, pois é mais rápido e, convenhamos, barato. Então, mesmo que você ganhe menos no começo, certamente é uma estratégia para agregar valor ao currículo, veja mais:

  1. Workana: www.workana.com
  2. 99Freelas: www.99freelas.com.br
  3. Plataforma Freelancer: br.freelancer.com
  4. GetNinjas: www.getninjas.com.br

Preciso avisar, nem sempre você encontrará trabalho específico de transcrição, pois, querendo ou não, é uma demanda mais restrita. Veja bem, uma entidade governamental nunca irá procurar profissionais nesses canais, entende?

Com isso, a plataforma freelancer servirá basicamente para você ganhar insumos para escalar o trabalho, tudo bem?

2. Plataformas e sites especializados em transcrição

trabalhar com transcrição de áudio em português

Agora, saindo do universo de trabalhar com transcrição de áudio em português, você sempre pode se especializar em novos idiomas. Nesse contexto, saiba que é aqui que os grandes salários estão.

Todavia, o seu nível de conhecimento e preparo precisa ser ainda mais elevado, do contrário, é só frustração. Desse jeito, a minha dica é você trabalhar com tradução em simultâneo, assim, você conquista mais recursos profissionais.

Plataformas e sites especializados em transcrição (Português e Inglês)

  • TranscribeMe: www.transcribeme.com
  • Audiotext: www.audiotext.com.br (transcrições em português e inglês)
  • TranscritoJá: www.transcritoja.com (plataforma holandesa, com oportunidades para o português)
  • Lítero Traduções: www.litero.com.br/transcricao-de-audio (plataforma brasileira de tradução e transcrição)

3. Órgãos oficiais e entidades governamentais

Por fim, nesta modalidade de transcrição, você dependerá exclusivamente do seu currículo. Diante disso, procure o fórum da região, prefeituras, órgãos estatais, entidades governamentais e se aplique ao processo seletivo.

Normalmente, os profissionais que seguem a profissão ao pé da letra, dificilmente ficam sem trabalho. Afinal, há muita estabilidade, já que as demandas são recorrentes e de alta sensibilidade profissional.

DÚVIDA FREQUENTE: quanto ganha um transcritor de áudio?

É complicado pontuar exatamente quanto ganha um transcritor de áudio, pois tudo depende do cliente, do projeto e da plataforma.

Por exemplo, trabalhos conquistados em plataformas freelancer dificilmente terão uma remuneração alta. O salário base registrado atualmente é de R$2.050,00.

Por outro lado, o transcritor contratado e com larga experiência pode ganhar mais. Porém, o teto salarial depende do estado e da hierarquia do órgão ou instituição contratante.

Trabalhar com transcrição de áudio em português funciona, mas precisa dominar a profissão!

Como você pôde presenciar em mínimos detalhes, trabalhar com transcrição de áudio em português funciona de verdade. Porém, é uma profissão que exige certa cautela na hora de se especializar, principalmente devido à tecnologia avançada gratuita.

Então, fico na expectativa de ter mostrado exatamente como conseguir furar a bolha de uma atividade requisitada e pouco explorada. E então, já está se organizando para entrar de cabeça nessa oportunidade imperdível? Boa sorte, hein?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, já sabe né? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais com a galera e até a próxima!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário