Serviço de leva e traz: Como funciona? Como montar?

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de novembro de 2019

O serviço de leva e traz tem facilitado a vida de muitos motoristas que não tem tempo de lidar com alguns trâmites do seu carro. Investir nesse negócio tem sido lucrativo para os empreendedores.

Por conta disso eu resolvi explicar mais como esse negócio funciona e o que você precisa para montar a estrutura necessária para ganhar dinheiro nessa área como empresário.

Abaixo você confere dicas e informações práticas que vão te ajudar a começar do zero a atuar nesse segmento que só vai crescer nos próximos anos.

Afinal, com tanta correria no nosso dia a dia, quem é que não quer serviços que tragam comodidade e praticidade? A gente não tem mais tempo a perder não.

Se você ouviu falar nesse segmento e está pensando em dar o seu melhor nele, fica comigo até o final do texto que eu tenho certeza que ele vai te inspirar e te ajudar a começar com o pé direito.

Depois de tudo que eu trouxe aqui vai ser muito mais fácil montar um serviço de leva e traz na sua cidade.

Como funciona o serviço de leva e traz?


Você precisa fazer o balanceamento do seu carro? O serviço de leva e traz pega ele onde estiver e te entrega quando tudo estiver pronto. Precisa ir para o lava rápido? O serviço cuida disso para você.

Basicamente, abrir um negócio de leva e traz significa ter motoristas habilitados e profissionais para pegar o veículo do seu cliente e levar para o serviço que ele precisa. Só que dá para ir além disso.

Normalmente essas empresas fazem parcerias com outras que fornecem serviços veiculares, desde lavagem até vistoria para seguro ou troca de peças e óleo. Dessa forma, além de ganhar com o pegar e levar do carro, ainda é possível ganhar comissão pelos serviços.

O seu trabalho é fazer o que quer que o carro precise, pegando ele, resolvendo a demanda necessária e entregando ao dono perfeitamente.

Esse é um tipo de negócio que já tem uma demanda grande nos grandes centros urbanos do brasil e se você trabalhar corretamente, pode aproveitar várias brechas que existem no mercado.

Como montar um negócio de leva e traz?


Serviço de leva e traz

Eu trouxe cinco passos básicos para você abrir um serviço de leva e traz do zero aí na sua cidade. Eles são bem simples e podem ser colocados em prática hoje ainda, basta você se organizar.

É importante que tudo seja adaptado de acordo com a sua realidade, com o mercado local e também com os seus objetivos. Beleza?

Então veja abaixo o que é preciso fazer:

1. Analise o seu mercado e planeje-se

Não tem como montar um negócio sem analisar como é o mercado onde você quer atuar. Veja se existem muitos veículos, se por aí já tem outra empresa que atua nessa mesma área, analise se há procura por isso.

A partir do momento que você entende o mercado, consegue montar a estratégia perfeita de atuação, focando justamente nos pontos que precisam ser melhor aproveitados.

Com isso o seu planejamento terá êxito. Será possível saber como a empresa estará em alguns anos, mesmo que você comece bem pequeno.

A maioria dos novos negócios quebram nos primeiros cinco anos e em 90% das vezes isso acontece por falta de planejamento.

2. Monte o seu escritório

Fez o planejamento? Ótimo! Agora é hora de montar um escritório para começar a trabalhar. Dá para começar de casa, mas se for possível tenha um escritório fora porque passa mais profissionalismo e credibilidade para o cliente.

Não é preciso ter muita coisa em relação a estrutura. Basicamente você precisa de uma mesa, computador e acesso a internet.

O seu trabalho será o de conseguir clientes e levar motoristas para o serviço – lembrando que eles podem começar como prestadores de serviço.

Em relação ao local você não precisa se preocupar muito porque o contato com o cliente será praticamente todo por internet e telefone. Então dê prioridade a uma região que seja de fácil acesso para você e que caiba no seu bolso.

3. Faça parcerias

Para ganhar dinheiro com um serviço de leva e traz é fundamental buscar boas parcerias!

O primeiro passo é procurar bons motoristas para atuar nesse segmento e em seguida empresas que ofereçam serviços veiculares e que sejam de confiança.

Se você vai indicar um serviço ao seu cliente é preciso se certificar que ele é bom. Não pense só no lucro imediato, pense que uma única pessoa pode precisar do serviço várias vezes, então ter qualidade em tudo é fundamental.

Você pode buscar parcerias com empresas de lavagem, com lojas de som automotivo, lojas de refrigeração, locais que fazem vistoria, lojas de peças e oficinas.

4. Divulgue bastante o seu negócio

Montou o seu escritório e fechou boas parcerias? Agora é hora de divulgar para todo mundo o seu serviço!

Isso pode ser feito por meios tradicionais, como panfletagem e propaganda de rádio, como também pode ser feito utilizando a internet.

5. Fidelize o seu cliente

Acredito que boa parte do sucesso de um serviço de leva e traz tem a ver com o cliente fidelizado que além de fazer tudo com você, indicará outras pessoas para isso.

É por isso que é tão importante pensar na fidelização dele.

O primeiro passo não é mais do que a sua obrigação: Oferecer um serviço de qualidade! Seus motoristas precisam ser prudentes e educados, sem falar que as empresas parceiras também tem que ser de confiança.

Além disso você pode pensar em promoções especiais, em brindes e até em um cartão fidelidade.

Quanto é preciso investir?


O investimento vai variar de acordo com o seu projeto, mas é possível começar com um valor estimado de R$20.000. Como você percebeu, a estrutura em si é muito pequena e todo o negócio vai girar em torno de parcerias.

Lembrando que mais importante do que ter o dinheiro para fazer o negócio, é a motivação e a disposição de trabalhar e se dedicar por isso.

Já se perguntou se está pronto, 100%, a dar o seu melhor para que o seu serviço de leva e traz seja um sucesso?

Monte já o seu negócio!


Espero que esse artigo tenha te inspirado e ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

Esse é um mercado promissor e com dedicação e organização será possível ter a base certa para começar direito e ir ganhando espaço com o tempo.

Não perca mais tempo!

Desde já desejo muito sucesso e sorte para você!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Bruno Amaral

    Quanto informação útil e simples de se compreender. Muito obrigado, Jéssica pelo seu belíssimo trabalho!!

    O seu post me ajudou a visualizar um modelo de negócio que eu já venho estudando há um bom tempo!!

    Pode ter certeza que você está trazendo esclarecimentos com propriedade, além de motivar aqueles que estão querendo abrir o seu negócio!! Mais uma vez, muito obrigado pela sua ajuda!!

    Um abraço

Deixe o seu comentário