Quem é o dono da Disney atualmente? Veja quem é o proprietário

Publicado por José Neto em 20 de novembro de 2023

A Walt Disney Company não tem um dono, pois ela é uma empresa de capital aberto listada na Bolsa de Valores de Nova York. Isso significa que a propriedade da empresa é compartilhada entre os acionistas que possuem suas ações.

Bem, desculpe se te desapontei. Mas se você ainda quer um nome, ok, vou te dar o nome mais poderoso ligado à Disney atualmente: Robert Iger, o CEO (diretor executivo) da empresa.

Ele lidera a Disney em conjunto com um conselho de administração. Além disso, é um dos maiores acionistas da empresa, juntamente com os investidores institucionais The Vanguard Group e Blackrock, duas grandes empresas gestoras de investimentos.

Portanto, embora a Disney não seja de um único proprietário, é justo dizer que Robert Iger é a pessoa mais perto de ser considerada “dono da Disney” atualmente.

Conheça Bob Iger, o atual diretor executivo da Disney

Veja quem é o dono da Disney atualmente

Robert Allen Iger, mais conhecido como Bob Iger foi presidente da Disney no ano 2000, e, em seguida, presidente do Conselho de Administração. Em 2005 foi eleito CEO da empresa, função que desempenhou por 15 anos.

Em 2020, Iger passou o posto de CEO para seu xará Bob Chapek, embora tenha se mantido na Disney como presidente do Conselho de Administração até 2021, tendo se aposentado logo em seguida.

No entanto, Chapek não mandou muito bem na direção. Acabou se envolvendo em polêmicas, brigas e decisões que trouxeram prejuízos à Disney. Em vistas disso, o Conselho de Administração resolveu demiti-lo e convocar Bob Iger  de volta para o cargo.

Veja a seguir algumas das conquistas da Disney sob o comando de Iger:

  • Aquisição das divisões Pixar Animation, Marvel Entertainment, Lucasfilm e 21st Century Fox;
  • Inauguração do Shangai Disney Resort, o primeiro parque temático da Disney na China continental;
  • Lançamento dos filmes recordistas de público Frozen, Frozen 2, Vingadores: Ultimato e Pantera Negra;
  • Lançamento da plataforma de streaming Disney+.

Com tantos cases de sucesso no seu histórico, não é de estranhar que ele tenha se mantido na liderança da Disney por tantos anos, sendo até mesmo reconvocado ao cargo. Aliás, seu contrato foi estendido até o ano de 2026 em uma decisão unânime do Conselho de Administração.

De qualquer forma, como você deve imaginar, esse retorno não custou barato. O contrato garante ao CEO da Disney a remuneração de US$ 27 milhões por ano, além de um bônus anual que pode chegar a 500% deste valor! Uau!

Relembre a trajetória de Walt Disney, o fundador da Disney

Impossível falar em dono da Disney sem lembrar de seu célebre criador, não é mesmo?

Nascido em 5 de dezembro de 1901, em Chicago, Walt Disney enfrentou uma infância desafiadora, devido à necessidades financeiras e mudanças frequentes de residência.

No entanto, essas adversidades não impediram seu fascínio pela arte, que se tornou evidente desde jovem. Walt começou sua carreira em animação ao lado de seu irmão Roy, fundando o estúdio Disney Brothers Studio em 1923.

O ano de 1928 marcou um ponto de virada crucial com a criação do Mickey Mouse, que se tornou um fenômeno cultural, inaugurando uma nova era na indústria do entretenimento. Outros personagens de sucesso surgiram logo em seguida para se juntar ao amado camundongo, como Minnie, Pato Donald e Pateta.

Disney seguiu fazendo história ao lançar os longas-metragens Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Bambi, entre outros títulos que lhe renderam o posto de maior vencedor de Oscars da história, sendo 22 prêmios e 59 indicações.

Contudo, o visionário Walt Disney não se limitou a animações. Em 1955, realizou seu sonho de criar a Disneyland, o primeiro parque temático do mundo. Sua visão se expandiu ainda mais com o Walt Disney World Resort, que abriu as portas em 1971, na Flórida.

Infelizmente, Disney não viveu para ver a plena realização desse legado, falecendo em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos. No entanto, marcou seu nome para sempre na história: os parques temáticos e personagens que ele criou continuam a encantar gerações ao redor do mundo.

dono da Disney

Walt Disney e Robert Iger: dois grandes líderes que fizeram história

Embora a Disney não tenha um dono, o homem que mais chega perto deste posto é o CEO da empresa, Robert Iger. Nesse artigo você conheceu sua trajetória e suas principais conquistas na liderança da Walt Disney Company. Logo, deve ter entendido como a brilhante atuação de Iger neste cargo justifica seu desejado retorno, mesmo após ter se aposentado.

Além disso, relembramos também a vida e o legado de Walt Disney, o gênio que deu início ao que viria a ser o maior conglomerado de entretenimento do mundo.

Gostou de conhecer a trajetória desses grandes nomes? Bem, se você gosta de histórias inspiradoras de líderes de sucesso, leia também nosso artigo sobre o dono da Netflix. Ah, e não deixe de compartilhar essas informações quentes do mundo do entretenimento com seus amigos e familiares! Forte abraço!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário