Essa foi a primeira loja de cosméticos do Brasil! Veja como está a Ikesaki Cosméticos hoje em dia

Publicado por Lidia Massari em 8 de abril de 2024

O mercado brasileiro de cosméticos e perfumaria é um dos mais notáveis mundialmente, e apresenta crescimento anual acima da média. Mas como toda história tem um começo, você sabe qual foi a primeira loja de cosméticos do Brasil?

Hoje o consumidor encontra uma ampla oferta de produtos e marcas, mas pouca gente sabe que essa foi a primeira loja de cosméticos do Brasil. Estou falando da Ikesaki Cosméticos, que até hoje serve de referência para tantas outras.

Acompanhe um conteúdo bacana sobre a origem e a resiliência da Ikesaki ao longo de décadas no Brasil!

Sabia que essa foi a primeira loja de cosméticos do Brasil?

primeira loja de cosméticos do Brasil

A Ikesaki Cosméticos está presente nos maiores centros comerciais do país. Através de lojas completas e icônicas, o grupo atende às preferências do consumidor brasileiro de forma estratégica e eficaz.

Isso todo mundo está cansado de saber, mas você sabe quando a história da Ikesaki começou? A marca não foi apenas a primeira loja do segmento no país, ela foi o divisor de águas para o que se tornaria a indústria da beleza décadas mais tarde.

Para isso, a Ikesaki apostou na educação, que se tornaria seu pilar de sustentação. Afinal, eles possuem centros técnicos que fomentam encontros entre as principais marcas do mercado e profissionais, em prol de aprimorar o segmento.

A trajetória da Ikesaki Cosméticos no Brasil

Na realidade, o destino da Ikesaki estava traçado desde 1934, quando Hirofumi Ikesaki resolveu trocar o Japão pelo Brasil.

Por conseguinte, Hirofumi planejou por anos e estruturou uma operação que viria a se tornar a Ikesaki Cosméticos. Sua fundação no Brasil aconteceu em 1964, tornando-se assim a primeira loja de cosméticos no país.

Por meio de estratégias “extravagantes” para a época, a empresa atingiu seu objetivo: “ganhar destaque e renome dentro do segmento de beleza brasileiro”. Agora, 60 anos mais tarde, a empresa alcançou todo o prestígio e reconhecimento merecidos.

Como está a Ikesaki Cosméticos atualmente? Quantas lojas a marca possui?

Diferentemente de outras empresas que perseguem a expansão a qualquer custo, a Ikesaki seguiu seu plano original. Nesse contexto, seu avanço se deu com estruturação, máximo planejamento e aderência às mudanças de consumo.

Hoje em dia, a rede conta com 10 lojas físicas localizadas em São Paulo e na região metropolitana paulista. Ainda que pareça pouco, apenas 10 lojas no decorrer de 60 anos, são 10 megalojas supercompletas. Veja mais aspectos da realidade da Ikesaki:

  • A rede conta com 10 megalojas, serviço de televendas e revendedores externos.
  • Com uma cadeia logística eficiente, 90% dos pedidos são entregues em até 2 dias.
  • A empresa dispõe de parceria com mais de 300 marcas que complementam seu mix de produtos.
  • Cerca de 70% dos clientes são consumidores recorrentes.
  • Todas as lojas da rede contam com cursos de beleza.
  • A empresa desenvolveu um aplicativo próprio e um e-commerce para levar seus produtos para todo o Brasil.
  • Portfólio com mais de 15 mil produtos das melhores marcas.

Já ouviu falar da EBC Atacado de Beleza e Cosméticos?

Ikesaki é franquia?

A Ikesaki não segura o título de primeira loja de cosméticos no Brasil à toa. Isso porque o grupo lançou a EBC Atacado de Beleza e Cosméticos em 1997. Atualmente, a marca do Grupo Ikesaki se tornou a maior atacadista de cosméticos da América Latina.

Por sua vez, a EBC ajuda pequenos varejistas a criar um portfólio mais atrativo para seus clientes. Assim como a empresa matriz, a EBC também viabiliza cursos como “Corte e Finalização” e “Colorimetria”, atualmente, mas que estão sempre mudando.

A Ikesaki é franquia? Tem como abrir uma loja da rede?

Não, pelo menos até onde eu consegui verificar, a Ikesaki não opera como uma franquia. Por isso, você não poderá investir em uma loja da rede.

É o que eu sempre falo por aqui, empresas do porte da Ikesaki, que datam de décadas atrás e tiveram sucesso em furar a bolha do empreendedorismo brasileiro, dificilmente abrem franquia, são empresas consolidadas.

Sem contar que a trajetória da Ikesaki nos comprova outro fato indiscutível, que vender cosméticos dá dinheiro. Afinal, história de 6 décadas e vitalidade em dia para enfrentar as transformações do mercado, não é para qualquer um, né?

Essa foi a primeira loja de cosméticos do Brasil, mas que até hoje molda tendências e é referência em cosméticos!

Quando você viu a chamada que essa foi a primeira loja de cosméticos do Brasil, você achou que veria outro nome por aqui? Muita gente logo pensa que a Natura foi a primeira a abrir loja de cosméticos, mas a Natura surgiu 5 anos mais tarde, em 1969.

Que o conteúdo de hoje sirva como inspiração para você empreender e, sobretudo, estimular a coragem necessária para criar sua própria marca de cosméticos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário