O que vender em uma pizzaria além de pizza?

Publicado por Lidia Massari em 25 de outubro de 2023

Toda pizzaria sobrevive da diferenciação e alguns produtos são perfeitos, como calzones, esfihas, fogazzas, empanadas e pizzas de formatos únicos. Ampliar o cardápio com criatividade é a chave para encontrar o que vender em uma pizzaria além de pizza.

Se você identificou que a concorrência cresceu demais e falta espaço para respirar, aprenda como ser uma pizzaria diferenciada. Veja como você não precisa “reinventar a roda” na hora de chamar atenção e fidelizar clientes, vamos?

Como criar uma oferta irresistível de produtos para diferenciar a pizzaria

o que vender em uma pizzaria além da pizza

Boa parte dos comerciantes de pizzarias acredita que as mudanças servem apenas para grandes estabelecimentos. Mas a realidade mostra que até mesmo a pequena pizzaria caseira precisa de modernização e ideias criativas. Então, mantenha a mente aberta e saiba por onde começar.

1. Calzone

O calzone é um produto da culinária italiana e é muito parecido com uma pizza. Porém, a massa costuma ser dobrada ao meio antes de ir ao forno à lenha. Mas a minha sugestão é algo diferente porque você não precisa dobrar, funciona assim:

  • Massa puramente artesanal com ingredientes de ótima qualidade.
  • Formato tradicional de pizza, mas completamente fechado.
  • Abundância de recheios que seguem a linha das pizzas.
  • Assamento rústico que deixa uma crosta dourada e crocante.
  • Explosão de sabor que pode levar borda recheada como incremento.

O grande segredo é o equilíbrio entre massa e recheio. Por fim, o assamento precisa ser profissional para que o cliente sinta a verdadeira experiência italiana.

BÔNUS: à princípio, ofereça os sabores do cardápio de pizzas. No entanto, crie versões exclusivas para chamar a atenção de um público seleto, aproveitando assim uma tendência pouco explorada, ainda!

2. Fogazza

A Fogazza é outro produto fantástico que eleva a qualidade do cardápio de qualquer pizzaria. Há quem diga que o assado é uma versão menor e compacta do calzone, mas eu discordo. Isso porque a fogazza tem autenticidade para ser protagonista.

Nos livros de receitas italianas, o preparo é classificado como um pastel com base de massa de farinha de trigo. Mas como você tem o objetivo de fugir da concorrência, utilize a própria massa do calzone acima, gerando economia.

Aqui na cidade tem uma pizzaria especializada em calzone e fogazza e eles usam essa estratégia, é um baita sucesso. Experimente recheios exclusivos para fogazzas assadas, como:

  • Marguerita com manjericão fresco
  • Tradicional muçarela e presunto
  • Carne seca desfiada com catupiry
  • Lombo defumado com tomate seco e queijo artesanal

3. Esfiha

Na esteira de coisas para diversificar pizzaria, a esfiha oferece muita versatilidade, baixo custo e alto retorno. Pouca gente sabe, mas o assado tem origem síria e libanesa e conquistou o brasileiro há tempos.

Contudo, pouquíssimos estabelecimentos desfrutam do potencial comercial das esfirras, ou seja, você tem um tesouro nas mãos. Assim sendo, algumas estratégias assertivas são:

  1. Combos incríveis: crie combos para cada dia a partir da demanda específica, por exemplo, na segunda-feira de pouco movimento.
  2. Inove nos sabores: tire proveito da versatilidade para testar novos sabores mensalmente, como esfiha de costela bovina e estrogonofe.
  3. Precificação: a esfiha pode ser uma isca, então, trabalhe com preços no limite da lucratividade e venda muito.

4. Pãozinho artesanal recheado

Você já ouviu falar que para atrair novos clientes em uma pizzaria é preciso oferecer produtos únicos e diferenciais? Então, o pãozinho artesanal recheado é um ótimo exemplo de como ter criatividade e pensar fora da caixa.

A massa deste salgado assado tem consistência delicada, fina e que se desfaz na boca. Seu tamanho varia conforme a oferta individual e tamanho família. Já os recheios precisam ter umidade, cremosidade e um sabor incomparável.

Nesse cenário, o interessante é indicar como uma entradinha apreciada enquanto os clientes escolhem entre pizzas, fogazzas e calzones, genial!

5. Empanadas

As empanadas têm maravilhosas versões espanholas e argentinas, mas estão espalhadas por toda a América Latina. Na verdade, a empanada seria o pastel português, mas assada em uma versão mais apetitosa, versátil e perfeita para pizzarias.

Por fora, uma massa delicadamente assada e muito saborosa, por dentro, um recheio que enche a boca d’água e ganha o paladar dos clientes. E por que recomendo empanadas? Simples, quase ninguém as vende no Brasil, logo, baixa concorrência.

Principais sabores de empanadas para sua pizzaria

  • Tradicional carne moída com palmito e tomate tostado
  • Recheio de carne moída apimentada, queijo artesanal e azeitona
  • Recheio de presunto ibérico (presunto artesanal) e queijo
  • Tradicional recheio de frango cremoso com curry

6. Capriche nas bebidas e refrigerantes exclusivos

Agora que você já melhorou bastante seu cardápio é hora de falar de produtos mais abrangentes, como as bebidas. Veja só, muitos procuram experiências completas em pizzarias que proporcionam receitas assadas deliciosas e bons vinhos, certo?

Logo, se a pessoa for à pizzaria que oferece apenas água, suco e refrigerante, ela ficará feliz? Provavelmente terá grande decepção e não tem sentimento pior do que gastar e não gostar, concorda?

Além disso, ampliar a oferta adicional é essencial para evoluir o conceito da pizzaria, fugir do padrão tradicional e ir na direção do restaurante moderno e inovador.

Com isso, incremente sua carta de vinhos e cervejas especiais, aprimore os sucos e veja o retorno absurdo disso!

7. Venda diversão e entretenimento

Você concorda comigo que a pizzaria brasileira é um ambiente acolhedor, familiar e de reunião de amigos? A partir disso, você deve assumir que famílias grandes frequentam seu espaço, consequentemente, a criançada vai junto.

Desse jeito, o comércio tem que vender entretenimento e diversão para todas as faixas etárias. Seja com pula-pula, cama elástica, área gamer, brinquedos interativos, enfim, não há limites.

Além de aumentar a satisfação, é uma jogada estratégica que amplia o tempo de permanência e o ticket médio, pense nisso!

Por fim, não fuja completamente da ideia sobre o que vender em uma pizzaria além de pizza. Afinal, as pizzas são carro-chefe e a atualização do cardápio é bem-vinda. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário