O que vender em uma lojinha de bairro?

Publicado por Lidia Massari em 10 de abril de 2024

Finalmente surgiu a oportunidade de empreender em seu bairro, mas com a ocasião veio também dúvidas, afinal, você não sabe o que vender em uma lojinha de bairro. Olha, dá para vender de tudo, mas nem tudo deve ser vendido.

Apesar de parecer simples, esse tipo de negócio exige planejamento para tornar a oferta enxuta, especialmente pelo espaço restrito, mas também assertiva, para solucionar os problemas e as necessidades dos moradores locais.

Sendo assim, confira agora o que mais vende em lojas de bairro e tenha um comércio rentável ao longo de todo o ano!

Não sabe o que vender em uma lojinha de bairro? 7 coisas mais vendidas

o que vender em uma lojinha de bairro

Recentemente um vídeo no YouTube chamou a atenção, nele os donos de mercearia de bairro revelaram quanto é necessário para começar no ramo. Inclusive, no vídeo eles tratam sobre os itens que escolheram para iniciar suas atividades.

Isso só mostra como o tema está em alta, pois são os pequenos comércios, como mercearias e mercadinhos de bairro, que facilitam a vida das pessoas e proporcionam renda estável para empreendedores que não têm receio de arriscar.

1. Produtos e itens de conveniência básica

Se tem uma coisa que você não pode deixar de oferecer são itens simples, produtos de conveniência, essenciais ao cotidiano. Além de atender necessidades primordiais, esse tipo de produto é a porta de entrada para uma oferta mais ampla.

Aqui eu destaco produtos como pães, ovos frescos, leite, produtos de limpeza, higiene pessoal e perfumaria. Caso você tenha um cantinho sobrando, veja como encaixar mercadorias de hortifruti, como cebola, alho, batata, tomate, cenoura e frutas.

Todos estes produtos apresentam alta rotatividade e garantem maior visibilidade entre os consumidores locais. Mas atenção, só invista naquilo que você consiga manter preço competitivo e um estoque seguro, certo?

2. Produtos artesanais locais

Todo bairro tem aqueles empreendedores e empreendedoras que comercializam produtos artesanais e caseiros, eu sei que aqui tem de monte. Então, essa é a oportunidade perfeita para gerar valor na comunidade e diferenciar sua lojinha.

Nesse contexto, o ideal é fazer uma parceria vantajosa com o produtor local, de modo a conseguir preço de fábrica, do contrário pode ficar inviável. Com isso, ofereça seu espaço como um local de divulgação, isso gera interessa, você pode vender:

  • Doces caseiros como brigadeiros, beijinhos, bolos, biscoitos, geleias e compotas, goiabada, entre outros.
  • Eleve o nível da lojinha com artesanato local de qualidade.
  • Produtos de higiene pessoal como óleos corporais, sabonete artesanal e produtos para banho.
  • Itens de papelaria artesanal estão em alta e tem clientela fiel.
  • Acessórios da moda também captam o público que procura peças bonitas e preço baixo.

3. Serviços de conveniência agregam valor e aumentam o ticket médio

serviços de conveniência

Os serviços de conveniência em si não geram tanto retorno financeiro, pois as taxas pagas pelas empresas são baixas. Em contrapartida, eles são o chamariz perfeito para atrair clientes pela comodidade e praticidade.

A partir disso, sua oferta de produtos entra em ação para mostrar a ele coisas que talvez nem pensava em comprar. Aliás, a compra por impulso é uma grande realidade, logo, posicione itens de consumo rápido perto do caixa.

DICA BÔNUS: ninguém saberá que você presta serviços como recargas de celular, pagamento de boletos, serviços de entrega como ponto de coleta e recarga de bilhete único, se não houver divulgação. Então, “diga ao mundo” que você presta tais serviços!

4. Produtos naturais e orgânicos

Quem diz que uma lojinha de bairro não pode vender produtos naturais e orgânicos está completamente fora da realidade. Com o aumento da preocupação, tanto com a saúde quanto com o meio ambiente, não existe local certo ou errado para vender.

Portanto, você pode começar com poucos itens em variedade de alimentos, produtos de limpeza e até cosméticos veganos. Veja bem, esta é uma ótima oportunidade para expandir sua clientela, além de agregar valor à lojinha.

5. Lanches e cafés

Você tem espaço amplo, mas pouco aproveitado? Que tal montar uma área para servir cafés, lanches e salgados? Assim, você atrai clientes que procuram uma “boquinha” rápida, mas que prezam pelo momento de relaxamento com uma boa xícara de café.

Além do cafezinho, elabore versões autorais de sucos naturais, salgados caseiros e doces para acompanhar a experiência. Eu diria que o segredo é investir em uma boa máquina de café, nem que seja um modelo mais simples.

Atualmente, existem muitas padarias e cafeterias que utilizam aquelas máquinas de café em cápsula, olha que ideia bacana, né?

6. Produtos para pet estão em alta

produtos para pet

Se tem uma coisa que não para de aumentar no Brasil é o número de animais domésticos. A popularização do termo pet, estimulou um mercado que supera faturamento bilionário todos os anos.

Mas você acha que isso vem apenas das grandes redes de produtos para animais? De forma alguma, estão incluídos na conta os pequenos empreendedores que, de alguma forma, contribuem com as necessidades dos consumidores.

  • Ofereça uma boa variedade de rações e alimentos complementares.
  • Comercialize brinquedos para todos os bolsos.
  • Tenha produtos de higiene básica, como areia sanitária e desinfetantes.
  • Crie oferta robusta de acessórios para atrair donos mais atenciosos.

DICA VALIOSA: você quer agregar valor à comunidade? Então, crie um sistema que ajuda as pessoas na adoção de animaizinhos abandonados, posso garantir por experiência própria que a sociedade precisa disso e seu bairro também!

7. Artigos sazonais geram interesses pontuais

E por último sobre o que vender em uma lojinha de bairro, falemos dos produtos sazonais. Via de regra, os empreendedores só se lembram desses itens na última hora. Contudo, programar-se garante uma lucratividade favorável.

Neste momento, analise o calendário anual e destaque as datas que façam mais sentido para o seu bairro. Pode ser válido mapear a concorrência local, por exemplo, na Páscoa, quando todos querem mergulhar fundo no negócio.

Aproveite para vender itens de decoração, presentes, comidas e alimentos típicos e lembrancinhas, tudo de forma sazonal. Fique de olho nas tendências da época e aumente consideravelmente suas vendas.

Simples assim, você descobriu exatamente o que montar em um bairro pequeno, não é? Viu como não existe dificuldade quando você encara o mercado de frente?

O mais complexo é dar o primeiro passo na direção do empreendedorismo,  o restante vem com o tempo e com a maturidade profissional. Já escolheu o que vender em uma lojinha de bairro aí na sua região?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário