O que devo comprar para começar a trabalhar com festa?

Publicado por Lidia Massari em 26 de julho de 2023

Quero oferecer a melhor experiência aos clientes, o que devo comprar para começar a trabalhar com festa? Você também tem se perguntado isso?

Todo profissional precisa dispor de uma série de artigos, produtos e equipamentos para atender um evento festivo com profissionalismo. Naturalmente, você precisa definir primeiramente o segmento de atuação, essa é a sua bússola.

Enquanto você se decide, saiba que eu montei uma lista ampla e focada nas mais diversas necessidades. Leia tudo com muita atenção, isso vai ajudar bastante você!

O que eu devo comprar para começar a trabalhar com festa? Lista completa

o que devo comprar para começar a trabalhar com festa

É incrível como todo começo de negócio é complicado e deixa as pessoas empacadas, né? Quando falamos em negócio de festas, as incontáveis possibilidades tornam a lista de itens essenciais para festas bastante complexa.

Eu diria a você que o primeiro passo é definir qual tipo de festa planeja atender em seu empreendimento. Muito porque uma festa infantil exige coisas diferentes da festa de uma adolescente de 15 anos, concorda comigo?

Diante disso, fique com as melhores sugestões que cobrem praticamente toda demanda, logo, você certamente encontrará o que procura!

1. Decorações

As decorações de festas provavelmente são os únicos itens que você deverá ter em estoque, independentemente do tema trabalhado. Você vai atender uma festa chá revelação? Então, as decorações precisam fazer parte da composição.

Quer dizer que você avalia atender mais o público infantil? Sem problemas, os componentes decorativos são a alma do serviço, e os clientes devem ter muitas opções à disposição.

Nesse momento, uma dica especial é você trabalhar com composições pré-estabelecidas, mas sem deixar de abrir margem para personalização. Por falar nisso, eu tomei a liberdade de criar uma composição bacana para você compreender melhor.

Composição Festa Infantil Temática Circo

  1. Cenário: painel de fundo com imagem ilustrada de um circo alegre.
  2. Decoração auxiliar: bandeirinhas bem trabalhadas, coloridas e balões de arco-íris por todo o ambiente.
  3. Composição das mesas: mesa principal com a disposição de uma toalha listrada branca e vermelha.
  4. Detalhes do bolo: topo de bolo estilizado com personagens circenses interativos.
  5. Componentes adicionais: miniaturas de palhaços, animais e peças temáticas no centro de mesa.
  6. Kit personalizável: os descartáveis acompanham o tema e divertem os pequenos convidados.
  7. Tenda de circo: na área externa, sua equipe disponibiliza uma tenda personalizada. Nela, dá para fazer tatuagem colorida e muitas brincadeiras.
  8. Adição que agrega valor: embora não seja item ou produto, você pode oferecer a possibilidade de contratar profissional malabarista.

Portanto, consegue perceber como apenas nessa sugestão de temática, você encontra muitos artigos que pode precisar em seu negócio? Aliás, isso pode servir como um mapa para você adaptar às demandas, como festas de aniversários mais sérias!

2. Descartáveis

Assim como você já identificou acima, os descartáveis são materiais para festas temáticas de vital importância. Por sua vez, você pode alinhar as principais necessidades a partir das solicitações que começar a receber.

Esse é um ponto que você deve ter muita atenção, de modo a não deixar nada faltar. Por exemplo, sua empresa recebeu um serviço onde a pessoa precisa especificamente de kits de festas. Normalmente, falamos de salgadinhos, certo?

Desse jeito, talvez você não precise de talheres, como garfo e faca, talvez apenas copinhos e pratos descartáveis sejam ideais. Em contrapartida, uma festa que se apresenta como um mini buffet, certamente vai exigir um jogo completo de descartáveis.

Além de serem mais práticos para organizar o local da festividade, eles simplificam a limpeza e liberação do pessoal posteriormente.

DICA EXTRA: naturalmente, esse produto é comprado à parte, de acordo com sua demanda. Então, é o momento perfeito para procurar distribuidores de artigos para festas no atacado, ampliando estoque e reduzindo gastos.

3. Iluminação

Você não precisa organizar festas para saber que o layout da iluminação consegue elevar a experiência do evento, né? Se você considerar uma festa balada, experimente não planejar a configuração das luzes, certamente você “mata” a festa.

Portanto, se você não tiver experiência com iluminação profissional, pode ser bacana contratar um profissional terceirizado. Agora, se você tem a disposição para aprender, veja algumas coisas que podem compor seus equipamentos:

  • Luzes de LED são versáteis, econômicas e permitem efeitos distintos.
  • As luzes pisca-pisca de balada são ideais para eventos noturnos e espaços fechados.
  • Refletores aumentam a capacidade de iluminação e são perfeitos para jardins, paredes e fachadas.
  • Já as luminárias favorecem a você criar espaços mais aconchegantes e íntimos, especialmente como decoração de mesa.
  • Os Moving Head Lights são equipamentos giratórios que criam efeitos e padrões de luzes. O investimento é maior, mas o retorno também.
  • Os Strobos são sensacionais para festas com temática adulta, pois eles criam o efeito de flash que embala a galera.

Além desses, eu ainda poderia citar os projetores de imagem e canhões de luz UV. Porém, ambos encarem a lista sobre o que devo comprar para começar a trabalhar com festa. Avalie cada equipamento e invista com assertividade sobre a demanda!

4. Equipamentos de som

O que seria de uma festa sem a trilha sonora adequada, né? Isso funciona desde a festa mais monótona até a balada mais alucinante da cidade. Desse modo, a alternativa é conciliar o que você realmente vai precisar, para não gastar recursos à toa.

Veja bem, atualmente existem empresas especializadas no aluguel de som, ou seja, você pode terceirizar essa demanda. Além do mais, o repasse do valor da locação pode ser feito inteiramente no orçamento do seu cliente, tudo bem?

Entretanto, se você decidir investir, veja o que cabe no orçamento:

  1. Caixa de som portátil
  2. Sistema completo de som
  3. Mesa de som (ideal para grandes festas)
  4. Microfones
  5. Equipamentos para DJ
  6. Subwoofers
  7. Monitores de palco

Agora, se você não entende nada de equipamentos de som, que tal conferir um vídeo bem bacana abaixo?

5. Acessórios temáticos

Certo, você já sabe bem o que deve comprar para começar a trabalhar com festa, não é mesmo? No entanto, essa última sugestão aqui, vai um bocadinho na contramão do que falamos até aqui.

Olha só, você viu equipamentos, artigos e acessórios que você deve ter para atender eventos no local combinado com clientes. Mas você sabia que o cliente quer apenas artigos específicos em algumas situações?

Evidentemente que não estou sugerindo para você montar uma loja de fantasias. Só que se você tiver determinados acessórios temáticos para alugar, isso certamente ajudará a compor a sua lucratividade mensal.

Nesse cenário, invista em boas fantasias, adereços, acessórios para fotos, itens de decoração temática, itens para festa Neon, entre outros. Assim, quando o cliente procurar seu comércio de organização de festas, ele não precisará visitar outro negócio.

Afinal, ele acaba de encontrar tudo que precisa para dar a melhor festa possível, pense nisso!

BÔNUS: quanto investir para começar a trabalhar com festa?

Se a sua maior preocupação é sobre quanto investir para começar a trabalhar com festa, tenho uma mega surpresa fantástica. Atenção, de certa forma, você não precisa investir praticamente nada na compra de equipamentos e artigos. Sabe por que?

Porque o que você realmente necessita, é colocar tempo na divulgação dos seus serviços. Por consequente, ao fechar negócio, você usa as informações da contração e o dinheiro do serviço para comprar o necessário.

Não acredita em mim? Veja um vídeo e tire suas próprias conclusões:

Conclusão sobre o que devo comprar para começar a trabalhar com festa

Você acha que ficou mais fácil responder o que devo comprar para começar a trabalhar com festa? Como você viu no conteúdo, é possível começar com tudo e investir alto, ou iniciar pequeno e galgar os degraus. Qual você escolhe?

Eu faço questão de ressaltar que a lista acima é uma mão na roda. Porém, no fim das contas é você quem deve decidir o que é mais assertivo para as suas necessidades. Dessa maneira, você evita gastar à toa e maximiza os investimentos, né?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que através delas você consiga aflorar seu lado empreendedor. Não deixe de compartilhar nas redes sociais para auxiliar mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário