Confira o Ranking Atualizado dos Top 10 Maiores Produtores de Alimentos do Mundo

Publicado por José Neto em 15 de fevereiro de 2024

Basicamente, os maiores produtores de alimentos do mundo costumam ser aqueles países com grandes extensões de terras aráveis e climas propícios para a agricultura. Esses são os 2 pontos-chave que unem esses países tão distintos na lista que você vai conferir logo mais.

Mas, antes disso, vale destacar que a colocação de cada um deles no ranking pode variar ligeiramente dependendo dos anos e das safras específicas.

Além disso, mudanças nas políticas agrícolas, condições climáticas e outros fatores podem influenciar as posições relativas dos países na produção de alimentos. Ainda assim, a lista das nações participantes dessa dança das cadeiras tende a se manter sem grandes variações.

Ok, mas agora chega de teoria e vamos entender melhor esse panorama. Confira a seguir quais são os 10 maiores produtores de alimentos do mundo:

1. China

Apesar de sua enorme extensão territorial, a China responde por apenas 10% da terra arável do planeta. Isso porque, grande parte do seu território é montanhoso ou árido, não sendo adequado para a plantação.

Ainda assim, esse país é responsável por um quarto da produção global de grãos e ocupa a posição top 1 na produção de frutas, vegetais, cereais, carnes (especialmente suína), ovos, aves, entre outros.

Isso porque suas regiões de solos ricos, especialmente ao leste e sul, são super bem aproveitados. O rápido crescimento econômico da China, a alta demanda interna e o forte investimento em tecnologia agrícola, são alguns dos fatores que justificam sua posição de liderança na produção de tantas commodities.

Vale ressaltar que, além de ser um dos maiores produtores, a China é também um dos maiores consumidores de alimentos, devido à sua vasta população. Apesar de produzir tanta comida, esse país acaba importando cerca de 20% do seu alimento.

2. Índia

A Índia disputa de perto com a China o posto de país mais populoso do mundo, tendo focado fortemente na agricultura de subsistência para alimentar essa enorme população.

Além disso, a forte tradição agrícola, a vasta extensão de terras férteis e o clima favorável a diversos cultivos são os principais motivos que colocam a Índia entre os maiores produtores de alimentos do mundo, a despeito dos enormes desafios devido à pobreza e falta de infraestrutura.

A Índia é autossuficiente na produção de grãos, sendo o maior produtor mundial de feijão e de açúcar, e o segundo maior produtor de arroz  e de batata em nível global.

Os 10 maiores produtores de alimentos do mundo

3. Estados Unidos

Ah esse é bem fácil justificar, não é mesmo? Os EUA têm terras muito férteis em várias regiões do país. Isso, combinado com uma diversidade climática, significa que diferentes tipos de alimentos podem ser cultivados em várias partes do país.

Mas o fator determinante aqui é a força econômica e tecnológica dos EUA. O país tem uma robusta infraestrutura econômica que suporta a agricultura moderna. O investimento constante em pesquisa e desenvolvimento, tanto pelo setor privado quanto pelo governo, fortalece a capacidade dos agricultores americanos de enfrentar desafios e melhorar continuamente as práticas agrícolas.

Assim, os recursos financeiros, a tecnologia de ponta e as pesquisas inovadoras garantem aos EUA posição de liderança na produção eficiente e diversificada de alimentos. Seus produtos de maior destaque são o trigo, a soja, o milho, frutos secos e a carne bovina.

4. Brasil

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é o celeiro do mundo, não é mesmo? Embora soe como exagero e já tenha perdido a credibilidade, essa expressão não está tão longe da realidade.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Nosso país também lidera a produção de soja e de laranja e possui forte presença na produção de diversos grãos, cereais, carnes e muito mais.

Além de um dos maiores produtores, estamos também entre os maiores exportadores de alimentos, fornecendo muitas dessas commodities, especialmente para os EUA, China, Holanda, Alemanha, França e Argentina, entre outros.

Como você já sabe, temos enorme extensão territorial e nosso solo é conhecido por ser dos mais ricos. O clima favorável, o acesso a recursos hídricos e o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias também somam pontos a nosso favor.

5. Rússia

Embora as atividades econômicas mais significativas para a Rússia sejam aquelas ligadas ao petróleo, gás natural e minerais como ouro, diamante, ferro e carvão, entre outros, a Rússia também de destaca no cultivo de diversos alimentos, principalmente grãos, carnes, frutas e vegetais.

Além de enorme extensão territorial, esse país dispõe de métodos modernos de cultivo, maquinaria agrícola eficiente e técnicas de gestão agrícola inovadoras.

Devido a isso, a Rússia tem sido um dos fornecedores mais importantes de diversos alimentos, especialmente para a Europa. Contudo, questões políticas têm mudado esse cenário, que desencadeou em sanções internacionais que limitaram suas exportações.

6. França

Com seu clima favorável e tecnologia agrícola avançada, a França se destaca na produção de frutas, vegetais e alguns grãos, como trigo e cevada. E, claro que não podemos deixar de mencionar seus vinhos, um dos produtos franceses mais apreciados no mundo todo.

7. México

A agricultura tem papel central na economia desse país. Seus produtos de destaque são: pimentão, milho, abacate, tomate e feijão entre outros.

8. Japão

A agricultura no Japão é marcada por propriedades familiares de pequeno porte, muitas vezes passadas de geração em geração.

Diante da geografia montanhosa e da escassez de terras aráveis, os agricultores japoneses adotaram técnicas avançadas. Os produtos mais cultivados são arroz, hortaliças como repolho e cenoura, frutas como maçãs e peras, e o chá verde.

9. Alemanha

A agricultura alemã é conhecida pela qualidade e segurança alimentar, com práticas agrícolas sustentáveis e o uso de tecnologia moderna. Seus cultivos são bem diversificados, com destaque para cereais, como trigo e cevada, batatas, frutas, vegetais e carne.

10. Canadá

Os principais produtos agrícolas no Canadá abrangem uma ampla variedade, desde grãos como trigo, cevada e canola até produtos lácteos, carne bovina e suína, destacando-se também a produção significativa de maple syrup (xarope de bordo) em algumas regiões.

Ranking dos maiores produtores de alimentos do mundo

E por aqui encerramos nosso artigo de hoje, após listar os 10 maiores produtores de alimentos do mundo. O top 5 da lista é ocupado pelos países com as maiores extensões territoriais, e inclui as potências econômicas China e EUA, bem como a Índia, país conhecido pela escassez de recursos.

O Brasil mantém seu posto garantido entre os maiores produtores de alimentos do mundo, graças às nossas riquezas naturais, entre outros fatores. A Rússia também está bem colocada no ranking, embora a exportação de seus alimentos tenha caído drasticamente devido a questões sócio-políticas.

A segunda metade do ranking apresenta países desenvolvidos, nos quais a infraestrutura robusta contribuiu fortemente em diversos cultivos. Com exceção do México, no qual a tradição agrícola, somada a fatores geográficos, continua a impulsionar a produção alimentar.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário