Lindt é franquia? Descubra se é possível abrir uma loja da rede

Publicado por Lidia Massari em 10 de abril de 2024

Os chocolates Lindt são reconhecidos em todo o mundo, no Brasil então, a empresa conquistou seu espaço e cresce a cada ano. Mas caso não saiba, a empresa completa 179 anos de atuação, e ainda assim muitos querem saber se a Lindt é franquia.

Só para contextualizar, a Lindt é uma empresa suíça que opera a nível mundial, com presença em mais de 120 países e um mix de produtos massivo. Confira a leitura e saiba se o seu sonho de ter uma loja Lindt é possível ou não, vamos?

Leia e descubra se a Lindt é franquia e se dá para abrir uma loja da rede

Lindt é franquia

Por mais que eu quisesse trazer melhores notícias para você, a Lindt não opera como uma franquia. E isso não é uma exclusividade do Brasil, já que todas as lojas, fábricas e até distribuidores estão sob a sombra da empresa matriz.

Confesso que não me surpreendo com o fato de a Lindt operar de forma independente, pois é muita tradição envolvida. Então, mesmo sabendo disso, convido você a embarcar na história da empresa que moldou o mercado mundial de chocolates.

Um pouquinho da história por trás do sucesso da Lindt

A Lindt foi fundada em 1845, isto é, está prestes a chegar aos 180 anos de operação. Aliás, a Lindt foi a primeira a produzir uma barra de chocolate sólida na Suíça alemã.

Até então, carregava o sobrenome de seu criador original, Sprüngli. Anos mais tarde, a empresa ganharia o nome que a torna reconhecível em todos os lugares, assim surge a Lindt & Sprüngli.

E o mais curioso, é que o chocolate que chamou a atenção para ganhar tamanha fama, aconteceu por acaso. Em 1879, Rodolphe Lindt produzia chocolates tradicionais da época, que eram duros e amargos.

Na ocasião, Lindt produzia seus produtos através da invenção da máquina de conchagem. Por um descuido, ele esqueceu um lote na máquina de conchagem, e o chocolate ficou o final de semana todo batendo.

O que era para dar completamente errado, acabou criando a mais deliciosa versão de chocolate que já existiu até então. Foi daí que nasceu o fondant de chocolate Lindt.

A propósito, o produto chamou tanta a atenção, que até Sprüngli, ainda independente na época, fez de tudo para recriá-lo. Nestas idas e vindas, os dois empresários e chocolateiros uniram forças para dar vida à Lindt & Sprüngli.

Como diz o ditado: “o resto é história”, e você sabe muito bem a relevância da empresa suíça no Brasil.

Quem fabrica Lindt no Brasil? Quando a Lindt veio para o Brasil?

Existe muita informação desencontrada quando o assunto é quem fabrica Lindt no Brasil. Foi necessária apenas uma busca rápida para identificar notícias de que a Lindt já foi gerenciada no Brasil até pelo Grupo CRM.

Caso você não esteja por dentro, o Grupo CRM é dono de marcas como Kopenhagen, Cacau Brasil e Kop Koffee. Porém, nem no site oficial da Lindt e tampouco nos materiais de divulgação do Grupo CRM, existe tal ligação.

Mesmo porque todos os chocolates da marca Lindt são de fabricação própria. Inclusive, até a distribuição atualmente é realizada de maneira internalizada, ou seja, é a própria Lindt a grande responsável pela operação no Brasil.

Vale ressaltar, no entanto, que a Lindt chegou ao Brasil em 1969, através da iniciativa da empresa Aurora. A Aurora, por sua vez, é líder na importação e distribuição de alimentos finos, incluindo os chocolates premium.

Todavia, em 2014 a Lindt investe com tudo no mercado brasileiro e passa a assumir 100% de toda a operação que já existia acerca dos seus produtos.

Onde os chocolates da Lindt são fabricados? É no Brasil?

como os chocolates Lindt são fabricados

Não é raro encontrar consumidores que acreditam que a Lindt produz seu chocolate no Brasil. Entretanto, cada um dos seus chocolates, rótulos, marcas e produtos sazonais, são produzidos no exterior.

Na prática, a Lindt possui ao menos 12 fábricas que se espalham pela Europa e Estados Unidos, em países como: Suíça, Alemanha, Itália, França e Áustria. Já nos Estados Unidos, possui fábrica na cidade de Stratham, New Hampshire.

  • Os produtos Lindt são vendidos por 36 grandes subsidiárias e filiais.
  • A empresa conta com uma rede global de 520 lojas.
  • Somado a isso, existem mais de 100 distribuidores globais.
  • O mercado brasileiro conta com 68 lojas Lindt operantes.

Tudo isso dá uma boa visão geral e resolve de uma vez por todas se a Lindt é franquia, não é mesmo?

Afinal, uma empresa com quase 2 séculos, operação global, produtos da mais alta qualidade e um reconhecimento incontestável, vai precisar de franquia para quê?

Logicamente, sem desmerecer as franquias, mas existem empresas que estão em outro patamar.

A Lindt é franquia que muita gente gostaria de investir, mas que atua de forma independente!

Dias atrás eu ouvi uma coisa que ficou na minha cabeça. Um conhecido disse o seguinte: a Lindt é uma destas empresas que não são franquias, mas que muita gente certamente gostaria de abrir uma.

De fato, a chocolateria suíça é um exemplo de qualidade que mais empresas deveriam se espelhar.

Enquanto esse tipo de franquia não aparece, o jeito é planejar o investimento em outras empresas que tenham um modelo comercial proximamente arrojado.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário