Latam e Azul são a mesma empresa? São do mesmo grupo?

Publicado por Lidia Massari em 7 de outubro de 2023

Será que descobrir se Latam e Azul são a mesma empresa, influencia no valor da compra das passagens aéreas? Qual o histórico destas duas grandes companhias?

Enquanto uma se destaca pelo atendimento de excelência a bordo, outra consegue preços mais atrativos. Mas no fim das contas, pouca gente sabe como as empresas estão constituídas no mercado, e isso tem um preço.

Quer entender melhor como a potencial fusão impactaria diretamente na oferta de passagens e destinos? Então, você só precisa conferir a leitura, vamos lá?

LATAM e Azul são a mesma empresa? São do mesmo grupo?

Latam e Azul são a mesma empresa

Não, LATAM e Azul não são a mesma empresa, tampouco fazem parte do mesmo grupo empresarial. Na realidade, ambas operam separadamente e são consideradas concorrentes, já que atuam no amplo mercado nacional.

Primeiramente, a LATAM faz parte do LATAM Airlines Group, que é uma holding chilena de transporte aéreo. A holding possui a maior parte do seu capital através de empresas chilenas. Logo, sua central operacional, por assim dizer, é chilena.

Em contrapartida, a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras é genuinamente brasileira, tendo sede na cidade de Barueri, São Paulo. Então, todo o seu operacional é gerido por vias brasileiras, o que aproxima empresa e cliente, de certa forma.

Diante disso, aqui estão as maiores diferenças entre LATAM e Azul, que não são a mesma empresa, mas dividem mercado. E tenho que dizer, essa é uma concorrência acirrada disputada até o último segundo pela preferência dos viajantes.

A LATAM é uma empresa com mais tradição, pois tem um histórico de maior presença na aviação brasileira. Já a Azul, é mais recente no mercado, mas tem conquistado a preferências dos consumidores.

Falando em destinos oferecidos, a LATAM tem ligeira vantagem e opera para um número maior de destinos internacionais. Enquanto isso, a Azul ainda foca mais no mercado interno, fazendo a ponte entre capitais e cidades relevantes no país.

Tudo que você precisa saber sobre a Latam Airlines Group

A LATAM nem sempre teve esse nome, pois foi fundada como a icônica TAM Linhas Aéreas (Táxi Aéreo Marília). Sua fundação aconteceu em 1976, na cidade de Marília, São Paulo.

Por muitos anos, a TAM se desenvolveu, evoluiu e se consagrou na aviação do país. Porém, com o passar dos anos novas empresas surgiram e a concorrência ficou apertada, especialmente com o nascimento da Gol. Veja uma cronologia interessante:

  1. Surgimento da empresa: em 1976, a Táxi Aéreo Marília surgiu como uma pequena empresa fundada por conhecedores da aviação.
  2. Autorização importante: em 1986, a TAM finalmente conseguiu autorização para operar voos com passageiros, expandindo operações.
  3. Novos ares: uma década depois, em 1996, passa a ser companhia aérea internacional, com rotas na América do Sul.
  4. Concorrência pesada: já em 2001, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes entra no mercado com uma proposta de preços baixos.
  5. Mercado equilibrado: a concorrência fez a TAM enxergar a necessidade de mudanças. Em 2008, TAM e Gol eram as maiores do Brasil.
  6. Entrada da Azul: nesse mesmo ano, a Azul lança suas operações de forma arrojada e buscando espaço no mercado.
  7. Dificuldades e grandes oportunidades: a complexidade econômica do país e a concorrência, fizeram a TAM repensar seu operacional.
  8. Fusão que deu certo: entre 2011 e 2012, a TAM anunciou o processo de união à LAN Airlines. Porém, ambas manteriam suas ações separadas.
  9. Renascimento: por fim, a fusão entre TAM e LAN realmente aconteceu em 2012, dando origem à LATAM Airlines Group.

Durante os três anos seguintes, as empresas se mesclaram aos poucos, em especial quanto à identidade visual. Atualmente, a LATAM – junção das palavras TAM + LAN + conceito de Latin American – é umas das maiores do país.

Qual empresa comprou a LATAM? É verdade isso?

Não necessariamente, pois o fato em questão é que a companhia americana Delta Airlines, realizou um investimento em ações. Mais especificamente, a Delta fez um investimento de US$1,2 bilhão para assegurar parte acionária de 3 empresas:

  1. Britânica Virgin Atlantic: o investimento manterá cerca de 49% do controle acionário da Virgin Atlantic.
  2. Aeromexico: já na mexicana Aeromexico, a Delta Airlines deterá 20% da operação.
  3. LATAM Airlines: o que antes representava 20% das ações da LATAM Airlines, agora são “apenas” 10% do controle acionário.

Essa é uma jogada muito comum para diversificar o portfólio de investimentos, principalmente em companhias em processo de reestruturação. Só para reforçar, isso aconteceu em 2021.

Conheça a recente história da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Com DNA 100% brasileiro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi fundada e homologada em 2008. Sim, se comparada à LATAM, a Azul ainda está se formando no segmento, mas tem feito isso com muita competência.

Durante 6 anos de forte atuação, a Azul operava apenas domesticamente, o que lhe permitiu expandir o mercado nacional. Em 2014, a empresa começou a vender passagens internacionais, primeiramente para Orlando e Fort Lauderdale.

A partir daí, o grupo expandiu o portfólio internacional e passou a competir praticamente em pé de igualdade. Tudo isso só foi possível devido ao conceito-pilar da empresa: oferecer passagens a preços acessíveis, menos taxas e mais facilidade.

Contudo, um outro grande diferencial, tanto para a companhia quanto para os empreendedores, foi o lançamento da Azul Cargo Express. Assim, a empresa criou uma robusta divisão de logística e transporte de cargas.

DÚVIDA: quem é maior LATAM ou Azul?

Pergunta bem complicada de responder, porque cada companhia tem uma série de vantagens exclusivas. Destaco os programas de milhas, programas de fidelidade e operadoras de turismo, como a Azul Viagens.

Dito isso, eu deixarei você tomar partido pela empresa preferida, pois, no fim, tudo se resume à sua experiência. Agora, se você considerar o Prêmio Melhores Destinos, realizado pela empresa de mesmo nome, muita coisa interessante surge.

O Melhores Destinos é um dos maiores sites de divulgação de promoções de viagens do Brasil.

Anualmente, realizam uma avaliação para identificar qual companhia aérea se destaca, tendo como base: preço, serviço, entretenimento, atendimento e conforto. Como resultado, eles chegaram à seguinte conclusão:

Azul ocupa a primeira posição

  • Preços: nota 5,8
  • Serviço de bordo: nota 7,4
  • Entretenimento: nota 7,8
  • Atendimento: nota 8,6
  • Avião: nota 8,1
  • Média geral: nota 7,54

LATAM fica na segunda colocação

  • Preços: nota 6,2
  • Serviço de bordo: nota 5,5
  • Entretenimento: nota 6,1
  • Atendimento: nota 8
  • Avião: nota 7,4
  • Média geral: nota 6,64

Naturalmente, isso fica aberto a debate, pois a percepção de cada passageiro é única e deve ser levada em consideração!

Por que há confusão se Latam e Azul são a mesma empresa?

Acho que até aqui ficou muito claro que LATAM e Azul não são a mesma empresa, certo? Mas você sabe por que isso aconteceu? O que leva as pessoas a confundirem duas grandes concorrentes? Bem, isso é consequência de muitas coisas.

No caso destas duas, a Azul realmente tentou comprar a LATAM em 2021. Em meio aos impactos provocados pela pandemia, principalmente em 2021, a LATAM sofreu demais com as paralisações.

Tanto que a empresa “entrou na fila” para receber um socorro bilionário do BNDES. Obviamente, a Azul também teve um impacto bastante negativo, mas tinha reservas para se manter.

Então, numa jogada estratégica, ela ofereceu uma cartada de US$5 bilhões, que equivaliam a 28 bilhões de reais na época. Contudo, a fusão não foi à frente, visto que a LATAM queria negociar um valor maior.

Por conseguinte, a Azul desistiu da aquisição e disse que direcionaria seu foco ao mercado interno e aos seus processos. Acredito que esse foi o desfecho mais vantajoso para todos, pois uma fusão dessa magnitude, pode desequilibrar o mercado.

LATAM e Azul são a mesma empresa? Essa dúvida não pega mais você!

O conteúdo de hoje foi pensado justamente em responder se LATAM e Azul são a mesma empresa. Contudo, eu encontrei tanta informação interessante, que o conteúdo se tornou um verdadeiro guia para tirar dúvidas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário